Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Ruptura do LCA: entenda lesão de Gabriel Jesus

.


Lesão no ligamento cruzado anterior é uma das mais comuns entre atletas Gabriel Jesus, do Arsenal, é mais um jogador a sofrer ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA), uma lesão comum em atletas de vários esportes e que já ocorreu com Pedro e Bremer no ano passado. O LCA é uma importante estrutura cuja principal função é a estabilização do joelho, especialmente em movimentos com giro, aceleração e desaceleração, justamente os que são bastante utilizados no futebol.

O LCA corre da frente da tíbia (osso da canela) para trás e levemente para fora até a base do fêmur (osso da coxa). Este ligamento impede que a tíbia se mova para frente do fêmur, principalmente quando se freia e quando existe mudança brusca de direção.

+ Confira as principais lesões no joelho e como evitar

Gabriel Jesus sentiu muitas dores no joelho esquerdo após lesão no jogo contra o Manchester United

Getty Images

Pode haver três graus de lesões, segundo detalhado pelo médico ortopedista e do esporte Adriano Leonardi:

Lesão de grau 1: o ligamento é levemente danificado em uma entorse leve. Foi ligeiramente esticado, mas ainda é capaz de ajudar a manter a articulação do joelho estável. Geralmente, causa bastante dor;

Lesão de grau 2: estira o ligamento até o ponto em que haja uma ruptura parcial do ligamento. Em outras palavras, existe lesão de algumas fibras, mantendo-se intactas outras fibras;

Lesão de grau 3: este tipo de entorse é mais comumente referido como uma ruptura completa do ligamento. O ligamento se rompe completamente e fica dividido em duas partes, e a articulação do joelho ou parte dela torna-se instável.

No caso de Gabriel Jesus, lesionado no joelho esquerdo, houve a ruptura do LCA, assim como ocorreu com Pedro e Bremer. Nessas situações, há necessária de cirurgia para reconstrução do ligamento e o tempo de recuperação é longo. Neymar, outro jogador que sofreu LCA, ficou 14 meses sem jogar.

— A ruptura acontece quando o ligamento é estirado para além da capacidade dele de manter o comprimento. Quando o jogador faz um movimento além da capacidade elástica deste ligamento, ele é rompido — explica a médica ortopedista e traumatologista do esporte Ana Paula Simões.

— É uma lesão muito séria e, na maioria das vezes, precisa de intervenção cirúrgica, porque é a reconstrução que irá fazer a restauração da estabilidade do joelho, principalmente quando a pessoa é ativa e atleta profissional ou de alto nível. Se a pessoa não faz a reconstrução cirúrgica, isso pode resultar em instabilidade crônica, lesões adicionais e sobrecarga no menisco, que é uma estrutura que amortece o impacto do joelho — completa a especialista.

Rupturas de LCA têm as seguintes principais causas:

Entorse é a mais comum, em uma mudança rápida e brusca de direção;

Hiperextensão, ou seja, movimento rotacional que estica o joelho para além do normal;

Colisão ou trauma direto no joelho, principalmente em esportes de contato.

+ Entenda volta ao esporte após cirurgia de ligamento cruzado anterior

O tempo de recuperação de uma lesão no LCA varia conforme o grau de gravidade. Quando há cirurgia para reconstrução de uma ruptura total, a recuperação pode levar de seis meses a 1 ano.

Há diferentes técnicas de reconstrução do ligamento, mas duas são as mais comuns, com a utilização de enxertos do corpo do próprio paciente, segundo o médico ortopedista Alexandre Pallottino, da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

— Uma utilizando o tendão patelar, da frente do joelho, e outra usando flexores, que são tendões tirados da parte interna do joelho. Isso é uma opção do cirurgião. Ambas as técnicas têm bom resultado. O protocolo de reabilitação depende muito do protocolo adotado pelo cirurgião.

— Retira-se o pedaço do tendão e dos flexores e, com isso, se refaz o cruzado. Coloca os tendões no lugar do cruzado anterior. Faz um túnel na tíbia e outro no fêmur, passa os novos tendões por dentro desse túnel e prende. Tem várias técnicas de como prender isso no túnel. O tendão retirado do joelho vira o cruzado anterior, refazendo o pivô central do joelho.

Esta é a segunda lesão sofrida pelo atacante brasileiro nesta temporada. Gabriel Jesus também teve um problema na virilha, entre o fim de agosto e o início de setembro de 2024, que o deixou afastado por cerca de duas semanas. Ele perdeu dois jogos nesse período.

O atacante passou por uma cirurgia no joelho direito no fim de 2022, por causa de uma lesão sofrida na Copa do Mundo do Catar, durante o jogo entre Brasil e Camarões.

Fontes:

Alexandre Pallottino é médico ortopedista da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

Ana Paula Simões é médica ortopedista e traumatologista do esporte, colunista do EU Atleta e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé; da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Adriano Leonardi é médico ortopedista e do esporte, especialista em cirurgia de joelho e colunista do EU Atleta.

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!