Gestão do empresário Pedro Lourenço modifica bastante elenco montado por Ronaldo Fenômeno O Cruzeiro comemora nesta quinta-feira, 2 de janeiro, 104 anos. Gabigol e Dudu puxam a fila de contratações nesta janela agressiva no mercado. Com incremento dos investimentos a partir da chegada do empresário Pedro Lourenço, em abril - numa realidade bem diferente de seu antecessor, Ronaldo -, o clube investe boa parte dos recursos em peças de renome e mantém menos dos atletas que iniciaram a temporada passada.
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Cruzeiro anuncia a contratação de Gabigol
Mais notícias do Cruzeiro
Além do Gabigol: saiba quem também pode reforçar o Cruzeiro em 2025
Reforço do Cruzeiro, Gabigol tem previsão de julgamento de doping para 2025; veja detalhes
Do elenco inicial divulgado para 2024, até o momento, ficam 12 atletas no Cruzeiro para 2025: o goleiro Léo Aragão; os laterais Marlon, Kaiki e William; o zagueiro Zé Ivaldo, Villalba e João Marcelo; os volantes Japa e Lucas Romero; os meias Matheus Pereira e Vitinho, além do atacante Juan Dinenno.
O número ainda pode mudar até a representação em 05 de janeiro, um dia antes da viagem para os Estados Unidos. É que o volante Lucas Silva ainda discute a permanência com o Cruzeiro, enquanto o meia Mateus Vital não será aproveitado e seguirá outro destino.
Cruzeiro completa 104 anos de história
Divulgação
Do elenco inicial de 2024, 21 jogadores não estão mais no clube:
Goleiros: Rafael Cabral (rescindiu contrato) e Anderson (negociado com o Atlético-GO)
Laterais: Wesley Gasolina (não teve contrato renovado e foi para o Athletic) e Helibelton Palacios (emprestado a Portuguesa)
Zagueiros: Lucas Oliveira (sendo negociado com o Vasco), Neris (negociado com o Vitória no meio do ano) e Ruan Santos (negociado com o Al Bataeh, dos Emirados Árabes Unidos)
Volantes: Fernando Henrique (emprestado à Portuguesa), Ramiro (não teve contrato renovado e foi para o Dallas FC, dos Estados Unidos), Filipe Machado (negociado no meio do ano com o Vitória), Ian Luccas (emprestado para a Ferroviária), Henrique Rodrigues (não teve contrato renovado)
Atacantes: Rafa Silva (não teve contrato renovado), Wesley (vendido ao Inter no começo de 2024), Arthur Gomes (vendido ao Dinamo Moscou, no meio de 2024), Gabriel Veron (não foi comprado pelo Cruzeiro e volta ao Porto), Rafael Bilu (negociado com o CRB no meio do ano), Rafael Papagaio (vendido ao Kyoto Sanga, do Japão), João Pedro (emprestado ao Tombense), Robert (emprestado ao Copenhague, da Dinamarca, podendo ser comprado), Álvaro Barreal (não foi comprado)
A reformulação do elenco formado por Ronaldo Fenômeno vai sendo ampliada na segunda janela. O Cruzeiro já anunciou quatro jogadores: o volante Christian, o meia Rodriguinho, além dos atacantes Bolasie e Dudu. Ainda está prestes a anunciar Gabigol e Fagner. Também está próximo de um acerto com Marquinhos, atacante do Arsenal.
O Cruzeiro também busca um zagueiro para chegar e ser titular. Assim, vai modificar ainda mais o elenco que começou a temporada passada.
A composição do grupo já começou no meio do ano, quando o Cruzeiro fez uma janela agressiva, chegando aos R$ 200 milhões em investimentos. Contratou o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan Jesus, os volantes Walace e Matheus Henrique, além dos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz.
Pedro Lourenço e Cássio
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Agora, com a janela de fim de ano, a gestão do empresário Pedro Lourenço renova ainda mais o elenco construído pela antiga gestão e vai se aproximando de um grupo "pura SAF atual". Faltará ainda definir a situação de atletas revelados no clube.
Tem o futuro do quarteto que vence idade Sub-20 e está fora da Copa São Paulo – após a competição, serão definidos os encaminhamentos para Fernando (que defenderá o time júnior até a Copinha de 2026) e Jhosefer. Weverton, revelado na Toca e sem idade para a base, é outro que deve ser emprestado.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
r
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????