Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Vem um novo Memphis? Chefe do marketing do Corinthians explica sobre possíveis reforços midiáticos

.


Vinicius Manfredi analisa dificuldades e oportunidades de contratar jogadores com auxílio de patrocinadores e comenta oferta de site de acompanhantes para bancar Pogba Memphis Depay: gols, assistências e melhores momentos no Brasileirão 2024

O sucesso na contratação de Memphis Depay, bancado com dinheiro do patrocinador máster, fez com que torcedores e até mesmo dirigentes do Corinthians sonhassem com a chegada de novos reforços do mesmo perfil: midiáticos e com o potencial de terem suas imagens exploradas por parceiros do clube.

+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp

Responsável por comandar o departamento de marketing do Corinthians, o superintendente Vinicius Manfredi trata como viável a repetição deste modelo de negócio, mas faz questão de alertar para as dificuldades de realizar projetos deste tipo:

– É um modelo legal, sedutor, ele faz a gente sonhar com vários movimentos, mas não é fácil de ser executado, ainda mais pelas cifras envolvidas quando você pensa em jogadores dessa magnitude.

– Já não é tão simples você vender um patrocínio. E nestes casos você tem que entender também qual é o seu acordo com o atleta. Porque o jogador é um ativo do clube, dentro do clube, quando ele está associado ao clube. Mas, se você quiser tê-lo também como um embaixador para marcas, é uma outra negociação que precisa ser feita.

Memphis Depay em apresentação no Corinthians

Marcos Ribolli

Mais notícias:

+ Cássio, Serginho Groisman e bilionários: veja quem mais doou para pagar arena do Corinthians

Segundo Vinicius Manfredi, a busca por reforços deste tipo sempre parte do departamento de futebol, e só depois área de marketing é acionada:

– A gente só consegue entrar em campo se em algum momento a gente for acessado por alguém falando: "Olha, precisamos de apoio para tentar montar uma campanha, um projeto, ou um discurso pra tentar trazer um atleta."

O caso de Memphis Depay teve uma peculiaridade: ao fechar patrocínio máster com o Corinthians, a casa de apostas Esportes da Sorte já tinha a intenção de bancar uma contratação de peso e reservou em contrato R$ 57 milhões para investir neste reforço.

Tal quantia, que representa menos de 20% do valor total do acordo (R$ 309 milhões), já é maior do que o clube recebe em todos os outros patrocinadores.

– O segmento bet (de apostas) é muito característico. As marcas sabem que se não estiverem na camisa de um determinado clube uma empresa concorrente estará. A porta de entrada das plataformas acaba sendo o futebol, e há um número limitado de times para patrocinar: são apenas 20 na Série A – argumenta o dirigente do Corinthians, que ainda prossegue:

– Por isso que a gente vê às vezes comentários do tipo: "Nossa, mas a propriedade de determinado clube era vendida por 15 e agora estão pagando 60, 70." Isso acontece não porque o patrocínio vale mais agora, é porque para aquela categoria (casas de apostas) é muito característica essa disputa.

+ Leia mais notícias do Corinthians

Como já tem a Esportes da Sorte como parceira, o Corinthians não pode fechar com outra empresa do ramo. A atual patrocinadora não descarta participar de novas contratações do clube, mas sem investir cifras parecidas com as da operação com Memphis Depay - a empresa esteve envolvida, por exemplo, na compra do goleiro Hugo Souza, mês passado.

Pogba e a oferta da Fatal Model

Ganhou força entre torcedores do Corinthians nos últimos dias a possibilidade de o clube contratar o meia francês Paul Pogba, que está sem clube. Apesar de especulações, o chefe do marketing alvinegro garante não ter sido procurado pelo departamento de futebol para viabilizar parceiros para esta transferência.

Na última terça-feira, o Timão recebeu uma oferta da plataforma de acompanhantes Fatal Model. A empresa divulgou em suas redes sociais que estava disposta a bancar os salários de Pogba, mas horas depois o clube se manifestou agradecendo a proposta e negando qualquer negociação nesse sentido.

Independentemente do interesse ou não em Pogba, Vinicius Manfredi explicou sua visão sobre uma eventual parceria com a Fatal Model. A empresa já é parceira de clubes de futebol, como o Vitória, mas enfrenta resistência por estar ligada ao mercado da prostituição.

– Eu acho que é um assunto bem delicado, como tantos outros segmentos que também são anunciantes no esporte ou em outras áreas. Acho que dá pra enxergar de duas maneiras: o de crítica e também pelo lado que eles tentam fazer com que uma atividade que sempre foi informal e sempre foi muito mal cuidada tenha uma certa segurança, tanto para quem anuncia na plataforma quanto para quem utiliza o serviço – opinou.

– Mas, de fato, é um segmento que precisa ter muita análise para tomar essa decisão, tem um custo de imagem, tem bastante coisa a ser avaliada junto às possibilidades. É preciso entender um pouco qual o movimento que o clube quer fazer do ponto de vista de posicionamento – completou.

De olho nos astros

Como mostrou o ge no início do mês, apesar das dificuldades financeiras, o Corinthians tem a intenção de buscar ao menos um grande reforço a cada ano, como foi a chegada de Memphis ao clube em 2024.

A aproximação do clube de jogadores estrangeiros e também brasileiros que atuaram ou atuam na seleção brasileira tem sido feita nos últimos meses pelo executivo Fabinho Soldado. Com o projeto de Memphis como exemplo, o objetivo é mudar a imagem do clube nos bastidores.

Um dos exemplos recentes do projeto do Corinthians em se aproximar de estrelas do futebol mundial foi a breve negociação com o zagueiro espanhol Sergio Ramos. O jogador reagiu positivamente ao interesse alvinegro, mas o Timão esbarrou no alto investimento que teria de fazer para contar com o zagueiro de 38 anos no elenco. A reta final da temporada e a incerteza sobre o calendário de 2025 acabaram esfriando as tratativas.

A chegada de Sergio Ramos, neste momento, está descartada pelo Corinthians. O departamento de futebol também não se animou com a possibilidade de contratar Pogba.

???? Ouça o podcast ge Corinthians????

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

e

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!