Levantamento feito pelo g1 aponta que, de 17 promessas feitas pelo prefeito de Porto Velho nas eleições de 2020, 6 foram totalmente cumpridas. Veja o status de cada compromisso. Hildon Chaves, do PSDB, prefeito reeleito de Porto Velho, durante entrevista ao Jornal de Rondônia 1ª Edição
Ana Kézia Gomes/G1
Em três anos e meio de mandato como prefeito de Porto Velho (RO), Hildon Chaves cumpriu 35% das promessas feitas na campanha eleitoral de 2020.
Confira os status das promessas de Hildon Chaves
Do total de 17 compromissos feitos, 6 foram totalmente cumpridos (35%), 5 tiveram cumprimento parcial (29%), e 6 não foram atendidos (35%).
Os dados fazem parte de um levantamento feito, a cada ano, pelo g1. A relação completa das promessas e os seus andamentos encontram-se na página especial "As promessas dos políticos".
Para selecionar as promessas feitas durante a disputal eleitoral de 2020, o g1 considerou o que pode ser claramente cobrado e medido.
Confira o status de cada uma das 17 promessas de campanha de Hildon Chaves:
Divisão por área
Segundo o levantamento, o maior número de promessas cumpridas por Hildon Chaves durante 3 anos e meio de mandado como prefeito, foi na área da Educação e cultura (2).
Os outros compromissos feitos, incluem: 1 no setor de Administração, 1 em Direitos Humanos e Sociais, e 1 em Economia e outro na área da Infraestrutura.
No sentido contrário, a única promessa na área de Habitação foi cumprida em parte. O compromisso era entregar mais de 40 mil títulos de regularização fundiária.
Em relação a essa promessa, a administração municipal informou que a meta não foi atingida, mas, em 2021, a gestão municipal entregou cerca de 1.000 títulos de regularização fundiária. Já em 2024, foram entregues 382 escrituras públicas aos moradores de Porto Velho.
Além disso, constava no plano de governo de Hildon, a promessa de implantar o projeto de acesso ao prontuário eletrônico da saúde. No entanto, o g1 removeu esse compromisso porque o prontuário já havia sido implementado na primeira gestão do prefeito, logo não constaria como uma promessa cumprida no atual mandato.
Metodologia
O g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos.
Quais são os critérios para medir as promessas?
Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é "cumpriu" apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é "não cumpriu". Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é "em parte". Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é "em parte".
Observação: há casos em que não é possível avaliar o andamento da promessa, e o status é considerado "não avaliado".