Início no Goiás e passado em rival: relembre a trajetória do treinador, que enfrenta Esmeraldino neste domingo e já se declarou palmeirense em outras ocasiões O início da trajetória de Cuca à frente do Corinthians acontecerá na cidade em que ele despontou como treinador há exatos 20 anos.
Foi em 2003 que Cuca estourou no cenário nacional ao comandar o mesmo Goiás, rival deste domingo, às 19h (de Brasília), em jogo no estádio da Serrinha, e salvá-lo do rebaixamento.
Relembre a campanha histórica do Goiás no Brasileirão de 2003
Cuca tinha 40 anos e optou por trocar o Paraná Clube, que ocupava a nova posição, para tentar salvar o Goiás do descenso. O clube goiano era o lanterna na virada do turno e havia demitido Candinho.
Com um segundo turno praticamente perfeito (o Brasileirão tinha 24 times, então eram 23 rodadas por turno), o Goiás chegou a ficar por 16 jogos sem perder, alcançando a nona posição ao término do Brasileirão. Um trabalho que levou Cuca ao São Paulo no ano seguinte, em 2004.
Leia também
+ Bastidores: Timão quis Dorival antes de Cuca?
+ Veja o que Cuca falou sobre a condenação na Suíça
+ Diretoria do Corinthians confia na inocência de Cuca
Cuca em treinamento do Corinthians
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Junto de Cuca, foram destaques daquele Goiás o meia Danilo, o zagueiro Fabão, o volante Josué e o atacante Grafite, que também foram para o São Paulo no pacotão do técnico. Danilo, posteriormente, seria campeão da Libertadores e Mundial pelo Corinthians, onde hoje é técnico do sub-20.
Os atacantes Araújo e Dimba, que ficou na artilharia com 31 gols, também fizeram grandes jogos naquele Brasileirão.
Além do São Paulo, Cuca depois passou por grandes clubes do futebol brasileiro, como Grêmio, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Palmeiras e Santos.
Cuca fala sobre expectativa para os próximos desafios do Corinthians
Em sua entrevista coletiva na sexta-feira, ele preferiu não colar a imagem no Palmeiras, onde foi campeão brasileiro em 2016. Disse que fez, sim, muito sucesso no rival alviverde, mas lembrou que passou também pelos outros dois rivais.
– Com o São Paulo também (fui identificado) e com o Santos eu fui vice-campeão da Libertadores. Agora, estou aqui – declarou.
+ Veja mais notícias do Corinthians
???? Ouça o podcast ge Corinthians????
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
G