Coordenador de base da CBF define 2022 como ano de preparação e 2023 de competições: "Não fomos a três mundiais sub-20 recentemente, é uma vergonha" Desde a volta para a CBF para comandar as categorias de base masculina, o ex-jogador Branco, campeão do mundo em 1994, participou das conquistas do Mundial sub-17, da medalha olímpica em Tóquio, entre outros torneios de relevância para a garotada do Brasil. Mas 2023 reserva uma missão: a classificação para o Mundial sub-20 e o início do projeto do tricampeonato olímpico.
Nos últimos quatro sul-americanos, a seleção brasileira da categoria só classificou uma vez para o Mundial sub-20 - em 2015, ficou em quarto lugar e foi vice-campeã do mundo na derrota para a Sérvia, em geração que tinha Gabriel Jesus, hoje no Manchester City.
Branco, o presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, Ramon, e o presidente da federação baiana de futebol Ricardo Lima
Thais Magalhães/CBF
De técnico novo, o ex-jogador Ramon, a seleção sub-20 vai se preparar para realizar testes antes de buscar a classificação que se tornou rara nas últimas competições. A CBF negocia a realização de torneio quadrangular no Espírito Santo com Uruguai, Chile e Paraguai para junho.
- Esse ano (2022) é de preparação, ano que vem (2023) é de competição. Nosso calendário desse ano a gente fechou em outubro do ano passado. Está tudo planejado, tudo controlado - conta Branco.
Em 2023, estão previstos sul-americanos na categoria sub-15, que deve ficar para o segundo semestre, além do sub-17 e do sub-20. Ainda estão indefinidas as datas e os locais pela Conmebol.
A pandemia paralisou completamente as competições de base por dois anos. Em 2019, ainda com o técnico Carlos Amadeu, que faleceu depois de sofrer ataque cardíaco em 2020, o Brasil terminou em quinto lugar o Sul-Americano sub-20, disputado no Chile.
- Ano que vem temos sul-americano sub-15, que a gente defende título, o sub-17, para classificar ao Mundial e defender o título mundial também (conquistado em 2019 na edição realizada no Brasil), e o sub-20. Não fomos a três mundiais recentemente, é uma vergonha. Nós precisamos classificar com o Ramon - afirma o coordenador da CBF.
A ideia é fazer esta convocação na próxima semana. Será a segunda lista de Ramon à frente desta seleção. Por ora, o projeto do tricampeonato olímpico - em Paris 2024 - está adiado.
Com o calendário apertado de Copa do Mundo em novembro e os problemas naturais de convocações e relacionamento com os clubes, a decisão do departamento de base foi por iniciar na primeira data Fifa do próximo ciclo de Copa, em março de 2023. Os Jogos Olímpicos são disputados no futebol masculino pela categoria Sub-23.
- Vamos ter o Pré-olímpico, para classificar para Paris, mais adiante. Não tem projeto olímpico e Paris se não classificar. Vamos começar com os amistosos em março, a primeira data Fifa do ano. Seria esse ano, mas eu falei com o presidente Ednaldo (Rodrigues) e, eu, coerentemente, tirei desse ano, porque a prioridade desse ano é a principal - diz Branco, lembrando as dificuldades que Tite já passa para convocações de jogadores que atuam no futebol brasileiro.