Desde a queda na Libertadores de 2023, time ficou à frente em um duelo com ida e volta, na Copa do Brasil, contra o Botafogo-SP. Verdão decide vaga na Libertadores precisando vencer "Na nossa casa será diferente", afirma Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em coletiva
Se no início da era Abel Ferreira o Palmeiras tinha o bom desempenho em copas como uma de suas principais características, no recorte mais recente o time tem patinado em torneios de mata-mata.
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
Das últimas cinco vezes em que esteve em torneios eliminatórios com ida e volta, o Verdão saiu na frente apenas em uma delas: contra o Botafogo-SP, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Mais notícias do Palmeiras:
+ Entenda os planos do Verdão para a volta da Liberta
+ Análise: time volta vivo, mas repete problemas em decisão
Jogadores do Palmeiras se reúnem antes do jogo contra o Botafogo
Alexandre Durão
A lista dos últimos cinco mata-matas com ida e volta tem:
Boca Juniors - Semifinal da Libertadores de 2023
Boca Juniors 0 x 0 Palmeiras (ida)
Palmeiras 1 (2) x (4) Boca Juniors (volta)
Santos - Final do Campeonato Paulista de 2024
Santos 1 x 0 Palmeiras (ida)
Palmeiras 2 x 0 Santos (volta)
Botafogo-SP - Terceira fase da Copa do Brasil de 2024
Palmeiras 2 x 1 Botafogo-SP (ida)
Botafogo-SP 0 x 0 Palmeiras (volta)
Flamengo - Oitavas de final da Copa do Brasil de 2024
Flamengo 2 x 0 Palmeiras (ida)
Palmeiras 1 x 0 Flamengo (volta)
Botafogo - Oitavas de final da Libertadores de 2024
Botafogo 2 x 1 Palmeiras (ida)
Dentro desta sequência, o Verdão venceu os duelos contra Ponte Preta e Novorizontino nas quartas e semifinal do Paulista, respectivamente. Mas os confrontos foram em partidas únicas, com mando alviverde.
Os primeiros títulos da era Abel Ferreira vieram de torneios mata-mata: as Libertadores de 2020 e 2021, além da Copa do Brasil de 2020.
Botafogo 2 x 1 Palmeiras | Melhores momentos | Oitavas de final | Libertadores 2024
Nos últimos dois anos, as principais conquistas aconteceram nos pontos corridos, com o bicampeonato do Brasileirão em 2022 e 2023.
A equipe ainda ganhou a Recopa Sul-Americana em 2022 e a Supercopa de 2023, sendo a primeira com duelo ida e volta com o Athletico e a segunda em confronto único com o Flamengo.
Ao somar o desempenho total, o Palmeiras ainda tem bons números em mata-matas sob o comando de Abel Ferreira: foram 33 classificações ou títulos, com apenas 13 eliminações ou vice-campeonatos em 47 disputas.
O desempenho é ainda melhor se o recorte for apenas na Libertadores: 27 partidas eliminatórias, com 13 vitórias, 11 empates e três derrotas. Em 14 confrontos, foram 12 classificações e apenas duas eliminações até aqui.
Desde que a atual comissão técnica chegou, o Palmeiras sempre chegou pelo menos na semifinal do principal torneio do continente.
Este retrospecto gera expectativa para o reencontro com o Botafogo, na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.
Para evitar mais uma eliminação precoce, como aconteceu na Copa do Brasil, o time precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. A classificação direta depende de um triunfo por pelo menos dois gols de vantagem.
"De virada o Palmeiras entende", diz Bocca | Voz da Torcida
+ Veja mais notícias do Palmeiras
Mais Lidas
???? Ouça o podcast ge Palmeiras????
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge