Por ter se classificado via "pré-Libertadores", Galo estreia como mandante e termina fora de casa O Atlético-MG irá disputar a fase de grupos da Copa Libertadores na condição de um dos quatro clubes provenientes da chamada "pré". Entrou como o último integrante da sua chave, que tem Athletico-PR, Libertad (Paraguai) e Alianza Lima (Peru). Por isso, os dois últimos jogos dessa etapa, para o Galo, será na condição de visitante, contra os times estrangeiros.
Mais notícias do Atlético
Contratações do Galo: veja quem chega, quem fica e quem sai
A Conmebol já estabelece o cruzamento dos times de cada grupo de forma prévia. A ordem consta no Manual de Clubes da Libertadores de 2023. Para o Atlético, ficou assim: casa, fora, casa, casa, fora e fora (veja a ordem no fim). Hulk está fora da primeira partida, pois recebeu o terceiro cartão amarelo na competição, e cumpre suspensão automática.
É um ponto importante, uma vez que as duas últimas rodadas de cada grupo costumam ser as decisivas para determinar quem irá se classificar, e também a posição do líder e do vice-líder. Em contrapartida, o Atlético estreia em casa, já na próxima semana, em data ainda a ser confirmada (provavelmente em 5 de abril).
Jeferson Guareze/AGIF
Pela agenda da Libertadores, o Atlético irá disputar toda a fase de grupos no estádio Mineirão. A Arena MRV, futura casa do Galo, que será inaugurada oficialmente em 15 de abril (primeiro evento), só poderá receber jogos oficiais entre agosto e setembro. O último jogo da fase de grupos está agendado para 28 de junho.
No ano passado, por exemplo, o Galo foi cabeça de chave e estreou fora de casa contra o Tolima. Depois, fez os dois últimos jogos como mandante (Del Valle e Tolima), se classificando como líder, enfrentando Emelec e Palmeiras no mata-mata.
O duelo com o Alianza Lima será inédito na história do Atlético. Entretanto, o Galo já enfrentou (e eliminou) o Athletico-PR nas oitavas de final da edição de 2000. Contra o Libertad, foram dois duelos de equilíbrio na fase de grupos de 2017.
Libertad e Alianza Lima se classificaram diretamente para a fase de grupos de 2023 como campeões nacionais do Paraguai e Peru, respectivamente. No Libertad, há figuras conhecidas, como o goleiro Martín Silva (vice-campeão de 2013 pelo Olimpia, contra o Galo), além dos atacantes veteranos Oscar Cardozo e Roque Santa Cruz. No Alianza, há Hernán Barcos (ex-Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro), e Cristian Cueva (ex-Santos e São Paulo) como nomes mais chamativos.
O calendário da fase de grupos
1ª rodada: 4 a 6 de abril
Atlético x Libertad
Alianza Lima x Athletico-PR
2ª rodada: 18 a 20 de abril
Libertad x Alianza Lima
Athletico-PR x Atlético
3ª rodada: 2 a 4 de maio
Libertad x Athletico-PR
Atlético x Alianza Lima
4ª rodada: 23 a 25 de maio
Alianza Lima x Libertad
Atlético x Athletico-PR
5ª rodada: 6 a 8 de junho
Athletico-PR x Libertad
Alianza Lima x Atlético
6ª rodada: 27 a 29 de junho
Athletico-PR x Millonarios
Libertad x Atlético
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Atlético ????