Mico rondoni que sofreu descarga elétrica em RO deve passar por amputação e não poderá voltar à natureza
Kiara já tinha perdido a mão no acidente e agora deve ter o antebraço amputado. Kiara, mico rondoni, se recupera após fugir de queimadas em Porto Velho
Exames médicos concluíram que a Kiara - uma Mico rondoni fêmea, também conhecida como sagui de Rondônia - vai precisar amputar o antebraço em Porto Velho. Por este motivo, segundo as veterinárias, ela provavelmente nunca poderá voltar à natureza.
A Kiara sofreu uma descarga elétrica e foi resgatada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na última semana. Os moradores disseram que ela estava fugindo de uma área de queimada quando segurou em um fio de alta tensão.
A médica veterinária Adna Chaves, que participa do tratamento da Kiara, explicou que os exames mostram muita infecção e lesões no antebraço do animal. Provavelmente porque ela já estava machucada há dias ou muitas horas quando foi resgatada.
Patinha da Kiara está com infecção e edema
Rede Amazônica
A mãozinha já tinha sido perdida no acidente, por conta da queimadura por descarga elétrica, e agora os médicos vão precisar retirar mais uma parte do membro. Como a Kiara não vai poder voltar mais para a natureza, as veterinárias buscam outras alternativas.
“A gente já está entrando em contato com os órgãos responsáveis para achar um abrigo adequado para ela, e estamos tentando a reabilitação correta”.
Por enquanto a Kiara continua em processo de recuperação, com alimentação e cuidados médicos, para fortalecer a saúde e poder passar pela cirurgia de amputação.
Veja mais notícias de Rondônia
Fonte: G1 RO