Goleiro é o primeiro reforço após compra da SAF por Pedrinho, que pretende janela agressiva Foi oficialmente aberta a era Pedro Lourenço no Cruzeiro. O anúncio de Cássio marcou a primeira contratação sob a nova gestão e dá uma resposta ao mercado sobre a forma de agir da nova diretoria, que, por outro lado, teme inflação diante da divulgação ampla sobre o maior orçamento do clube.
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Pedro Lourenço fala sobre reforços no Cruzeiro e disputa de títulos
Mais notícias do Cruzeiro
Contratações do Cruzeiro para 2024: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Cruzeiro anuncia compra de João Marcelo
Desde que acertou a compra das ações da SAF junto a Ronaldo Fenômeno, Pedrinho deixou claro aos pares que pretendia investir no mercado de julho e reforçar o grupo para o Brasileiro e a Sul-Americana. Assunto tratado com Alexandre Mattos desde o primeiro contato para que ele assumisse a pasta do futebol.
Com algumas posições previamente estabelecidas como alvos desde o início, o Cruzeiro passou a se movimentar no mercado – principalmente exterior – para identificar oportunidades e "beber água limpa" em um momento do fim da maior parte das ligas.
Em meio a essa situação, o Cruzeiro, principalmente nas figuras de Mattos e Paulo Pelaipe (diretor executivo), tem realizado dezenas de consultas a jogadores e clubes, além de receber "sugestões" de agentes no mercado.
A maioria das conversas ainda têm status de sondagens, buscando entender a situação contratual antes de evoluir a uma proposta. Cássio, por exemplo, foi uma oportunidade de mercado, diante do momento de instabilidade no Corinthians e da proximidade do fim do contrato.
Com essa situação, alguns empresários importantes do mercado brasileiro, consultados pelo ge, entendem que o clube será um importante agente na janela do país, estando disposto a competir por alguns nomes com concorrentes de poderio maior.
Dentro da diretoria, algumas pessoas entendem que essas situações são importantes para ajudar o Cruzeiro a voltar a ter condições de exercer grandes contratações e montar times competitivos. Por outro lado, também há o entendimento de que poderá gerar um pedido mais alto dos jogadores (em luvas e salários) e de outros clubes (para vendas de direitos econômicos).
Pedro Júnior e Alexandre Mattos, Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Apesar disso e do recado de que fará investimentos, o Cruzeiro não fará loucuras. Haverá, no entanto, um incremento considerado importante no orçamento inicialmente previsto, em folha salarial e também em possíveis investimentos para aquisição de direitos econômicos.
- Hoje em dia, são cifras muito elevadas, e a gente precisa de responsabilidade quanto a isso. Mas, temos o Alexandre e o Paulo, experientes dentro do mercado e que sabem o momento de atuar no mercado - disse Edu Dracena, diretor-técnico.
"Contratando o Cássio, a expectativa eleva, mas temos que ter os pés no chão e saber que aqui também têm jogadores importantes."
A situação também influencia no que diz respeito aos jogadores que fazem parte do elenco atualmente. O entendimento é de que o Cruzeiro terá mais condições de segurar jogadores que, eventualmente, despertem atenção no mercado.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????