Zagueiro foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, chegou a ser convidado para participar do time de atletismo da escola e tinha um apelido curioso na infância Você imagina Thiago Silva deixando o futebol de lado para ser de uma equipe de atletismo? E que o seu apelido na infância vai numa direção oposta a de "Monstro", como estamos acostumados? O ge ouviu pessoas ligadas ao zagueiro, na vida adolescente e adulta, e montou um perfil com curiosidades que talvez você não conheça sobre ele. E fica o lembrete: a reestreia pelo Fluminense acontecerá neste domingo, diante do Cuiabá, na Arena Pantanal.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
Thiago Silva mira vitória sobre o Cuiabá em reestreia pelo Flu
Futebol, mas quase foi para o atletismo
Na infância, morando na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Thiago Silva estudava na Escola Estadual Francisco Caldeira de Alvarenga, onde chegou a ser convidado a participar da equipe de atletismo. Cléber Bastos, um antigo professor, foi quem idealizou a ideia devido ao seu porte físico. Mas, no final, prevaleceu o desejo por seguir no futebol. Com isso, era comum vê-lo jogando nos campos de várzea da comunidade de Urucânia. E o detalhe: quase sempre descalço, o que lhe rendeu o apelido de "rato".
Namoro com Belle Silva
Quem pensa que o relacionamento entre Thiago e Belle Silva começou com ele já famoso, está enganado. Na verdade, os dois começaram a namorar na adolescência. Belle também foi criada na zona oeste do Rio de Janeiro, onde conheceu o seu futuro marido e o relacionamento segue até os dias atuais. Hoje, ela se tornou xodó da torcida do Fluminense.
Thiago Silva e Belle Silva na infância
Arquivo Pessoal
Maratona para ir a Xerém
Já com oito anos, Thiago Silva deixou a várzea e passou a jogar competições amadoras. O Nacional, time do bairro, foi um dos primeiros em que atuou. Aos 13 anos, porém, a sua vida mudou: foi aprovado para a categoria de base do Fluminense. Curiosamente, apesar de ter que ir para Xerém diariamente, ele não saiu de Urucânia e fazia um trajeto de quase 250 km para ir e voltar. Haja disposição.
Fim dos biscoitos recheados e refrigerantes
Muito se fala sobre a longevidade de Thiago Silva. Mas como ele chegou até ela? Ao ge, ele contou que precisou fazer uma mudança importante: alterou radicalmente a sua alimentação. Ele combinava biscoitos recheados de chocolate com Coca-Cola. Inclusive nas madrugadas. Entrou para o time da salada. As lesões diminuíram e o rendimento físico melhorou.
Quase morte
Essa talvez seja a história mais conhecida, mas não pode ser ignorada. Em 2005, Thiago Silva jogava no Dínamo de Moscou e foi diagnosticado com tuberculose. O quadro era grave, e o zagueiro teve que ficar internado por cinco meses em um hospital russo. Os médicos chegaram a sugerir a retirada de parte do pulmão do jogador, o que acabaria com sua carreira. A família não permitiu.
A volta por cima começou quando Ivo Worttmann, ex-treinador de Thiago Silva no Juventude, foi contratado pelo Dínamo. Assim que chegou, o comandante conseguiu um especialista, em Portugal, para tratar do zagueiro e curá-lo. Após o fim da doença, outra vez Ivo fez o papel de anjo da guarda e o levou para o Fluminense.
Thiago Silva em coletiva de imprensa no CT Carlos Castilho, do Fluminense
Lucas Merçon/FFC
???? Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv