Redação de Karen Angelo Pinheiro foi a escolhida entre 1.137 textos enviados para o concurso. A jovem vai para Brasília representar Rondônia durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Estudante Karen Angelo Pinheiro, 18 anos, vencedora do programa Jovem Senador 2024 em Rondônia
Holdia Alves/Seduc
A estudante Karen Angelo Pinheiro de 18 anos, venceu o programa Jovem Senador 2024 em Rondônia. A jovem é estudante da escola estadual Cora Coralina, em Cacoal (RO). A redação de Karen foi escolhida entre 1.137 textos enviados para o concurso e contou com a participação de 66 escolas de Rondônia em 2024.
Em entrevista ao g1, Karen disse que conheceu o programa através da professora e orientadora Júlia Aparecida Garcia, que convidou a jovem para escrever a redação. A Professora apresentou o tema da edição deste ano que foi: "Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia".
No texto, Karen argumentou sobre a concentração de poder e a corrupção política. A redação foi enviada para Porto Velho, juntamente com a sua inscrição.
Redação escrita por Karen Pinheiro, para o Projeto Jovem Senador
Reprodução/Projeto jovem Senador
Para Karen, a premiação foi uma grande surpresa. Ela conta que não acreditava que seria possível vencer o concurso, afinal eram dezenas de escolas e centenas de redações enviadas para serem escolhidas um vencedor que iria representar Rondônia, no Senado Federal em agosto.
"Eu não demonstrei ansiedade durante a espera do resultado, pois achava que seria algo ímpossível de conquistar", revela Karen.
O resultado foi divulgado pela direção da escola durante um aulão com os alunos do terceiro ano. A estudante percebeu uma movimentação diferente na escola, quando a diretora surpreendeu ela com a premiação.
"Minha diretora chegou acompanhada de várias pessoas filmando e segurando uma caixa escrito Jovem Senador. Quando vi aquilo, a ficha começou a cair", conta a jovem.
Karen contou ainda que tudo isso é encarado como uma oportunidade, já que há 90 anos, as mulheres não tinham o direito de votar e isso para ela é uma grande conquista. Além disso, ela ressaltou a importância da premiação no último ano do ensino médio, para ela é fundamental ter algo que a guie.
"Estar fazendo parte disto é uma honra indescritível e anseio por trazer ainda mais orgulho ao retornar de Brasília", finaliza Karen.
Programa Jovem Senador
Sessão de Encerramento - Programa Jovem Senador 2023
Reprodução/Agência Senado
O programa Jovem Senador acontece todos os anos e proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas, estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso.
O processo de seleção do concurso tem duas etapas:
Profissionais de Porto Velho escolhem três redações do estado e as envia para Brasília, onde uma é escolhida.
O aluno e o professor orientador são selecionados para representar o estado no Senado Federal, em Brasília.
Em Brasília, os jovens senadores participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.
Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Edições anteriores
Jovem Karoliny Discher Martini representa RO no programa Senado Jovem Brasileiro em 2023
Reprodução/Agência Senado
Desde 2008, Rondônia tem sido representada no programa Jovem Senador. Na última edição do programa, Rondônia foi representada pela estudante Karoliny Discher Martini, de 18 anos, da escola estadual Princesa Isabel, em São Miguel do Guaporé (RO).
Os últimos representantes do programa Jovem Senador:
Ana Paula Schwengber - Jovem Senadora em 2014
Roberto Macurap Júnior- Jovem Senadora em 2015
Leonardo Silva Brito- Jovem Senador em 2016
Maique Suile Carmo dos Santos- Jovem Senador em 2017
Letícia Nazare da Silva- Jovem Senadora em 2018
Nayara de Oliveira Silva - Jovem Senadora em 2019
Guilherme Bento Smaleski- Jovem Senadora em 2022
Karoliny Discher Martini- Jovem Senadora em 2023
Karen Angelo Pinheiro- Jovem Senadora em 2024
Em cerca de 16 anos, todos os representantes de Rondônia no Programa Jovem Senador são do interior do estado.