anuncie

A Euro dos moleques: jovens assumem protagonismo e brigam por prêmios individuais

.

Por Virtual Rondônia em 14/07/2024 às 07:11:53
Lamine Yamal, Nico Williams, Arda Güler e Kobbie Mainoo estão entre os destaques; ge monta seleção de craques sub-21 do torneio Nico Williams e Yamal ganham bolos de aniversário às vésperas da final da Euro

Os holofotes da Eurocopa 2024 apontam para novos nomes do futebol mundial. Jovens talentos assumiram o protagonismo em suas seleções no torneio e se destacaram frente a craques já consagrados, a ponto de dominar a briga pelos prêmios individuais na competição.

Lamine Yamal; Espanha

Getty

Lamine Yamal, que completou 17 anos neste sábado e ainda poderia estar nas seleções de base, é um dos principais jogadores na finalista Espanha, ao lado de Nico Williams, que comemorou 22 anos na sexta. Do outro lado da final, a Inglaterra aposta no camisa 10 Jude Bellingham, de 20 anos. Ainda que não tenha brilhado tanto quanto os espanhóis, foi dele o gol de bicicleta que salvou os ingleses da eliminação nas oitavas, um dos mais bonitos da Euro 2024.

O brilho dos jovens na Euro 2024 levantou uma dúvida: se um jogador sub-21 for eleito o melhor da Euro, ele também pode ganhar o prêmio de melhor jovem? Em resposta a um questionamento do ge, a Uefa disse que um jogador pode, sim, levar para casa os dois troféus.

- Nós confirmamos que um jogador pode vencer tanto o prêmio de Craque da Euro quanto o de Melhor Jogador Jovem, desde que atenda os critérios de elegibilidade para este último (ou seja, tenham nascido a partir de 1º de janeiro de 2002) - respondeu a Uefa.

A escolha do craque e do melhor jovem da Euro é feita por um grupo de 12 ex-jogadores, que também elegem a seleção do torneio e o gol mais bonito. A atribuição deste painel é escolher, também, o craque de cada partida. Seis dos 49 jogos disputados até a final tiveram jogadores sub-21 eleitos como os melhores em campo: Jude Bellingham (duas vezes), Lamine Yamal, Nico Williams, o alemão Jamal Musiala (21 anos) e o turco Arda Güler (19).

Destaques sub-21 da Euro 2024

ge.globo

O ge montou uma seleção com jogadores sub-21 que brilharam no 'futebol de adultos' da Euro 2024. No sistema 3-4-3, o time seria Bart Verbruggen (HOL); Mario Mitaj (ALB), Victor Kristiansen (DIN) e Nuno Mendes (POR); João Neves (POR), Kobbie Mainoo (ING), Xavi Simons (HOL) e Arda Güler (TUR); Nico Williams (ESP), Jude Bellingham (ING) e Lamine Yamal (ESP).

E ainda sobram craques no banco, como os meias alemães Jamal Musiala e Florian Wirtz, o espanhol Pedri, o volante francês Camavinga, o meia holandês Hojlund, o atacante francês Barcola e o português Francisco Conceição, todos com 21 anos.

Números impõem respeito

Verbruggen é o segundo goleiro com mais defesas na Euro 2024

BSR Agency / Getty Images

A começar pelo goleiro da equipe titular do ge, Verbruggen é um dos destaques na Euro 2024 pelas defesas feitas no torneio. Titular absoluto da Holanda, em seis jogos disputados o arqueiro do Brighton, da Premier League, fez 18 defesas, sendo o segundo no quesito.

Na linha defensiva Nuno Mendes tem grande destaque. Com 21 recuperações de bola, foi o segundo jogador no quesito na equipe de Portugal, perdendo apenas para o zagueiro Pepe, de 41 anos. O lateral-esquerdo também foi o único além de Cristiano Ronaldo a conseguir uma assistência pela equipe portuguesa na Euro 2024.

Chegando ao meio de campo, o trio formado por Kobbie Mainoo, Xavi Simons e Arda Güler encantou na Euro. Primeiro na trinca de meias, Mainoo se tornou titular na Inglaterra ao longo do torneio e forneceu um grande equilíbrio para a equipe de Gareth Southgate poder jogar mais com a bola.

Simons e Güler foram titulares absolutos da Holanda e da Turquia, respectivamente, e se destacaram bastante pela ofensividade. O holandês e o turco distribuíram duas assistências e marcaram um gol cada ao longo da Euro. Ambos são vice-líderes em passes decisivos para gols no torneio e ficam atrás justamente do grande nome entre os jovens na competição.

Yamal se tornou o jogador mais jovem a marcar na história da Eurocopa, com 16 anos e 362 dias, ao fazer um golaço contra a França, na semifinal. Além do gol, o atacante espanhol é o líder em assistências da competição, com três passes decisivos para gols de companheiros.

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui