Com estreia na Seleção principal, volante fica próximo da meta para defender o Chelsea a partir de julho. Participação na Série A deve ser suficiente para o visto de trabalho na Inglaterra A estreia pela seleção brasileira deixou Andrey Santos mais próximo de conseguir a pontuação necessária para jogar na Premier League. O fato de ter disputado o amistoso contra Marrocos, em Tanger, assegurou ao jovem do Vasco pontos importantes para adquirir o visto de trabalho na Inglaterra.
+ Contratações do Vasco: veja quem chega e quem vai embora
De acordo com as regras da da Premier League, Andrey adquiriu oito pontos por ter disputado entre 1% e 9% dos jogos da seleção brasileira nos últimos 12 meses. Caso tivesse participado de pelo menos 30%, o visto seria automático.
Andrey, volante da seleção brasileira, em ação contra o Marrocos
Fadel Senna / AFP
Baseado no complexo regulamento da Premier League, o ge fez um levantamento dos pontos de Andrey. O advogado Gustavo Awad, formado em direito na Inglaterra pela University of Exeter e mestrado (LLM) na Kings College London, concordou com o cálculo e citou a importância de a seleção brasileira estar em primeira no ranking da Fifa para a pontuação de Andrey.
+ Leia mais notícias do Vasco
- Temos observado um número maior de jovens talentos brasileiros na Inglaterra como resultado do ranking da seleção (top 10) e da avaliação do Campeonato Brasileiro Série A no "Band 3" do critério de pontos da FA – disse Gustavo Awad, membro do Bichara e Motta Advogados.
Andrey foi titular do meio de campo do Brasil no amistoso contra o Marrocos e jogou até os 19 minutos do segundo tempo, quando foi substituído por Raphael Veiga.
O fato de a CBF ter sinalizado ao stafe de Andrey sobre a possibilidade de convocação para o amistoso contra Marrocos foi, inclusive, um dos fatores determinantes para que o jogador aceitasse a oferta de empréstimo do Vasco. Se não fosse convocado, a curta passagem pelo Vasco dificilmente seria o suficiente para obter o visto.
Marrocos 2 x 1 Brasil - Melhores momentos - Amistoso
Andrey agora soma 11 pontos. São necessários ao menos 15 para jogar na Premier League. A expectativa é de que, com a participação na Série A, o jogador consiga a pontuação necessária até julho, quando retornará ao Chelsea após o fim do empréstimo ao Vasco.
Andrey já tinha três pontos pelos seguintes motivos:
Jogou mais de 80% da Série B de 2022 = 1 ponto
Foi jovem estreante da Série B de 2022 = 1 ponto
Conseguiu acesso para a Série A = 1 ponto
Andrey e seu estafe acreditam que os pontos restantes serão obtidos no início da Série A. Ao entrar em campo pelo Vasco na competição, ele imediatamente somará mais quatro pontos por ser jovem estreante. O que agora, com a estreia na Seleção, já lhe garantiria o visto de trabalho. Os demais pontos serão adquiridos de acordo com sua minutagem em campo.
90-100% minutos = 8
80-89% = 7
70-79% = 6
60-69% = 5
50-59% = 4
40-49% = 3
30-39% = 2
Andrey está emprestado ao Vasco até 30 de junho. Antes, no entanto, ele vai disputar o Mundial sub-20 com a Seleção. O torneio não soma pontos para o ranking da Premier League, mas dá prestígio, que pode servir como argumento numa eventual apelação ao painel que decide sobre os vistos da Premier League. Andrey é o capitão da equipe comandada por Ramon Menezes.
No início do ano, após comprar o jogador, o Chelsea solicitou visto de trabalho para Andrey, mas não teve sucesso. Esse foi o motivo que levou o clube inglês a emprestá-lo ao Vasco.
???? Ouça o podcast ge Vasco ????
Assista: tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no sportv