Português explica taticamente ausência de astro e diz que classificação deixa seleção em novo degrau: "Irão olhar para Portugal de uma forma diferente" A ausência de Cristiano Ronaldo entre os titulares na goleada de Portugal sobre a Suíça, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, não foi motivo de tanta surpresa para o técnico Luís Castro, que comanda o Botafogo e é um dos comentaristas do Seleção sportv durante a disputa do Mundial.
Segundo o treinador português, a escolha de Fernando Santos teve uma importância tática levando em consideração a forma como a Suíça atua.
Luis Castro analisa Cristiano Ronaldo no banco e mudanças de Portugal
– Acho que as mudanças do treinador sempre têm a ver com os interesses da equipe e a estratégia diante do adversário, do que nós queremos do jogo. Para este jogo, claramente não nos interessavam tanto os movimentos de apoio frontal que o Cristiano normalmente faz e as entradas de segundo poste que o Cristiano faz. O Gonçalo tem características diferentes, geralmente ataca o primeiro poste, com o crescimento do Guerreiro e do Dalot, são jogadores que cruzam bem e servem bem a zona do primeiro poste, onde aconteceu um dos gols do Gonçalo. E nos movimentos de profundidade curta ele também é forte – disse o treinador do Botafogo.
Veja também:
+ Tabela completa da Copa do Mundo
+ Outras informações de Portugal
Cristiano Ronaldo e Fernando Santos em jogo de Portugal na Copa do Mundo
Getty Images
Questionado por Petkovic sobre o motivo de Cristiano Ronaldo ter entrado em campo contra a Coreia do Sul, em confronto válido pela última rodada e com Portugal já classificado, Luís Castro novamente considerou que foi uma escolha tática.
– Jogou o terceiro jogo porque a Coreia do Sul era um adversário diferente. Não sei se é exatamente isso que vocês querem que lhes diga, mas se foi o atraso ao treinamento que influenciou nessa tomada de decisão, mas isso não posso dizer. Eu olho só pelo lado tático.
+ CR7 não treina com reservas após vitória de Portugal sobre a Suíça
Luís Castro durante participação no Seleção sportv
Reprodução
Luis Castro defendeu a escolha de Fernando Santos em barrar Cristiano Ronaldo e disse que o movimento pode ser um diferencial para o treinador provar a liderança para o elenco e também para o principal jogador de Portugal.
– A função do treinador é essa, não pode se tomar decisões levando em conta o que os torcedores ou a imprensa vão pensar. Treinador é um homem sozinho na tomada de decisões, é pago para isso e não pode pensar se vai perder se fizer isso. É muito fácil para todos nós comentar e dizer o que deveria ter sido feito, mas nossa equipe não varia o jogo. A equipe que varia o jogo é a do treinador, então essa equipe nunca vai ser provada.
– O Fernando ontem mostrou a grande capacidade que ele tem como treinador e mostrou ser um líder muito grande. Muito difícil para qualquer um de nós colocar o Cristiano no banco, é um ato de grande risco...
...até porque o jogo não está ganho antecipadamente. Se Portugal perdesse o jogo, esse seria o grande questionamento. Ele faz a gestão de grupo de forma cirúrgica, continuo achando que essa mesma equipe pode jogar contra o Marrocos – disse Luis Castro.
+ Irmã de Cristiano Ronaldo desabafa e pede que astro deixe a seleção
Quem leva? Comentaristas do Seleção elegem favoritos para conquistar a Copa do Mundo
O treinador do Botafogo também acredita que a classificação para as quartas de final muda a maneira como os rivais passarão a olhar Portugal, que pode ser considerada uma das favoritas para o título.
– Quando chegou a Copa colocávamos Portugal na segunda linha, com Brasil, França e Alemanha na primeira. Na altura falei que Portugal estava na segunda linha pela juventude, assim como a Espanha, já que não temos capacidade de saber o que pode acontecer. Fiquei surpreendido com a capacidade deles aguentarem a pressão, isso deu uma expectativa maior. Irão olhar para Portugal de uma forma diferente – finalizou o treinador português.
+ Análise: Portugal se liberta sem Cristiano Ronaldo e mostra sua força
Portugal e Marrocos entram em campo no próximo sábado, às 12h (de Brasília), no estádio Al Thumama, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Quem avançar terá como adversário o vencedor do confronto entre França e Inglaterra, que também se enfrentam no sábado, às 16h, no Al Bayt.
Os gols de Portugal 6 x 1 Suíça, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022, no sportv