anuncie

Domínio do Bayern e de Lewandowski marcam mais uma temporada da Bundesliga

Por Virtual Rondônia em 16/05/2022 às 15:28:13
Confira o balanço da edição 2021/22 do Campeonato Alemão, na qual o Bayern levou o 10º título seguido, e o polonês voltou a ser artilheiro A frase soa repetitiva, mas não teria como ser diferente: a temporada da Bundesliga que se encerrou no último de semana ficou marcada pelo domínio não só do Bayern de Munique, mas também de Robert Lewandowski. A equipe bávara conquistou seu 10º título alemão consecutivo em uma jornada de altos e baixos ao longo de 2021/22, tendo como grande trunfo o atacante polonês, que mais uma vez foi o artilheiro da liga.

Editoria de arte

O decacampeonato do Bayern foi construído em uma trajetória de altos e baixos na primeira temporada do jovem técnico Julian Nagelsmann. Depois de começar a jornada com um tropeço diante do Mönchengladbach, o time conseguiu fazer o que se tornou costume nos últimos anos: emplacar vitórias por placares elásticos. Porém, teve dificuldade para sequências de triunfos, desperdiçando pontos de vez em quando: em outubro foram duas derrotas, para Eintracht Frankfurt e Augsburg.

Na retomada do campeonato após a pausa de inverno, mais uma derrota para o Gladbach e outro para o Bochum abriram o momento mais delicado na campanha, junto a dois empates seguindos com Hoffenheim e Bayer Leverkusen. Ali, o Borussia Dortmund ficou a quatro pontos do líder, sonhando com a taça.

Porém, uma sequência de cinco vitórias, incluindo uma no clássico/confronto direto com os aurinegros garantiram o título. A campanha irregular ainda seria fechada com mais três tropeços: uma derrota para o Mainz e dois empates com Wolfsburg e Sttugart.

A campanha do Bayern de Munique:

24 vitórias

5 empates

5 derrotas

75,5% de aproveitamento

97 gols marcados

37 gols sofridos

As outras disputas

A briga pelo título não teve tantos momentos de adrenalina, com os bávaros dominando o cenário. Porém, em outras partes da tabela as disputas garantiram fortes emoções para os clubes envolvidos. A batalha pelas quatro vagas na Liga dos Campeões durou até as últimas rodadas, com o RB Leipzig, vice-campeão na temporada passada, sofrendo para assegurar um lugar em sua quarta Champions seguida. Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen, que chegaram a mirar o título no começo da temporada, asseguraram suas vagas com mais tranquilidade.

O Union Berlin, que esteve no retrovisor do Leipzig em toda a campanha, conseguiu fazer história ao se garantir na Liga Europa pela primeira vez em 20 anos. A equipe da antiga Berlim Oriental, que chegou à Bundesliga pela primeira vez em 2019 e mostrou mais um salto em seu desempenho, depois de ir à Liga Conferência na temporada passada. O Freiburg ficou com o outro posto na Europa League, e o Colônia, sétimo colocado, jogará a Conference.

Na parte de baixo, a luta contra o rebaixamento deixou outra parte de Berlim chateada. O Hertha foi ultrapassado pelo Stuttgart na última rodada e terminou na 16ª colocação, e agora precisará disputar o playoff contra o rebaixamento para tentar permanecer na elite do futebol alemão. O Sttugart conseguiu escapar graças a uma vitória na rodada final diante do Colônia e proporcionou uma grande festa a seus fãs.

Rotina: Lewandowski artilheiro

Enquanto o Bayern de Munique impõe seu domínio a nível de clubes, Robert Lewandowski segue em uma hegemonia quando o assunto é a artilharia do Campeonato Alemão. O atacante polonês, eleito melhor jogador do mundo duas vezes seguidas, foi o maior marcador da liga pela sétima vez na carreira, a sexta apenas no Bayern de Munique. Ele superou a concorrência contra Patrick Schick, do Bayer Leverkusen, e Haaland, do Borussia Dortmund.

Lewandowski marcou 35 gols em 34 partidas e mal esteve ameaçado no posto de artilheiro, uma vez que Schick fez 25 gols, e Haaland balançou as redes 22 vezes. Em quarto na lista ficaram os franceses Modeste, do Colônia, e Nkunku, do Leizpig, com 20 gols cada.

O time da temporada

A Bundesliga organizou uma eleição do time da temporada na competição, montado através dos votos de especialistas, membros dos clubes e torcedores. O time, naturalmente, foi dominado pelo Bayern de Munique, que teve quatro atletas eleitos. O Borussia Dortmund emplacou dois jogadores na seleção.

Seleção da temporada Bundesliga 2021/22

Editoria de arte

O time da temporada da Bundesliga é formado por Neuer (Bayern de Munique), Davies (Bayern de Munique), Ndicka (Eintracht Franfkurt), Schlotterbeck (Freiburg) e Raum (Hoffenheim); Bellingham (Borussia Dortmund), Kimmich (Bayern de Munique) e Wirtz (Bayer Leverkusen); Haaland (Borussia Dortmund), Nkunku (RB Leipzig) e Lewandowski (Bayern de Munique).

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui