Gol do título da Liga dos Campeões coroa temporada de alto nível do atacante do Real Madrid, que entra na briga para entrar no pódio das premiações da Bola de Ouro e do Fifa The Best Benzema e Salah dominaram a discussão sobre o melhor jogador do mundo na atual temporada, e é improvável que os prêmios da Bola de Ouro e The Best da Fifa fujam das mãos de um dos dois - com o atacante francês sendo franco favorito pelo que alcançou na Liga dos Campeões.
Mas ainda há espaço neste pódio, e a final da Champions em Paris jogou luz sobre quem deu passos largos para se credenciar ao posto: Vini Jr.
Vini Jr. Vinicius Junior beija a taça da Champions após Real Madrid vencer o Liverpool
Lee Smith/Reuters
O atacante revelado pelo Flamengo fez o gol do 14º título do Real Madrid na Liga dos Campeões. A atuação não foi exuberante, mas ele mostrou estrela dos grandes jogadores para decidir um duelo que pendia muito mais ao Liverpool.
O gol, porém, é detalhe. Na verdade, é apenas a cereja no bolo de uma temporada de altíssimo nível de Vini Jr. Hoje, ele é o melhor jogador brasileiro em atividade na Europa e a aposta mais factível para um futuro prêmio de melhor do mundo, superando, inclusive, Neymar. O próprio craque do PSG apontou o companheiro como seu preferido para ganhar uma das premiações.
Melhores momentos: Liverpool 0 x 1 Real Madrid, pela final da Liga dos Campeões 2021/22
Vini Jr. é 11º brasileiro a fazer gol em final de Champions; veja lista
Marcelo é primeiro brasileiro a erguer taça da Champions como capitão
Vini Jr comemora gol do título do Real Madrid na Liga dos Campeões: "Pessoa mais feliz do mundo"
Vini atende a todos os requisitos
As análises para a Bola de Ouro e o The Best são, em geral, baseadas em desempenhos individual e coletivo. Vini atendeu a todos os requisitos. Pelo Real Madrid, ganhou os principais torneios que se esperava: Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões. Em ambos, teve papel determinante. O que nos leva ao rendimento pessoal do atacante.
A explosão nos números de Vini Jr. foi explicada em matéria no ge. O brasileiro cresceu com a confiança recebida por Ancelotti, aproveitou os ajustes feitos pelo técnico e também sua própria maturação, própria de um jovem de 21 anos que atua em grande nível desde os 18.
Vini termina a temporada com 22 gols e 16 assistências em 52 jogos. São 38 participações diretas em gols do Real Madrid.
Resumindo para quem for votar nestes prêmios. Títulos? Vini conquistou. Gols e assistências? Aos baldes. Estrela no momento mais decisivo da temporada? Tem também.
Vini Jr. na temporada 2021/2022 pelo Real Madrid
Concorrência pelo pódio
A temporada serviu para consolidar Vini Jr. como jogador do alto escalão. Não à toa, tem conversa adiantada com o Real Madrid para renovar contrato e pular para o primeiro patamar de salário do plantel.
À parte Benzema e Salah, outros concorrentes de Vini pelo top 3 não são nenhuma unanimidade. Mbappé mostrou altíssimo nível, mas o PSG não colaborou na temporada. Mané brilhou com Senegal e também teve bons momentos no Liverpool, mas os vices no Campeonato Inglês e na Champions jogam contra.
Vini Jr comemora gol pelo Real Madrid sobre o Liverpool na final da Liga dos Campeões
Molly Darlington/Reuters
Messi e Cristiano Ronaldo ainda possuem o pedigree de lendas, mas também não conseguiram repetir outros anos. Lewandowski manteve números excepcionais, mas o Bayern também passou longe de encantar.
Talvez os concorrentes de Vini Jr sejam seus próprios companheiros. A atuação esplendorosa de Courtois na final contra o Liverpool certamente lhe garantiu o título de melhor goleiro do mundo e também o credencia para a briga. Modric foi outro que fez temporada impecável.
Passos maiores no futuro
Antes da final da Champions, Benzema afirmou que Vini estava entre os cinco melhores jogadores do mundo. Porém, uma decisão desse porte é sempre a oportunidade de criar novas lendas. E a estrela do iluminado Vini Jr. o fez subir um novo patamar.
O mais interessante, especialmente para o futebol brasileiro, é que Vini tem apenas 21 anos. Com uma estrutura de alto nível por trás e elogiado pelo foco na carreira, o atacante é capaz de muito mais nas próximas temporadas. Imagine, por exemplo, um novo salto de qualidade parecido com o que se viu em 2021/2022.
Hoje, Vini já se credencia ao top 3 de melhores jogadores do mundo. Se seguir neste caminho, em breve estaremos falando dele na briga de fato pelo lugar mais alto do pódio.