Saída de Airton do clube abre espaço para outro goleiro compor elenco; acesso de grandes time inflaciona mercado e clube trabalha com sigilo em nomes buscados O América-MG tem um foco principal na janela que está em aberto: atacantes de beiradas. O time teve perdas importantes ao longo da temporada 2022, com as saídas de Paulinho Boia e Pedrinho. Em busca de recompor o elenco, o clube mineiro foca em alternativas e trabalha com descrição.
+ Notícias do América
+ América faz proposta por Benítez ao Independiente e negocia permanência do meia
+ Salum vê erros como lição e quer salto em 2024: "Fase de grupos da Libertadores"
O ge apurou que o perfil buscado é de atuações parecidas com as perdas que o clube teve ao longo da temporada: jogadores de velocidade e que atuem aberto pelas laterais do campo. Pedrinho (foi para o Lokomotiv da Rússia) e Paulinho Boia (retornou ao Metalist, da Ucrânia) foram as baixas no meio do ano. As peças eram parte importante do esquema do técnico Vagner Mancini no América.
O clube trabalha com o máximo de sigilo possível nos nomes mapeados para não sofrer com a concorrência de times com maior poder ofensivo. Além dos clubes que permaneceram na Série A, os acessos de Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco - times de grandes torcidas e com investimentos altos - inflaciona o mercado de contratações.
Os reforços precisam se encaixar no perfil do clube e no teto estipulado, a princípio, pela diretoria. Apesar de já ser SAF desde o início do ano, o clube ainda finaliza a auditoria com o investidor para, enfim, se tornar clube-empresa.
A finalização do processo pode, inclusive, aumentar o investimento a ser feito para 2023. O América irá disputar mais uma vez uma competição internacional, desta vez, a Sul-Americana, além do Mineiro, Série A e Copa do Brasil.
Salum em conversa com o elenco do América-MG
João Zebral/América
Goleiro
Outro setor que provavelmente terá reforços é a meta americana. O perfil é para compor elenco já que, Matheus Cavichioli, titular absoluto, tem contrato até o fim de 2023. No entanto, o substituto imediato, Airton, está de saída do clube mineiro. O goleiro fez seis jogos pelo time neste ano, e sofreu oito gols. Ele ainda não tem destino definido. Deixa o clube no fim de dezembro e vai avaliar propostas recebidas.
O Coelho ainda tem no elenco Jori e Robson. O primeiro sofreu uma lesão no joelho, precisou operar o ligamento, e ficou fora boa parte da temporada 2022, participando de jogos apenas pelo Campeonato Mineiro (6 partidas), no início do ano. Já o segundo, não atuou em nenhum jogo do América pelo profissional ainda.
Nesta temporada, O América ainda teve a saída repentina de Jailson. O goleiro, contratado para suprir Cavichioli, que precisou passar por uma cirurgia no coração no início da temporada, pediu o desligamento no meio da temporada após um desgaste interno no Coelho.
Assista: tudo sobre o América-MG no ge, na Globo e no Sportv
Acesse https://www.americamineiro.com.br/