Craque do City e companheiros de seleção, como Witsel, Mertens e Tielemans, agora podem treinar times de base ou trabalhar como auxiliares em comissões técnicas A famosa geração belga começou a se preparar para fazer a diferença também fora dos gramados. Nesta terça-feira, sete jogadores da seleção, entre eles De Bruyne, receberam o diploma do curso de Licença A da Uefa para técnico, a segunda maior da entidade. Com a habilitação, eles podem treinar equipes juvenis e trabalhar em comissões técnicas como auxiliares.
Além do craque do Manchester City, também foram graduados o goleiro Mignolet, o zagueiro Jan Vertonghen, os meio-campistas Dennis Praet, Witsel e Tielemans, e o atacante Mertens. Ex-zagueiro do Barcelona, Vermaelen encerrou a carreira de jogador em janeiro e também se formou. Ele é um dos auxiliares de Roberto Martínez na Bélgica.
Hazard acredita em redenção no Real Madrid
Courtois é cortado da Bélgica para jogos da Liga das Nações
Veja a tabela da Liga das Nações
Além deles, outras 10 pessoas que atuam na federação e na seleção belga também receberam o diploma. Segundo o jornal HLN, o curso foi incentivado pelo técnico Roberto Martínez e ministrado com aulas online e presenciais.
Kris Van Der Haegen, diretor dos programas de educação para técnicos da Uefa, prestigiou o evento. Ao jornal Daily Mirror no ano passado, De Bruyne não adiantou se vai seguir a carreira de treinador, mas deixou claro que será um discípulo de Pep Guardiola.
– Quando você trabalha com um homem como Guardiola, você olha para este esporte de uma maneira totalmente diferente. É por isso que não estou mais dizendo não à carreira de técnico. Comecei um curso e preparo todas as aulas que me mandam fazer. Ao mesmo tempo, tenho que admitir que também gosto de algumas coisas fora do futebol – declarou o meio-campista, antes de se formar.
Com De Bruyne, a Bélgica estreia na Liga das Nações na próxima sexta-feira, contra a Holanda, às 15h45 (de Brasília), em jogo com acompanhamento em tempo real no ge e transmissão do sportv.
De Bruyne exibe o diploma com a Licença Uefa A para técnico
Vincent Kalut / Photo News via Getty Images