Atual treinador da Raposa tem melhor aproveitamento, mas Ceni venceu dois últimos confrontos No dia 5 de fevereiro de 2017, Rogério Ceni e Fernando Diniz se enfrentaram pela primeira vez como treinadores em uma partida entre Audax e São Paulo, divisora de águas para os dois profissionais. Enquanto Ceni iniciava a carreira à beira do campo, Diniz teve a oportunidade de se consolidar como técnico revelação e abrir uma sequência positiva contra o companheiro de profissão.
Alô torcida tricolor, já segue o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Fala, cruzeirense! Clique aqui e siga o ge no zap!
Aquele jogo emocionante e cheio de oportunidades na Arena Barueri, válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista, terminou com o placar de 4 a 2 para o Audax, que era sensação do Brasil após fazer campanha surpreendente e chegar à final da competição, em 2016. Na ocasião, o time treinado por Fernando Diniz perdeu o título para o Santos.
Fernando Diniz e Rogério Ceni se cumprimentam em São Paulo x Fluminense
Marcos Ribolli / ge
Dali em diante, foram mais dez jogos entre os dois treinadores e muitas mudanças de rota em suas carreiras até chegarem ao confronto desta sexta-feira, válido pela 30ª rodada da Série A. No histórico geral, quem leva a melhor é Fernando Diniz, com seis vitórias, três empates e duas derrotas contra Rogério Ceni (63% de aproveitamento).
Partidas entre Rogério Ceni e Fernando Diniz
Por outro lado, Rogério Ceni tem retrospecto favorável contra Diniz nos últimos dois jogos, ambos à frente do Bahia. Na ocasião, o treinador tricolor venceu os confrontos diante do Fluminense, na Arena Fonte Nova.
Histórico de Diniz x Ceni:
Osasco Audax 4 x 2 São Paulo
Os gols de Audax-SP 4 x 2 São Paulo pelo Campeonato Paulista
Rogério Ceni: São Paulo;
Fernando Diniz: Osasco Audax.
De volta àquele 5 de fevereiro de 2017, que marcou a estreia de Rogério Ceni em um jogo oficial como treinador, o São Paulo tomou um susto logo de cara quando o Audax abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas Chavez tratou de igualar para o Tricolor paulista antes do intervalo. Na segunda etapa, porém, Fernando Diniz, que foi expulso, viu o time ampliar e fechar o placar em 4 a 2.
São Paulo 2 x 1 Fortaleza
No reencontro de Ceni com a torcida do São Paulo, Fortaleza perde fora de casa
Rogério Ceni: Fortaleza;
Fernando Diniz: São Paulo.
Os dois treinadores voltaram a se enfrentar um ano e oito meses depois, pela 23ª rodada da Série A 2019. Diniz havia acabado de assumir o São Paulo após trabalhos no Athletico-PR e Fluminense, enquanto Rogério Ceni dava seus primeiros passos na volta ao Fortaleza depois de curta passagem pelo Cruzeiro. Naquele reencontro, quem levou a melhor foi Diniz mais uma vez, que viu o Tricolor paulista vencer com um gol marcado por Igor Gomes no fim do jogo.
São Paulo 1 x 0 Fortaleza
Com gol de Daniel Alves, São Paulo vence o Fortaleza de Rogério Ceni
Rogério Ceni: Fortaleza;
Fernando Diniz: São Paulo.
Em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão 2020, já sem torcida por conta da pandemia da covid-19, Daniel Alves marcou o único gol do São Paulo, que consolidou a terceira vitória seguida de Diniz em duelos contra Rogério Ceni na beira do campo.
Fortaleza 3 x 3 São Paulo
São Paulo empata com Fortaleza em jogo de ida da Copa do Brasil
Rogério Ceni: Fortaleza;
Fernando Diniz: São Paulo.
Ainda em 2020, ano em que os dois treinadores mais se enfrentaram (cinco vezes), o sorteio das oitavas da Copa do Brasil colocou São Paulo e Fortaleza frente à frente. Na ida, no Castelão, as duas equipes fizeram um belo jogo e empataram em 3 a 3. O Leão do Pici ficou na frente do placar em três oportunidades, mas cedeu o empate em partida que também foi marcada por nova expulsão de Diniz.
São Paulo 2 (10) x (9) 2 Fortaleza
São Paulo elimina Fortaleza com vitória nos pênaltis por 10 x 9
Rogério Ceni: Fortaleza;
Fernando Diniz: São Paulo.
O jogo de volta das oitavas também não deixou a desejar. Quando o São Paulo de Diniz parecia ter classificação assegurada ao abrir 2 a 0 com dois gols de Brenner, o Fortaleza buscou o empate com David e Roger Carvalho e levou a decisão para a disputa de pênaltis. Após 18 cobranças, Tiago Volpi defendeu o chute Gabriel Dias e abriu caminho para Léo fazer o gol da classificação.
Flamengo 1 x 2 São Paulo
São Paulo derrota Flamengo na Copa do Brasil em estreia de Ceni
Rogério Ceni: Flamengo;
Fernando Diniz: São Paulo.
Na mesma edição da Copa do Brasil, Rogério Ceni e Fernando Diniz voltaram a se enfrentar, desta vez nas quartas de final. Ceni trocou o Fortaleza pelo Flamengo e, no primeiro duelo eliminatório, o Rubro-Negro perdeu em casa por 2 a 1, com dois gols de Brenner para o time paulista e falha incrível do goleiro Hugo Souza, à época no time carioca.
São Paulo 3 x 0 Flamengo
São Paulo vence Flamengo e está na semifinal da Copa do Brasil
Rogério Ceni: Flamengo;
Fernando Diniz: São Paulo.
Uma semana depois, o Flamengo de Rogério Ceni levou outro golpe do São Paulo comandado por Fernando Diniz. Com dois gols de Luciano e outro de Pablo, o Tricolor Paulista construiu o placar de 3 a 0. Vitinho, do Flamengo, ainda desperdiçou pênalti, e o clube carioca carioca amargou eliminação nas semifinais da Copa do Brasil.
São Paulo 2 x 2 Fluminense
Melhores momentos: São Paulo 2 x 2 Fluminense pela 17ª rodada do Brasileirão
Rogério Ceni: São Paulo;
Fernando Diniz: Fluminense.
Dois anos depois, os dois treinadores se cruzaram novamente, desta vez em clubes diferentes. Ceni já tinha retornado ao São Paulo, enquanto Diniz iniciava sua caminhada pelo Fluminense. O jogo válido pela 17ª rodada foi repleto de chances para as duas equipes e terminou em 2 a 2, com a virada do Tricolor paulista e empate do Flu na etapa final.
Fluminense 3 x 1 São Paulo
Melhores momentos: Fluminense 3 x 1 São Paulo pela 36ª rodada do Brasileirão 2022
Rogério Ceni: São Paulo;
Fernando Diniz: Fluminense.
Mais adiante, em jogo da 36ª rodada da Série A, o Fluminense de Diniz surpreendeu o São Paulo de Ceni no Maracanã e venceu de virada, com direito a hat-trick de Germán Cano, em apenas 13 minutos.
Bahia 1 x 0 Fluminense
Bahia 1 x 0 Fluminense | Melhores momentos | 31ª rodada do Brasileirão 2023
Rogério Ceni: Bahia;
Fernando Diniz: Fluminense.
Em ano mágico para Fernando Diniz, o Fluminense veio a Salvador com time reserva para a disputa da 31ª rodada da Série A 2023, já que poupava a equipe para a final da Libertadores, que viria a ser conquistada de forma inédita pelo Tricolor das Laranjeiras. O Bahia, porém, nada tinha a ver com a situação e bateu o time carioca por 1 a 0, com gol de Everaldo. Foi a primeira vitória de Ceni sobre Fernando Diniz.
Bahia 2 x 1 Fluminense
Bahia 2 x 1 Fluminense | Melhores Momentos | 2ª rodada | Brasileirão 2024
Rogério Ceni: Bahia;
Fernando Diniz: Fluminense.
O último jogo entre Rogério Ceni e Fernando Diniz foi em abril deste ano, quando Bahia e Fluminense se enfrentaram na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 2ª rodada da Série A. Em jogo marcado por paralisação devido às fortes chuvas, o Tricolor baiano correu atrás do prejuízo após sair perdendo por 1 a 0 e venceu de virada, com gols de Caio Alexandre e Cauly.
Diante de um retrospecto animado, os dois treinadores ficarão frente à frente novamente às 21h30 desta sexta-feira (horário de Brasília), no Mineirão, em jogo válido pela 30ª rodada da Série A. Para Fernando Diniz vale a primeira vitória no comando do Cruzeiro, enquanto Ceni busca reabilitação após sair vaiado em derrota para o Flamengo, na última rodada.
*Estagiário sob supervisão do editor Ruan Melo