Em entrevista, dirigente fala também sobre a expectativa para o sorteio da Libertadores, entre outros assuntos; confira Executivo de futebol do Athletico, Alexandre Mattos está em Luque, no Paraguai, para acompanhar o sorteio da fase de grupos da Libertadores, que será realizado nesta segunda-feira, a partir das 21h (de Brasília).
Em entrevista ao Globo Esporte Paraná, o dirigente falou sobre a expectativa da competição e também sobre outros dois assuntos: a chegada do atacante Willian Bigode e a situação de Vitor Roque.
Willian Bigode foi contratado pelo Athletico por empréstimo junto ao Fluminense. Multicampeão, o jogador de 36 anos chega no Furação em meio à polêmica criptomoedas com Gustavo Scarpa e Mayke, ex-companheiros de Palmeiras.
– O Willian é um jogador que conheço bem, trabalhei com ele no Cruzeiro, trabalhei com ele no Palmeiras. Acima de tudo é um caráter, um homem, um pai de família exemplar, um profissional acima da média, não à toa está acima da média, mesmo com sua idade. Tenho certeza de que vai nos ajudar em todos os sentidos, seja dentro de campo, seja ajudando no grupo jovem, ser mais um experiente super vitorioso, ganhou todos os títulos possíveis, joga em várias posições. Sem dúvida vai nos ajudar, vai agregar bastante valor. É isso que a gente tem convicção, por isso que ele veio – disse Mattos.
Willian Bigode em desembarque para assinar com o Athletico
Pedro Melo/ge
Vitor Roque
O dirigente ainda comentou sobre o futuro de Vitor Roque. O jovem atacante está na mira do Barcelona, e jornais espanhóis informaram que o Athletico definiu R$ 290 milhões como um possível valor para negociação. Aos 18 anos, Roque estreou com camisa da seleção brasileira principal no amistoso com o Marrocos, no último sábado.
– Não temos nada de concreto, não tem valor definido. A gente sabe que vai ter, por mérito dele, daquilo que vem desenvolvendo. Existem procuras, conversas, mas o Athletico está focado em ter seu time forte, em fazer a manutenção do elenco, principalmente nesse ano.
– Não vamos ser irresponsáveis, se chegar alguma coisa, principalmente que o presidente entenda que é valido, a gente vai procurar fazer. No momento o que a gente tem é o Vitor Roque focado aqui, jogando aqui, agora vai voltar, tem as finais, precisamos ir bem. Abril vai começar o calendário maluco do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores. O foco do Vitor Roque é aqui, é assim que a gente vai lidando – concluiu.
Vitor Roque foi um dos destaques do Brasil no título do Sul-Americano Sub-20
Juan Pablo Pino/AFP via Getty Images
Leia também:
+ Felipão deve ficar no banco do Athletico em jogos da Libertadores
+ Veja os potes e como será o sorteio da Libertadores
+ Leila quer Libertadores como presidente do Palmeiras
+ Confira o calendário completo da Libertadores 2023
Veja outros trechos da entrevista de Alexandre Mattos:
Sorteio
- É sorteio, não tem o que pensar. O que aparecer vamos ter que encarar com muita seriedade. Sem dúvidas será um grupo difícil, creio que todos vão ser. A notícia boa é que depois desses anos todos o Athletico vai ser cabeça de chave, mérito conquistado durante todos os anos, desde que o Athletico começou a frequentar a Libertadores, lá atrás. A gente foi crescendo, vamos fazer jus a campanha do ano passado, que chegamos à final, com muito orgulho fomos vice-campeões, queríamos mais. Esse ano, quem sabe, vamos tentar esse algo a mais.
Libertadores para o Athletico
- Libertadores é uma obsessão positiva, de chegar no ápice que é o que o clube merece. O Athletico sempre vem demonstrando ao longo dos anos que é um clube muito organizado, um clube muito planejado, que realmente tem um projeto sério, duradouro, que teve etapas. A busca desse ápice é, sem dúvida, ganhar o maior título das Américas. A gente sabe da dificuldade que é, das grandes equipes que tem, a gente viu isso no ano passado, conseguiu algumas classificações épicas. A gente sabe das dificuldades, mas a gente vem planejando para isso, conseguiu a manutenção quase que completa do nosso elenco. Nas oportunidades, conseguimos dar uma reforçada. Acima de tudo, um bom ambiente, integrado com torcida, para tentar fazer o diferente, com menos recurso fazer mais que os outros.
O momento do Furacão
- Eu acho que o Athletico está no patamar das grandes equipes. Não à toa é o terceiro no ranking nacional, sétimos no ranking da Conmebol. Isso mostra que o Athletico hoje encara qualquer adversário, seja em estrutura, seja no campo de jogo, seja nos bastidores. Estamos muito fortes, sempre com o pensamento de buscar sempre excelência.
Busca por títulos
- A gente tem que manter a organização. A consequência de uma organização, a consequência de um planejamento bem executado vai ser a possibilidade de disputar títulos. O Athletico conseguiu um feito no ano passado, que foi chegar na final da Libertadores e paralelamente manter o nível no Brasileiro. Isso poucas equipes conseguem, precisa ter muito elenco e tudo. A consequência desse planejamento que foi mantido nesse ano, conseguimos novamente mante ruma base quase que total. Vai ser, sem dúvida, uma proximidade da disputa por títulos.
+ Mais notícias e bastidores no Blog da Nadja
Atual vice-campeão, o Athletico está no pote 1 do sorteio da Libertadores, junto com Flamengo, River Plate, Palmeiras, Boca Juniors, Nacional-URU, Independiente del Valle e Olímpia-PAR. A fase de grupos começa entre os dias 4 e 6 de abril.
O ge transmite o sorteio ao vivo e de graça a partir das 17h50, com uma cobertura completa. Gustavo Villani, Ana Thais Matos e Paulo Nunes contam tudo sobre a definição dos grupos. Antes e depois do sorteio, Lara Gruppi, Marcelo Raed, Cahê Mota e Raphael Zarko trazem o esquenta e as análises sobre as chaves.
Alexandre Mattos é o homem forte do futebol atleticano
Foto: Fabio Wosniak/athletico.com.br
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr