Atacante do Athletic, líder da Série C, tem sete gols no Brasileiro e média em 2024 de 0,82 gol por jogo. , surgiu no Cruzeiro, brilhou em ligas europeias e teve passagem apagada pelo Timão. Jonathas tem mostrado faro de gol com a camisa do Athletic
Fernanda Trindade/Athletic
Depois de dividir a artilharia do Campeonato Mineiro com Hulk, do Atlético-MG, o atacante Jonathas, do Athletic, caminha a passos largos na briga para ser o principal goleador da Série C do Campeonato Brasileiro. Neste início das competições nacionais, o jogador revelado pelo Cruzeiro, ex-Corinthians e que chegou a ser chamado pela imprensa espanhola de "novo Diego Costa" após boa temporada pelo Elche, é o principal artilheiro das quatro divisões do futebol brasileiro.
O atacante tem sete gols nas cinco primeiras rodadas e já igualou o número conquistado por ele para ser um dos artilheiros do Mineiro. Com média de 1,4 gol por jogo na Série C e com 0,82 gol por partida em 2024, Jonathas tem sido peça fundamental na campanha do Athletic, líder com 100% de aproveitamento.
+ Seja o primeiro a saber as notícias do esporte! Clique aqui e siga o ge Zona da Mata no WhatsApp
Na última segunda-feira, Jonathas marcou o sétimo gol dele na competição e deu a vitória ao Athletic diante da Aparecidense. Antes disso ele havia marcado três vezes contra o Caxias, uma vez diante do Remo e em duas oportunidades diante do CSA. Ele só não balançou as redes na vitória sobre o ABC.
Na temporada inteira, os números também impressionam. Jonathas marcou 14 gols em 17 partidas em 2024, com uma média de 0,82 tento anotado por partida.
LEIA TAMBÉM
"Novo Diego Costa", papo com CR7 e Covid-19: relembre as andanças do atacante Jonathas
Carreira
Formado na base do Cruzeiro, Jonathas foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2007. Naquele time, o centroavante atuava ao lado de jogadores que também vingaram no futebol profissional como o goleiro Rafael, o zagueiro Maicon e o meia-atacante Guilherme.
Jonathas (3º em pé) foi campeão da Copinha em 2007 pelo Cruzeiro
Divulgação
Em 2008, o jogador foi negociado com o AZ Alkmaar, da Holanda. Em seguida, foi para o futebol italiano e na temporada 2014/2015, Jonathas foi comprado pelo Elche, da Espanha, onde marcou 14 gols, e foi chamado de "novo Diego Costa".
Jonathas viveu grande momento no Elche, da Espanha
Getty Images
Na temporada seguinte, Jonathas foi transferido ao Real Sociedad. Depois, jogou pelo Rubin Kazan, da Rússia, e pelo Hannover, da Alemanha.
Repatriado pelo Corinthians em 2018, Jonathas não se firmou. O atacante jogou nove jogos pelo time paulista e marcou apenas um gol. Em entrevista ao ge, o jogador reconheceu que a passagem pelo Timão "foi muito abaixo do esperado".
Jonathas jogou o Brasileirão de 2018 pelo Corinthians
Marcello Zambrana/Agência Estado
Depois disso, retornou ao Hannover e se transferiu novamente para o Elche antes de atuar no futebol dos Emirados Árabes e da Índia. Em seguida, defendeu Náutico e Inter Limeira antes de acertar com o Athletic e voltar a Minas Gerais.
Com sete gols, Jonathas ajudou o Athletic a ficar com o título do Troféu Inconfidência (torneio disputado entre o 5º e 8º colocados da fase classificatória do Mineiro) e garantir vaga na Copa do Brasil pelo terceiro ano seguido.
Jonathas comemora gol ao lado de companheiros
Fernanda Trindade/Athletic
Jonathas atuou em 10 partidas no Campeonato Mineiro. O centroavante marcou cinco gols na primeira fase do Estadual e dois na decisão do Troféu Inconfidência contra o Pouso Alegre.
Confira os goleadores de casa série do Brasileirão
Série A
3 gols
Vargas - Atlético-MG
Everaldo - Bahia
Danilo - Botafogo
Luciano - São Paulo
Vegetti - Vasco
Série B
4 gols
Marcos - Goiás
Gustavo Coutinho - Sport
Série C
7 gols
Jonathas - Athletic
Série D
5 gols
Paulo Rangel - Moto Clube