Óbito de paciente está sob investigação. Município mantém sob vigilância outros quatro casos suspeitos da doença. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que a morte de um paciente com sarampo, em Porto Velho, continua sob investigação dos órgãos competentes.
Ao g1, o município informou que o paciente veio de um garimpo do estado do Pará e já apresentava sintomas. A idade dele não foi divulgada e nem e data do óbito.
"O caso está sob investigação para que seja esclarecido se o sarampo foi a causa determinante para o evento. Este caso exigirá ainda uma reanálise para que não reste dúvida sobre a causa da morte", diz a prefeitura de Porto Velho.
A morte causada por sarampo em Porto Velho foi confirmada na última quarta-feira (6). O município mantém sob vigilância outros quatro casos suspeitos da doença.
Agevisa emite alerta de Sarampo para Rondônia
Medida de prevenção
Considerando que a infecção do sarampo é grave e pode levar à morte, além de ser de fácil transmissão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) chama a população para reforçar o esquema de vacinação, principalmente para crianças de seis meses a cinco anos de idade.
Segundo a Semusa, o público de crianças nessa faixa etária é de 35 mil e menos de 10% foram imunizadas.
Nesta sexta-feira (6), os vacinadores vão estar imunizando nas escolas Risoleta Neves e Jesus de Nazaré, localizadas na zona leste. Serão aplicadas as vacinas contra a Influenza e sarampo.
Além disso, a vacina contra sarampo pode ser aplicada em Unidades Básicas de Saúde.
Sarampo
Arte G1
O que causa o sarampo?
A transmissão do vírus ocorre entre pessoas e acontece pelo ar
Pode ser via tosse, espirro, fala ou respiração
Uma pessoa infectada pode passar para 90% das pessoas próximas não imunizadas
A transmissão pode acontecer 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
Vacinas que imunizam do sarampo
Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola.
Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).