Eventual novo empate contra o Bahia levará a decisão da vaga para as penalidades máximas O Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, para buscar a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Nilton Santos, o jogo terminou empatado por 1 a 1. Em caso de um novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
Voz do Setorista: Tiquinho fora e Almada entre os relacionados para Copa do Brasil
Com isso, o Alvinegro também trabalha com essa possibilidade, mais especificamente o titular da posição no gol: o goleiro John. O defensor vive a temporada mais desafiadora da carreira, com maior número de jogos entre os clubes que já defendeu - são 26 em 2024; ele havia feito 15 jogos pelo Santos em 2020.
Aos 28 anos, caso o placar não seja definido no tempo normal, ele pode ter a oportunidade de viver outro momento importante vestindo preto e branco.
Veja o levantamento dele e de Gatito feito pelo ge, junto com o Espião Estatístico, do desempenho de ambos pelos clubes brasileiros:
John em Botafogo e Palmeiras
André Durão
John, testado apenas uma vez na decisão
A última e única vez foi pelo Internacional, em 2023, e justamente nas oitavas de final da Copa do Brasil. O time gaúcho devolveu o revés por 3 a 1 ao América-MG e coube a John participar da decisão nos pênaltis, mas foi eliminado por 5 a 4. Ele achou o lado certo em duas das cinco cobranças, mas não conseguiu defender nenhuma delas.
No tempo regulamentar:
Pelo Santos: cinco cobranças e cinco gols
Pelo Botafogo: quatro cobranças e quatro gols - um deles para o Bahia, no Brasileirão (vídeo abaixo)
Aos 40 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Rafael Ratão do Bahia contra o Botafogo
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Gatito experiente
Embora John seja o titular, Artur Jorge terá uma opção mais experiente no banco de reservas. O paraguaio Gatito Fernández, jogador que mais entrou em campo pelo Botafogo do atual elenco, é um nome que pode ajudar no quesito. Inclusive, na última semana, ele esteve com o Paraguai em disputa de pênaltis nos Jogos Olímpicos de Paris, contra o Egito, nas quartas de final, mas foi eliminado.
Gatito em disputas:
Três disputas (venceu todas) - 14 cobranças, sete gols e sete defesas
Olimpia 1 (1 x 3) 0 Botafogo - Terceira fase da Libertadores 2017
Vasco 0 (3 x 4) 1 Botafogo - Final do Carioca 2018
Náutico 1 (3 x 4) 1 Botafogo - Segunda fase da Copa do Brasil 2020
No tempo regulamentar:
Pelo Botafogo: 32 cobranças, 22 gols, oito defesas e duas no travessão
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Escalação do Botafogo: Artur Jorge ganha mais opções e tem dilema no setor ofensivo
+ Botafogo embarca para enfrentar o Bahia com Thiago Almada, mas sem Tiquinho
Histórico contra o Bahia
Bahia e Botafogo se enfrentaram apenas uma vez em decisão por disputa de pênalti, em competição oficial. Foi pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana em 2018. Na ocasião, foi o Bahia quem levou a melhor, vencendo no Nílton Santos por 5x4 nos pênaltis, depois de duas vitórias dos mandantes por 2 a 1.
+ Leia mais notícias do Botafogo
???? Ouça o podcast ge Botafogo ????
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv