A tese é tentadora após vitória com dois gols de atletas do Botafogo. Mas se há um distanciamento entre jogadores e Seleção, ele é geracional, não geográfico Chile 1 x 2 Brasil | Melhores momentos | 9ª rodada | Eliminatórias da Copa do Mundo 2026
Lula disse na semana passada, em entrevista à Rádio CBN de Fortaleza, que a seleção brasileira deveria ser formada por jogadores que atuam no país. E revelou que deu a sugestão ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues: "Por que não convoca uma Seleção só com jogadores do Campeonato Brasileiro?".
O presidente da República fala como fã de futebol – e equivocar-se é um direito inegociável do torcedor. A ideia levantada por Lula não é nova: a cada momento ruim da Seleção, ressurge a hipótese de que falta identificação dos jogadores com a camisa amarela, com o povo brasileiro – e que o melhor seria convocar apenas jogadores que atuam por aqui. Os gols marcados contra o Chile por Igor Jesus e Luiz Henrique, ambos do Botafogo, tornaram a ideia mais tentadora.
Igor Jesus e Luiz Henrique, do Botafogo e da Seleção, em entrevista ao ge
Bruno Cassucci
Mas o argumento não se sustenta. Não é por falta de patriotismo que Vini Jr joga menos na Seleção do que no Real Madrid. É por dois motivos bem mais prosaicos: porque no Real Madrid ele treina com regularidade muito maior do que na Seleção; e porque os jogadores que o acompanham são, em geral, melhores do que aqueles que defendem a Seleção.
Além do mais, o alheamento proporcionado pelo futebol de altíssimo nível independe de territórios. Ele também está presente aqui no Brasil. Os jogadores do futebol brasileiro convocados para a Seleção podem estar tão indiferentes, com seus carros blindados e condomínios de luxo, quanto aqueles que atuam na Europa.
Veja lances da estreia de Igor Jesus, do Botafogo, pela Seleção Brasileira
Se há um distanciamento entre jogadores e Seleção (acho uma hipótese plausível), ele é geracional, não geográfico. Os jogadores de hoje são jovens que se tornam milionários muito cedo – enquanto, nas redes sociais, se alimentam em tempo real de fama, reconhecimento, satisfação. Isso não começou em 2024, claro, mas vem sendo potencializado pela ultravelocidade das novas tecnologias. Se você tem tudo aos 20 anos, ambição para quê?
Na prática, a Seleção deve ser convocada levando em consideração a qualidade e o momento dos jogadores. Atletas de ótimo nível podem ser chamados mesmo que a fase não seja excepcional, e atletas em ótimo momento podem ser chamados mesmo que deixem de sê-lo dali a um tempo. A partir daí, o treinador precisará fazer ajustes e encontrar o grupo ideal – levando em consideração também a postura dos jogadores.
A Seleção não ficará melhor se tiver apenas jogadores que atuem no futebol brasileiro ou que atuem no futebol europeu ou que tenham ascendente em Libra. O gol de Igor Jesus teve pedalada e cruzamento de Savinho, do Manchester City. O gol de Luiz Henrique começou com um lançamento de Ederson (Manchester City) para Martinelli (Arsenal), que então acionou Bruno Guimarães (Newcastle), de onde saiu o passe para o jogador do Botafogo virar o jogo. Só aqueles que fizeram a finalização têm amor à camisa?
Igor Jesus abraça Luiz Henrique junto com Alex Telles após gol do Brasil
Reprodução/Instagram