Foram convidados os candidatos Célio Lopes, Dr. Benedito Alves, Juíza Euma Tourinho, Léo, Mariana Carvalho e Samuel Costa; no entanto, a candidata Mariana Carvalho não aceitou o convite. Candidatos à prefeitura de Porto Velho que compareceram ao debate da Rede Amazônica
Mateus Santos/g1
O debate da Rede Amazônica com os candidatos à prefeitura de Porto Velho, realizado nesta quinta-feira (3), foi marcado com discussões sobre saúde e medidas de segurança propostas para a capital de Rondônia.
Mediado pelo jornalista Júlio Mosquéra, o debate foi realizado na sede da Rede Amazônica, em Porto Velho, e transmido ao vivo pelo g1(veja íntegra acima). Participaram os candidatos (em ordem alfabética):
Célio Lopes (PDT)
Dr. Benedito Alves (Solidariedade)
Juíza Euma Tourinho (MDB)
Léo (Podemos)
Samuel Costa (Rede)
A candidata Mariana Carvalho não compareceu ao debate, alegando conflito na agenda. Por meio de nota, ela disse que "muitas reuniões estão acontecendo neste momento em que a presença foi demandada" e que sente muito pela ausência.
A candidata foi criticada pelos adversários, que se dirigiram ao seu espaço vazio com perguntas que não tiveram respostas.
Púlpito da candidata Mariana Carvalho vazio
Jefferson Oliveira/Rede Amazônica
Foram convidados para o debate, candidatos a prefeito de partidos, coligações ou federações que contam com 5 ou mais representantes no Congresso Nacional (deputado federal ou senador), em concordância com as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta forma, o candidato Ricardo Frota (Novo) ficou de fora.
O debate teve quatro blocos de perguntas e respostas entre os candidatos. Ao final dos blocos, cada candidato tiveram dois minutos, cada, para expressarem as considerações finais.
O formato do debate foi desenhado para garantir que todos os candidatos tenham a oportunidade de expor suas propostas de forma clara e objetiva. As regras foram protocoladas pela emissora junto ao Tribunal Regional Eleitoral e aceitas pelos partidos.
1° bloco
Com tema livre, cada candidato teve 30 segundos para fazer perguntas para os adversários, todos responderam uma vez. Foram abordados temas como saneamento básico, saúde e meio ambiente. Todos eles fizeram perguntas à cadeira vazia reservada para Mariana Carvalho (União).
Os candidatos concordaram, entre perguntas e respostas, sobre a necessidade da criação de um Hospital Municipal, mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) e parcerias com o Governo Federal para tornar os projetos de governo reais. Veja o vídeo:
Confira o 1º bloco do debate com os candidatos à prefeitura de Porto Velho
2º bloco
O 2º bloco foi de temas determinados. Samuel Costa (Rede) perguntou a Célio Lopes (PDT) sobre geração de emprego. Em seguida, Léo (Podemos) pergunta a Dr. Benedito Alves (Solidariedade) sobre limpeza urbana. Na sequência, Célio Lopes (PDT) perguntou a Juíza Euma Tourinho (MDB) sobre distritos. A mesma finalizou perguntando sobre pavimentação de ruas para Samuel Costa (Rede). Veja vídeo:
Confira o 2º bloco do debate com os candidatos à prefeitura de Porto Velho
*Esta matéria está em atualização