Semtran instalou blocos para orientar motoristas e motociclistas da capital. Diretor de trânsito diz que condutores podem ser multados se passarem por cima do local. Nova sinalização na região do shopping de Porto Velho tem causado dúvidas
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) instalou dezenas de gelos-baianos na avenida Calama, no bairro Flodoaldo Fontes Pinto, sentido Zona Leste.
O objetivo da sinalização é evitar que motoristas e motociclistas façam conversão à esquerda, ao sair do estacionamento do Porto Velho Shopping.
Segundo João Luiz, diretor de tráfego da Semtran, a conversão de veículos nessa localidade da avenida sempre foi proibida, mas muitos condutores a desrespeitavam.
"O prefeito determinou que a gente traga segurança no trânsito. Houve a revitalização da avenida Calama, instalados os chamados gelos-baianos, que inibe ainda mais essa conversão à esquerda. O que traz uma segurança maior a quem trafega no local", afirma.
A expressão gel-baiano refere-se a um bloco de concreto usado para impedir ou orientar o trânsito de veículos automóveis.
É infração de trânsito 'furar' o gelo-baiano?
Sim. Segundo Luiz, condutores que passem entre os gelos-baianos, como motociclistas, podem ser multados em até R$ 900.
O município afirma que sempre foi proibida a conversão à esquerda na avenida Calama, na saída do shopping, para ir sentido Rio Madeira.
"O que aconteceu é que a sinalização que havia foi se perdendo com o tempo a visibilidade, então nós refizemos a sinalização", conta.
Nesta semana também foram colocados cones provisórios na margem da avenida Calama para evitar que motoristas estacionem no local.
"