Equipes se enfrentam pela primeira vez na história em busca de título inédito na competição continental; ge acompanha em tempo real Olympiacos e Fiorentina se enfrentam, nesta quarta-feira, pela final da Liga Conferência. A partida, que será disputada em Atenas, na Grécia, marca um encontro inédito entre os dois times, que têm a chance de conquistar um título que ainda não possuem. A bola rola às 16h (de Brasília) e o ge acompanha o confronto em tempo real.
Rodinei comanda festa do Olympiacos após vaga na final da Liga Conferência
Veja o caminho percorrido por cada finalista na Liga Conferência
É difícil pensar em campeões que não sejam inéditos na Liga Conferência, tendo em vista que a competição que foi criada pela Uefa na temporada 2021/22 e só teve dois vencedores até o momento. A Roma foi a primeira campeã e o West Ham venceu a segunda edição do torneio na temporada passada, batendo justamente a Fiorentina na final.
O Olympiacos vai disputar sua primeira final continental da história na Liga Conferência logo na sua estreia na competição. A equipe da Grécia disputou a fase de grupos da Liga Europa e terminou na terceira posição no Grupo A. A eliminação colocou o time nos playoffs da Liga Conferência, onde os gregos eliminaram o Ferencváros e conseguiram uma vaga nas oitavas de final.
Desde então, o Olympiacos passou pelo Maccabi Tel Aviv, de Israel, nas oitavas de final e protagonizou um duelo emocionante com o Fenerbahçe nas quartas do torneio, conseguindo a classificação para as semis nos pênaltis. Depois de eliminar o clube da Turquia, o clube da Grécia enfrentou o Aston Villa e eliminou a equipe da Inglaterra com um placar agregado de 6 a 2, o que foi uma surpresa diante das diferenças técnicas entre os dois times.
Veja mais notícias do Futebol Internacional
Kostantinos Tzolakis pegou três pênaltis contra o Fernerbahçe nas quartas da Liga Conferência
Oliver Hardt / UEFA
— Para chegar à final, precisamos eliminar grandes equipes. Não é possível avançar com facilidade. Nós merecemos ser finalistas — disse Konstantinos Tzolakis, na véspera da decisão. O goleiro do Olympiacos tem apenas 21 anos e é um dos grandes nomes da equipe na competição.
Do outro lado do confronto, a Fiorentina chega à sua segunda final consecutiva da Liga Conferência e ainda busca seu primeiro título na competição. A equipe italiana precisou disputar os playoffs para se classificar para a fase de grupos do torneio. Desde então, a Fiorentina está invicta nos 12 jogos que disputou, com seis vitórias e seis empates na Liga Conferência.
Ex-Barcelona e Juventus, Arthur faz um gol após mais de três anos
A equipe italiana enfrentou equipes menos tradicionais nas fases eliminatórias da competição europeia. Nas oitavas, passaram pelo Maccabi haifa, de Israel; nas quartas, empataram duas vezes com o Viktoria Pilzen, da República Tcheca e venceram a partida na prorrogação. Nas semis, superaram o Club Brugge, da Bélgica, com uma vitória e um empate para chegar à decisão.
Vincenzo Italiano, treinador da Fiorentina
Fabio Balaudo / UEFA
— Perder a final em Praga nos feriu, a mim, aos jogadores e o clube. Amanhã nós vamos fazer tudo que pudermos para nos redimir e deixar essa decepção para trás — disse o treinador Vincenzo Italiano.
OLYMPIACOS X FIORENTINA
Data e horário: 29 de maio, quarta-feira, às 16h (de Brasília)
Local: AEK Arena, Atenas, Grécia
Onde assistir: SBT, ESPN, Star+ (streaming), com acompanhamento em tempo real do ge
Prováveis escalações
Olympiacos: Tzolakis; Rodinei, Retsos, David Carmo, Ortega; Chiquinho, Iborra, Hezze; Podence, El Kaabi, Fortounis. Técnico: Jose Luis Medilibar
Fiorentina: Terracciano; Dodô, Martínez Quarta, Milenkovi?, Biraghi; Mandragora, Bonaventura; González, Beltrán, Kouamé; Belotti. Técnico: Vincenzo Italiano