Treinador português estreia nesta quinta-feira contra a LDU O novo treinador do Botafogo Artur Jorge fará a estreia pelo clube nesta quinta-feira, quando enfrenta a LDU pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, às 19h, no Estádio Casablanca, em Quito, no Equador.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Veja a coletiva da apresentação oficial do Artur Jorge no Botafogo
A partida marcará também o começo de uma maratona de jogos que só se encerrará no início de junho, com partidas a cada três dias sem intervalos mais longos. Em meio a isso, o português precisa consolidar suas ideias em um elenco que não foi montado por ele e sem direito a uma janela de contratações efetiva.
A missão não é das mais fáceis, mas é dessa forma que Jorge começa uma nova era no Glorioso. O ge listou cinco desafios que o treinador terá neste início de projeto. Confira e vote na prioridade:
Ajustar a defesa
O sistema defensivo tem sido um dos calcanhares de Aquiles do Botafogo nesta temporada. São 19 gols sofridos em 20 partidas, sendo a maior parte delas contra times de menor investimento do Campeonato Carioca.
O setor passou por muitas mudanças de 2023 para 2024 e carece de ajustes. É preciso de consistência em uma temporada muito longa com três competições sendo disputadas ao mesmo tempo.
Recuperar Eduardo
Vaiado no momento em que foi substituído na partida contra o Junior Barranquilla, o meia é uma das peças que foi essencial no melhor momento recente do clube, mas que não consegue recuperar o mesmo nível de desempenho desde então.
Hoje, o clube tem uma nova opção no paraguaio Óscar Romero, que fez a estreia pelo clube justamente na última partida do torneio continental. Ainda assim, tirar a melhor produção do camisa 33 segue sendo importante para o presente e futuro do clube.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Botafogo tem terceiro técnico português em um ano com Artur Jorge; veja aproveitamento
+ Botafogo resolve pendências com Igor Jesus, que já posou com camisa do clube
Classificar na Libertadores
Em termos de competições e resultados, o objetivo mais imediato é a classificação na fase de grupos da Libertadores que pode se complicar nas próximas rodadas. O Botafogo foi o único brasileiro a estrear em casa e perdeu para o Junior por 3 a 1.
A próxima partida é na altitude de Quito contra a LDU, que também perdeu na estreia. Com o resultado adverso da estreia, buscar pontos fora de casa passa a ser essencial.
Considerando a meta de 10 pontos somados, que em geral classifica os times às oitavas, é preciso de três vitórias e um empate nas cinco partidas que restam, sendo só duas delas no Rio de Janeiro.
Artur Jorge conversa com Fábio Matias em treino do Botafogo
Vitor Silva/Botafogo
Envolver melhor Tiquinho Soares
O centroavante paraibano segue sendo o grande nome do Botafogo neste começo de temporada. Apesar de participar muito do jogo, abrir espaços e gerar jogo, ele não tem colocado muitas bolas na rede.
Muito por conta das poucas oportunidades que tem tido de finalizar. Envolver melhor o camisa 9 na construção ofensiva vai ajudar todo mundo a evoluir e a equipe a voltar a vencer.
+ Leia mais notícias do Botafogo
Encaixar Jeffinho e Luiz Henrique no time
A volta de Jeffinho e a compra de Luiz Henrique, por 20 milhões de euros, foram dois dos principais movimentos do clube na janela de transferências deste começo de 2024. Extrair o melhor dos dois no time titular pode ajudar a fazer a equipe a saltar de patamar.
Os dois perderam um pouco de espaço por conta de lesões sofridas no começo do ano que os tiraram de campo por mais de um mês. Nesse período, Savarino e Júnior Santos se consolidaram entre os 11 e viraram destaques da equipe.
Agora é preciso saber gerir bem as opções no setor. Considerando o estilo que o treinador gosta de impor em seus times, Luiz Henrique é um encaixe que faz mais sentido do que Júnior. Porém o camisa 11 é o artilheiro da Libertadores com oito gols. Dilema para o português resolver.
Qual o principal desafio de Artur Jorge na chegada ao Botafogo?
???? Ouça o podcast ge Botafogo ????
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv