Técnico argentino muda esquema tático, promove estreia de zagueiro e consegue encerrar tabus negativos de uma equipe que apresenta indícios de que pode evoluir na sequência do Brasileirão Bahia 0 x 1 Corinthians | Melhores momentos | 18ª rodada | Brasileirão 2024
Uma das maiores cobranças do Corinthians em sua versão 2024 era sobre ter repertório, fugir do óbvio e competir de igual para igual. Em sua segunda partida no comando do clube, o técnico Ramón Díaz deu uma amostra de que essa palavra fará parte do seu dicionário.
Na vitória contra o Bahia, no domingo, fora de casa, o argentino promoveu a estreia de André Ramalho e escalou um time com três zagueiros, com uma linha de quatro jogadores no meio e três peças na frente. Marcação, mobilidade e intensidade parecem as marcas iniciais do trabalho do argentino.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
O Corinthians havia jogado com três zagueiros pela última vez na derrota para o Flamengo, no Maracanã, pela sexta rodada da competição. O grande ponto é a forma como isso foi executado.
A vitória é significativa levando em consideração os tabus negativos que foram quebrados: o Timão venceu a primeira como visitante na atual edição do Brasileirão, conseguiu dois triunfos seguidos na competição depois de quase dois anos e não sofreu gol depois de 11 rodadas sendo vazado.
Mais notícias do Corinthians:
+ Timão quebra tabus negativos com vitória fora de casa
+ Atuações: veja avaliação do ge e dê suas notas
Romero e Yuri Alberto comemoram gol do Corinthians contra o Bahia
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Ainda é pouco para um time do tamanho do Corinthians, mas são sinais de que tem margem para evoluir e mudar a perspectiva dentro do campeonato, que até aqui foi limitar-se a evitar o rebaixamento.
O Corinthians entra em campo na quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Grêmio, na Neo Química Arena, pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Tudo sob controle
O Corinthians iniciou o jogo tentando controlar o Bahia e evitar a pressão inicial dos donos da casa. A formação com três zagueiros deixou a equipe mais solta e com uma marcação forte, com uma linha de quatro à frente dos defensores. Matheuzinho, Alex Santana, Ryan e Hugo protegiam ainda mais a defesa, com Garro, Romero e Yuri alternando posições na recomposição.
O Bahia assustou em chegada após erro de saída de bola de Alex Santana, mas Thaciano errou a finalização. Aos poucos, o Timão passou a chegar mais ao ataque e levar perigo. Yuri Alberto, duas vezes, se atrapalhou na frente depois de receber bons passes de Garro e Romero.
Corinthians teve boa atuação defensiva contra o Bahia
Rafael Rodrigues / EC Bahia
André Ramalho, Félix Torres e Cacá fizeram bom primeiro tempo. O camisa 5, em seu primeiro jogo como profissional no Brasil, não sentiu os mais de dois meses sem entrar em campo. A impressão inicial é das mais positivas.
O Corinthians liderou apenas dois quesitos no primeiro tempo: desarmes e finalizações.
E foi por meio das duas ações que saiu à frente no placar. Alex Santana roubou a bola na defesa e deu passe rápido para Yuri Alberto, que serviu Romero. O paraguaio entrou dentro da área, cortou o zagueiro e marcou um golaço.
Bahia 0 x 1 Corinthians | Gol | 18ª rodada | Brasileirão 2024
Romero vivia jejum de três meses sem marcar até a chegada de Ramón Díaz. Em dois jogos com o treinador, são dois gols. O papel de liderança do paraguaio tem ajudado o treinador em suas propostas de alternar o modelo de jogo do Corinthians.
Pressão suportada
Assim como no primeiro tempo, o Corinthians voltou do intervalo com a clara missão de segurar a pressão do Bahia. A estratégia surtiu menos efeito, e o time sofreu mais as investidas dos donos da casa. Hugo Souza brilhou em grande defesa depois de arremate de Everton Ribeiro dentro da área.
O Timão passou a tentar os contra-ataques. Yuri Alberto e Romero, municiados por Garro, encontraram dificuldade parar acertar o último passe e a finalização ao gol. Enquanto isso, Ramón Díaz tirou o amarelado Ryan para a entrada de Breno Bidon.
Hugo Souza teve grande atuação no segundo tempo contra o Bahia
Jhony Pinho/AGIF
Consistente defensivamente, o Corinthians deixou o Bahia com a bola e apostou nos erros do adversário. Ramón Díaz promoveu outras três mudanças: Garro, Hugo e Romero deixaram o campo para as entradas de Giovane, Matheus Bidu e Wesley.
O Corinthians conseguiu segurar a pressão e passar um jogo sem sofrer gol depois de 11 rodadas no Brasileirão. Da sexta até a 17ª rodada, a defesa do Timão levou 20 gols. No domingo, conseguiu passar ilesa e ajudar a garantir a primeira vitória como visitante na competição.
+ Leia mais notícias do Corinthians
???? Ouça o podcast ge Corinthians????
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e