anuncie

Copa da França: Nantes x Toulouse decide torneio em final improvável

Por Virtual Rondônia em 29/04/2023 às 02:20:23
Atual campeão, que luta contra rebaixamento na liga, tenta um bi que parecia impossível na era do PSG endinheirado. Rival busca primeiro título de expressão O Stade de France vai ser palco da final da Copa da França neste sábado, às 16, com uma decisão inédita e improvável. Um dos finalistas luta contra o rebaixamento na Ligue 1. E busca o bi consecutivo. O outro voltou da Segunda Divisão na temporada passada. Nantes e Toulouse decidem o torneio e mostram que é possível ser feliz no futebol do país enquanto convivem com o endinheirado PSG.

Veja o caminho do Nantes na Copa da França

Veja a tabela da Copa da França

O time de Messi, Mbappé e Neymar foi eliminado, pela segunda temporada seguida, nas oitavas de final. Em 2022/23, caiu para o rival Olympique de Marselha – que seria eliminado nas quartas para o modesto Annecy.

O Nantes, que um dia foi gigante na França, tenta um bicampeonato seguido que parecia impossível na era do PSG sob domínio do Catar. Nenhuma equipe do país conquistou dois torneios nacionais seguidos desde que o time parisiense foi turbinado com milhões de euros, a partir de 2011/12. Nem mesmo na extinta Copa da Liga.

De 31 troféus nacionais (Campeonato Francês, Copa da França e Copa da Liga) disputados desde que o PSG foi comprado pelo Catar, o Paris conquistou 20. Os 11 restantes foram vencidos por 11 times diferentes.

Neymar volta para o PSG e segue recuperação

Veja o caminho do Toulouse na Copa da França

Os Canários, como são conhecidos os jogadores da equipe amarela, foram campeões na temporada passada após vitória sobre o Nice e buscam a quinta taça da Copa da França. Mas tentam, ao mesmo tempo, fugir do rebaixamento na liga.

O Nantes tem 32 pontos, em 16º, com mesma pontuação do Brest, primeiro da zona de rebaixamento. O zagueiro e volante Andrei Girotto está em sua sexta temporada no clube e é uma das referências do atual elenco. O brasileiro tenta não se preocupar com a situação no Campeonato Francês para buscar o histórico bi.

– Difícil falar por que temos campanhas distintas, mas fomos focando na Liga Europa, focando também na Copa, e quando vimos, no campeonato, necessitávamos mais pontos e não conseguimos ter o mesmo desempenho que a gente tinha nessas competições.

“Agora vamos focar 100% na final, e depois da final, temos os jogos a seguir, que são muito importantes para tentarmos ter o mesmo desempenho que tivemos nas Copas”, declarou Girotto.

Torcida do Nantes invadiu gramado após classificação à segunda final seguida da Copa da França

Loic Venance/AFP

Um título possível

A Copa da França tornou-se no caminho possível para a glória dos humildes no futebol do país. Embora Monaco e Lille tenham freado o domínio do PSG no Campeonato Francês na última década, a liga se mostra cada vez mais inalcançável diante do abismo financeiro que separa o Paris das demais equipes.

– A gente sabe que o Campeonato é muito difícil, pelo nível da equipe do PSG. Na Copa, a gente já chegou no ano passado, temos experiência. Fomos campeões, podemos chegar mais uma vez na Liga Europa. É um caminho que a gente aprendeu a jogar – analisa Andrei Girotto.

Andrei Girotto (direita) busca o bi da Copa da França:

O Toulouse está em sua primeira final do torneio. Um time homônimo, da mesma cidade, conquistou a copa em 1957, mas foi extinto em 1967 – e não tem a ver com o atual clube, fundado em 1970. E, assim como no Nantes, um brasileiro pode ser protagonista na campanha histórica.

Atacante formado no São Paulo, Rafael Ratão subiu com o Toulouse da Ligue2 para a elite e sonha com a chance de dar o primeiro título de expressão ao clube.

“A gente sabe que já fez história ao chegar na final. É aquela sensação de quando encerrarmos a carreira, o Toulouse vai ligar para gente para fazer um jogo festivo, sabe?”, diz Ratão.

– Pelo que fizemos, tenho certeza de que tudo vai dar certo. Estamos muito confiantes, temos um excelente elenco. Estamos nos preparando para vencer essa Copa – garante o brasileiro, de 27 anos e seis gols na temporada.

Conheça Rafael Ratão, brasileiro que encantou a torcida do Toulouse

Nantes x Toulouse

Final da Copa da França

Local: Stade de France, em Saint-Dennis (França)

Dia e horário: 29/04/2023, às 16h (de Brasília)

Onde assistir: sem transmissão para o Brasil

Prováveis escalações:

Nantes: Lafont; Centonze, Pallois, Castelletto, e João Victor; Moutoussamy, Andrei Girotto, Sissoko; Ludovic Blas, Mostafa Mohamed, Ganago. Técnico: Antoine Kombouaré

Toulouse: Haug; Desler, Rouault, Nicolaisen, Suazo; Van den Boomen, Spierings; Aboukhlal, Genreau, Ratão; Dallinga. Técnico: Philippe Montanier

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui