Em atuação mais completa da equipe nos playoffs, Philadelphia encerra "conto de fadas" de Washington e volta à decisão da liga pela segunda vez em três anos Pela segunda vez nos últimos três anos, o Philadelphia Eagles vai representar a Conferência Nacional (NFC) no Super Bowl. Os "Pássaros" tiveram sua atuação mais completa dos playoffs neste domingo e superaram o surpreendente Washington Commanders, 55 a 23, na final da NFC, no Lincoln Financial Field de Filadélfia. Assim, carimbaram o passaporte para o Super Bowl LIX, que acontece no próximo dia 9 de fevereiro em Nova Orleans.
Saquon Barkley (26) comemora um de seus três touchdowns pelo Philadelphia Eagles na final da NFC
USA TODAY Sports via Reuters Connect
Resta conhecer o adversário, que será definido na final da Conferência Americana (AFC), também neste domingo. Atual bicampeão da NFL, o Kansas City Chiefs enfrenta o Buffalo Bills pela vaga na grande decisão.
NFL: confira o calendário completo da temporada 2024/25
Todas as fases do jogo fluíram bem para os Eagles pela primeira vez na pós-temporada. A defesa e os times especiais combinaram para forçar três turnovers (bolas perdidas), que o ataque transformou em três touchdowns. O running back Saquon Barkley voltou a brilhar, com 118 jardas corridas e três touchdowns, mas o quarterback Jalen Hurts não mostrou sinais da lesão sofrida no joelho na rodada anterior e marcou quatro touchdowns, três em corridas e um em passe para AJ Brown, além de completar 20 de 28 passes para 246 jardas aéreas. Os 55 pontos marcados por Philadelphia são a maior marca numa final de conferência na história da NFL.
O "conto de fadas" dos Commanders termina antes que Jayden Daniels pudesse se tornar o primeiro quarterback novato a ser titular num Super Bowl. O camisa 5 teve mais dificuldade que nos seus dois primeiros jogos de playoffs, mas manteve a compostura, acertou 29 de 48 passes para 255 jardas e marcou dois touchdowns, um em passe e outro em corrida, além de uma interceptação quando o jogo já estava fora de alcance. Os turnovers cometidos por seus companheiros, dois deles após receberem passes, condenaram Washington a correr atrás por toda a partida. O tight end Zach Ertz foi o outro destaque do time, com 11 recepções para 104 jardas contra sua ex-equipe.
O jogo
A forte defesa dos Eagles dificultou bastante a vida de Jayden Daniels no primeiro tempo. Os Commanders precisaram converter três quartas descidas em suas três primeiras campanhas apenas para conseguir dois field goals, e Zack Baun e Cooper DeJean forçaram um fumble do wide receiver Dyami Brown ainda no primeiro quarto.
Saquon Barkley (26) marca touchdown para o Philadelphia Eagles contra o Washington Commanders
USA TODAY Sports via Reuters Connect
O ataque de Philadelphia complementou bem o esforço defensivo com dois touchdowns em suas primeiras posses, ambos em corridas de Saquon Barkley - o primeiro deles, logo na sua primeira jogada, uma corrida de 60 jardas até a endzone.
Washington aproveitou um chute errado pelo kicker dos Eagles, Jake Elliott - seu primeiro erro em field goals nos playoffs em sua carreira - e marcou seu primeiro touchdown pouco depois, em passe de 36 jardas de Daniels para Terry McLaurin. Contudo, a tentativa de conversão de dois pontos, que empataria a partida, falhou.
Philadelphia garantiu que qualquer momento que os Commanders tivessem recuperado se apagasse com mais dois touchdowns seguidos - o primeiro no já tradicional "Tush Push" (jogada na qual o quarterback é empurrado por companheiros para ganhar curtas distâncias), e o segundo num passe de Jalen Hurts para AJ Brown, após os Eagles recuperarem posse da bola num fumble de Jeremy McNichols, retornador de Washington. Ainda houve tempo para Daniels levar os Commanders a 24 jardas da endzone e Gonzalez acertar mais um field goal, de 42 jardas, e diminuir a diferença a 27 a 15.
Jayden Daniels (5), do Washington Commanders, escapa de defensor do Philadelphia Eagles
USA TODAY Sports via Reuters Connect
Turnover mata reação de Washington
Os Eagles, porém, seguiram com o pé no acelerador no terceiro período e abriram 19 pontos, em touchdown marcado em corrida de nove jardas de Hurts. Washington respondeu na mesma moeda: numa campanha de 70 jardas, finalizada num touchdown em corrida de 10 jardas de Daniels. Os Commanders tentaram nova conversão de dois pontos extras e, desta vez, converteram, em passe de Daniels para Olamide Zaccheaus.
A defesa de Washington forçou um punt rápido na sequência, mas o ataque voltou a entregar a bola num fumble, desta vez de Austin Ekeler. Os Eagles voltaram a aproveitar a oportunidade, marcando em mais um "Tush Push" de Hurts. À frente por 18 pontos, o Super Bowl estava cada vez mais perto de Filadélfia.
O passaporte foi carimbado de vez pouco depois, quando Nolan Smith Jr. derrubou Jayden Daniels atrás da linha de scrimmage numa quarta descida, para devolver a bola a Jalen Hurts. Ele entregou a bola para Barkley liquidar a fatura numa corrida de quatro jardas, seu terceiro touchdown no jogo. Ainda houve tempo para uma interceptação de Quinyon Mitchell na endzone, primeiro turnover de Daniels, e para uma corrida de touchdown de Will Shipley.