Times se enfrentam neste sábado, às 21h30, no Majestoso, pela penúltima rodada da competição Classificação, próximos jogos e os cenários para o Sport na reta final da Série B
A tensão estará por todos os lados no Estádio Moisés Lucarelli neste sábado - seja na cor alvinegra ou para quem veste rubro-negro.
Pressionados em suas respectivas lutas dentro da Série B do Brasileiro a dois jogos do fim, Ponte Preta x Sport será um duelo com cara de final nos dois extremos da tabela. Enquanto a Macaca está na zona de rebaixamento, o Leão deixou o G-4 na última rodada.
Os dois times se complicaram na reta final. A Ponte chegou a virar o turno sonhando com o acesso, a quatro pontos do G-4, mas a pior campanha do returno, com 12 pontos em 51 possíveis até aqui (23,53% de aproveitamento), deixou a Macaca entre as equipes ameaçadas pela queda à Série C.
Moisés Lucarelli será palco da "decisão" entre Ponte e Sport neste sábado
Marcos Ribolli/ PontePress
Hoje, a Ponte está na 17ª colocação e tem 38 pontos, a um do CRB, primeiro time fora do Z-4. Ao mesmo tempo em que pode deixar a degola ao fim da rodada 37, a Macaca corre o risco de ser rebaixada antes mesmo do último do jogo: se perder e o CRB ganhar do Santos na Vila Belmiro, no domingo, além da Chapecoense pontuar em casa diante do Coritiba; ou se empatar e os dois concorrentes vencerem, além do Botafogo-SP pontuar contra o Avaí, em Ribeirão Preto.
LEIA TAMBÉM:
+ Ponte tenta mobilização com promoção de ingressos
+ Recordista em expulsões, Ponte levou 66% dos vermelhos no returno
Ponte Preta está entre os times mais indisciplinados da Série B
Já o Sport parecia estar com a vaga para a elite encaminhada. Foram 10 rodadas seguidas no G-4 (23 ao todo), mas o jejum de três partidas sem vencer (duas derrotas e um empate) derrubou o Leão para o quinto lugar, com 60 pontos - mas uma vitória a menos que o Ceará (17 a 18), agora quarto colocado.
A exemplo da Ponte, o Sport pode ir do céu ao inferno na rodada. Existe a chance de retornar ao G-4 e até pular para a vice-liderança, mas o time também corre o risco de ser eliminado precocemente.
O primeiro cenário passa obrigatoriamente por uma vitória em Campinas. Nesse caso, o Sport voltaria ao G-4 em caso de derrotas de Mirassol ou Novorizontino, contra Operário e Paysandu, respectivamente, ou com um tropeço do Ceará contra o América-MG, no Castelão.
SAIBA MAIS:
+ Coutinho vai reforçar o Sport contra a Ponte
Se as três combinações acontecerem ao mesmo tempo, o Leão vai para o último jogo, contra o Santos, ocupando a segunda colocação, com 63 pontos, superando Mirassol e Novorizontino no saldo de gols e, na pior das hipóteses, com dois pontos de vantagem para o Ceará.
Sport 3 x 1 Ponte Preta | Melhores momentos | 18ª rodada | Série B 2024
Por outro lado, o Sport pode enfrentar o Santos, na Ilha do Retiro, já sem chances matemáticas de acesso. Isso acontece em caso de derrota para a Ponte Preta em Campinas, associada a pelo menos empates de Mirassol e Novorizontino e a uma vitória do Ceará, no Castelão.
Com essa combinação, o Leão permanece com 60 pontos, sem poder mais alcançar Mirassol e Novorizontino, que chegariam a 64, e também o Ceará, uma vez que o máximo que os rubro-negros conseguiriam seria igualar os 63 pontos do Vozão, mas continuariam perdendo no número de vitórias.
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre a Ponte
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre o Sport
A bola vai rolar às 21h30 de sábado para Ponte Preta x Sport. A tensão poderá ser sentida no Majestoso antes, durante e depois do jogo - a depender do resultado para um dos lados ou até para os dois.