Arena construída do zero teria capacidade para 100 mil pessoas. Caso clube mantenha estrutura do atual estádio e faça grande reforma, capacidade ficaria em 87 mil espectadores A "The Old Trafford Regeneration Task Force" (Força-Tarefa de Regeneração de Old Trafford) concluiu nesta sexta-feira o estudo de viabilidade para definir se o Manchester United fará uma reforma em seu centenário estádio, fundado em 1910, ou se o clube construirá um novo. A decisão será tomada antes do verão europeu, garante o United.
+ "Wembley do Norte": Manchester United avança em projeto de novo estádio
+ Manchester United planeja trocar Old Trafford por estádio de 100 mil pessoas
Em vasto material publicado em seu site oficial, o United destacou que a força-tarefa definiu duas opções. Uma é a transformação de Old Trafford, que faria a capacidade atual (74.300 pessoas) ser ampliada para 87 mil. A outra é a construção de uma nova arena, que comportaria 100 mil torcedores.
O grupo de estudo designado pelo Manchester United ouviu cerca de 50 mil torcedores, e 90% deles se mostraram favoráveis a mudanças em relação ao atual Old Trafford. O clube divulgou que 52% dos ouvidos preferem a construção de uma nova arena, 31% gostariam que Old Trafford passasse apenas por uma reforma e 17% não opinaram.
Canal localizado ao lado do Old Trafford, estádio do Manchester United
Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
O estudo, que tem como líder Lord Sebastian Coe, medalhista olímpico pela Inglaterra e presidente do Comitê Organizador da Olimpíada de Londres (2012), destacou que a ampla transformação da região geraria um acréscimo de R$ 53,8 bilhões à economia do Reino Unido e geraria 90 mil novos empregos.
Lord Sebastian Coe afirmou que o projeto de uma nova casa para o United será um dos maiores já vistos na Inglaterra. Quem também faz parte da Força-Tarefa é o ídolo Gary Neville, ex-lateral-direito do clube.
- Quero agradecer aos membros da Task Force por sua dedicação a este importante projeto que levará a um crescimento significativo não apenas para Trafford, mas para a Grande Manchester e também para o Noroeste da Inglaterra.
Manchester United projetou como seria o novo estádio em seu site oficial
Reprodução/Manchester United
- Coletivamente, examinamos uma ampla gama de opções para produzir um relatório que descreve a enorme oportunidade que o Manchester United e as autoridades locais têm de proporcionar um grande crescimento econômico e social. No centro do plano está um estádio de futebol de classe mundial que atuará como um catalisador para um dos maiores projetos de regeneração já realizados no Reino Unido - afirmou ao site oficial.
Outra figura que também está no time da "The Old Trafford Regeneration Task Force" é o prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham. O político afirmou que a revitalização da região faria com que locais abandonados no momento se tornassem polos de geração de riquezas e também permitiria uma expansão ferroviária.
Veja os elencos mais valiosos do mundo em 2024
- Essas propostas oferecem a maior oportunidade de regeneração urbana que este país viu desde Londres 2012 e são uma parte importante do nosso plano de 10 anos para turbinar o crescimento não apenas em Old Trafford, mas em toda a Grande Manchester. Nossa cidade-região está em uma posição única. Transformar a área ao redor de Old Trafford não beneficiará apenas a Grande Manchester.
- Podemos dar nova vida a terras industriais subutilizadas, abrir capacidade em nossa rede ferroviária e desbloquear um enorme potencial em todo o Norte. Estamos prontos para seguir em frente e trabalharemos em estreita colaboração com o governo, nossos conselhos e comunidades e o clube para garantir que façamos isso direito - encerrou.