anuncie

Cruzeiro volta à Série A após 1.225 dias com Ronaldo na gestão e missão de retomar protagonismo

Por Virtual Rondônia em 16/04/2023 às 05:44:21
Cruzeiro passou três anos na Série B do Brasileiro e volta à elite nacional em busca de fazer boa campanha Foram 1.225 de ausência na Série A do Brasileiro. Desde o 08 de dezembro de 2019, quando viveu um dos momentos mais trágicos da sua história centenária, o tetracampeão brasileiro Cruzeiro não faz um jogo da elite brasileira. A espera terminou. Neste domingo, contra o Corinthians (contra quem venceu a última Copa do Brasil, em 2018) e sob olhares do gestor Ronaldo Fenômeno, o time volta a jogar pelo Brasileirão em busca da retomada do protagonismo.

Ronaldo tem primeiro encontro com técnico Pepa no Cruzeiro

+ Mais notícias do Cruzeiro

+ Cruzeiro chega à Série A após início irregular de temporada e ainda busca identidade

+ Cruzeiro: Ronaldo e Pepa tem primeira conversa; veja vídeo

Com uma das menores folhas entre os times da Série A, o Cruzeiro tenta apagar a última impressão deixada na elite nacional, que culminou na queda. O time vive outro momento, tendo passado seu centenário na Série B. Mas superou as três temporadas na Divisão de Acesso, em um reação impulsionada por uma mudança estrutural.

Ronaldo Cruzeiro

Cris Mattos -STAFF IMAGES

No ano passado, o futebol do Cruzeiro passou a ter melhores resultados, justamente quando a gestão de Ronaldo Fenômeno assumiu o clube. Conquistou o Brasileiro da Série B e vem reestruturando a parte financeira e administrativa do clube, que passou a ser SAF.

Dos altos salários de 2019 (a folha chegou a superar os R$ 15 milhões mensais) para investimentos no elenco dentro de acordo da realidade financeira - atualmente, tem uma das melhores folhas da elite. O time mineiro fez, até agora, 19 contratações, sendo que o atacante Henrique Dourado ainda precisa ser oficializado pelo Cruzeiro.

Com um novo treinador - o português Pepa substituiu Paulo Pezzolano, que agora está no outro time de Ronaldo Fenômeno, o espanhol Valladolid -, o Cruzeiro tem um primeiro objetivo como gestão na Série A: manter-se na elite. O time mineiro prevê enfrentar mais dificuldades nos dois primeiros anos de retorno. Mas, claro, quer surpreender e sonha em voltar a disputar também um torneio internacional.

A gestão do Cruzeiro mantém o discurso de pés no chão de buscar, inicialmente, a permanência. Pepa vai mais além do discurso: quer vagas em torneios continentais tendo como base a relevância do Cruzeiro no cenário nacional e internacional já no primeiro ano.

Cruzeiro foi campeão da Série B e retornou à elite nacional

Gilson Junio/AGIF

A gestão de Ronaldo Fenômeno - estará em Itaquera para a partida - tem, entretanto, um planejamento mais conservador. O objetivo, até 2030, por exemplo, é consolidar o Cruzeiro na briga por todos os títulos: Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil.

Contra o Corinthians, na estreia, o objetivo é já dar uma outra impressão daquela deixada no Campeonato Mineiro, quando não ganhou nenhuma partida como mandante e saiu nas semifinais para o América-MG. As primeiras mostras de Pepa deixaram maior otimismo: vitórias no amistoso com o Bragantino (3 a 2) e no jogo-treino com o Juventude (3 a 1). Na Copa do Brasil, apesar da derrota por 1 a 0 para o Náutico, o time não fez um jogo ruim e poderia ter saído com um resultado melhor.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui