Esquema de segurança terá helicópteros e drones para mapear movimentação de torcidas A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro bancou a realização de jogos de Fluminense e Botafogo no mesmo dia (18 de setembro, uma quarta-feira), em horários muito próximos, ambos pela Copa Libertadores e com presença de torcida visitante:
Fluminense x Atlético-MG, às 19h, no Maracanã
Botafogo x São Paulo, às 21h30, no Nilton Santos
Este não é o padrão no Rio. As autoridades de segurança pública normalmente determinam que dois times da cidade não mandem partidas no mesmo dia para evitar confrontos nos deslocamentos das torcidas.
A exceção se dará pela complexidade do calendário do futebol brasileiro. Além desses dois jogos, haverá no Maracanã um confronto entre Flamengo e Peñarol, na quinta-feira (19 de setembro), dia seguinte às outras duas partidas.
Botafogo e São Paulo se enfrentarão no Nilton Santos
Alexandre Durão
Se dependesse da Conmebol, esses três jogos seriam realizados em três dias seguidos: um na terça (Flamengo ou Fluminense, no Maracanã), o jogo entre Botafogo e São Paulo na quarta-feira no Nilton Santos, e o outro da dupla Fla-Flu na quinta-feira.
Na avaliação da Confederação Sul-Americana, tal disposição dos jogos permitiria um descanso maior do gramado do Maracanã (que agora vai ter dois jogos em dias seguidas) e evitaria maiores problemas de segurança.
Mas o calendário do futebol brasileiro impediu tal arranjo.
Torcida no Maracanã em Fluminense x Bahia, pelo Brasileirão
Marina Garcia/FFC
Atlético-MG, Flamengo e São Paulo já têm jogos marcados pelo Campeonato Brasileiro no domingo anterior (15 de setembro), o que impediria que qualquer um deles jogasse na terça-feira (dia 17 de setembro) pela Copa Libertadores.
Estes jogos pelo Campeonato Brasileiro tampouco podem ser adiantados para o sábado (14 de setembro) porque estes três times (Atlético-MG, Flamengo e São Paulo) jogam pela Copa do Brasil na quinta-feira (12 de setembro).
Também é impossível adiantar estes jogos pela Copa do Brasil porque, dois dias antes (10 de setembro), será disputada uma rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo – e estes três times têm jogadores convocados por seleções sul-americanas.
Para não adiar mais jogos – o Campeonato Brasileiro já está cheio de asteriscos – a solução encontrada foi marcar os jogos entre Fluminense e Atlético-MG e entre Botafogo e São Paulo para o mesmo dia. Com Flamengo x Peñarol para o dia seguinte. Todos no Rio de Janeiro.
O último obstáculo era a autorização das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. Em comunicado, a PM afirmou que vai usar drones, helicópteros e reforços de outros batalhões para garantir a tranquilidade no deslocamento das torcidas.
Confira a seguir a nota da PM:
"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a corporação, através de suas unidades rotineiramente mobilizadas para esta espécie de evento esportivo, possui a expertise de décadas de atuação na segurança nesse tipo de contexto.
Uma estratégia de policiamento está sendo traçada, visando a escolta das delegações dos clubes, das equipes de arbitragem, assim como das torcidas organizadas, rotinas estas conduzidas historicamente pelo Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), referência nacional em seu universo de atuação.
As demais unidades especializadas da corporação que também participam desse trabalho sistematicamente – como o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Regimento de Polícia Montada (RPMont) e as equipes das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) – estarão mobilizadas.
Policiais do Grupamento Aeromóvel (GAM) realizarão o monitoramento aéreo, através de aeronaves tripuladas e Drones, e equipes do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) estarão reforçando a presença policial nas Estações de Trens de e Metrô do Engenho de Dentro, São Cristóvão e Maracanã.
Os batalhões das áreas onde serão realizadas as partidas – 3º BPM (Méier) e 6º BPM (Tijuca) – também contarão com reforço de efetivo e estarão intensificando o policiamento em seus perímetros de atuação.
Vale ressaltar que a Cidade do Rio de Janeiro já recebeu partidas de dois grandes times no mesmo dia em inúmeras oportunidades, inclusive sendo uma das poucas do país que realiza clássicos com torcidas igualmente divididas, sempre contando com o amplo esquema de segurança da Polícia Militar para a garantia de eventos seguros para os frequentadores e para a população carioca."