Timão foi eliminado com uma rodada de antecedência e usou jogo final para testar jovens; veja raio-x da campanha frustrante no Estadual Com a saída de Rojas, camisa 10 do Corinthians está sem dono
Terminou no último domingo a melancólica participação do Corinthians no Campeonato Paulista de 2024. Eliminado ainda na fase de grupos e com uma rodada de antecipação, o Timão se despediu com um empate por 0 a 0 contra o Água Santa, em partida na qual vários jovens ganharam um raro espaço no estadual.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
Mas, afinal, quem mais jogou no estadual? Quem terminou como artilheiro dentro da competição? Quem perdeu espaço? A equipe do ge fez um raio-x da campanha alvinegra que terminou com a frustrante eliminação.
O Timão, em 12 rodadas, somou apenas 14 pontos e terminou com a terceira colocação do Grupo C. Foram três pontos de diferença para a Inter de Limeira, que avançou em segundo lugar para enfrentar o Red Bull Bragantino nas quartas de final do Paulistão.
Mais notícias do Corinthians:
+ Giuliano, do Santos, cobra R$ 1,8 milhão na Justiça
+ Timão consulta CBF para escalar Cacá na quinta-feira
+ Rojas move ação contra o Corinthians na Fifa
António Oliveira conseguiu melhorar o desempenho do Timão no Paulistão
Marcos Ribolli
Nesse período, o Timão anotou 14 gols e sofreu também 14, números que ressaltam a irregularidade de uma campanha que chegou a ter cinco derrotas seguidas no início e terminou com apenas um resultado negativo na reta final da competição.
Quem mais jogou
Ninguém jogou tanto no Corinthians quanto Félix Torres. Poupado somente da rodada final contra o Água Santa, o equatoriano liderou o número de minutos do Timão no estadual. Foram 1.104 minutos em campo desde a estreia ocorrida ainda na primeira rodada.
A segunda colocação ficou com outro reforço que chegou para 2024: o volante Raniele (1.032), que sequer esteve entre os relacionados para o duelo contra o Água Santa no domingo. O pódio de minutagem é completado por Cássio. O lateral Hugo foi o único a atuar em todas as partidas.
Félix Torres: 1.104
Raniele: 1.032
Cássio: 992
Maycon: 911
Fagner: 893
Félix Torres foi quem mais atuou no Paulistão
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Quem menos jogou
O Corinthians montou o elenco conforme as rodadas do Campeonato Paulista avançavam. A chegada de reforços durante a competição obrigou Mano Menezes, treinador na primeira metade do estadual, a usar muitos jovens nas rodadas iniciais.
Assim, o jovem Yago, que entrou diante de Guarani e Ituano, nas duas primeiras rodadas, terminou como o atleta com menos minutos daqueles que entraram em campo. Com apenas 18 anos, o volante esteve em ação por 17 minutos.
Entre os que menos jogaram está Igor Coronado, último reforço apresentado para o Paulistão e que entrou em campo somente diante do Santo André, na rodada 11. Depois, o meia acabou diagnosticado com uma lesão muscular.
Yago: 17
Kayke: 20
Igor Coronado: 22
Giovane: 37
Breno Bidon: 54
Igor Coronado atuou só na penúltima rodada do Paulistão
Marcos Ribolli
Uso da base
Ao todo, Mano Menezes e António Oliveira utilizaram 32 jogadores durante a campanha corintiana no Estadual. Deste grupo, 15 são oriundos das categorias de base do Timão.
Seis nomes saíram do título da Copinha para ter oportunidades no Paulistão: Léo Maná (180 minutos, três jogos); João Pedro (107 min, um jogo); Ryan (96 min, quatro jogos); Breno Bidon (54 min, um jogo); Kayke (20 minutos, um jogo); e Arthur Sousa (49 min, três jogos).
Breno Bidon estreou pelo profissional do Corinthians contra o Água Santa
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
O Timão ainda teve o jovem Yago, de 18 anos, que ganhou minutos enquanto os atletas citados acima jogavam a Copa São Paulo. O volante atuou por 17 minutos divididos entre os jogos com Guarani e Ituano.
Outros atletas do "Terrão", mas já presentes há mais tempo no profissional, também jogaram no Paulistão: Caetano (724 min, nove jogos); Raul Gustavo (356 min, quatro jogos); Matheus Araújo (352 min, seis jogos); Guilherme Biro (152 min, três jogos); Giovane (37min, um jogo) e Wesley (642 min, 11 jogos).
+ Leia mais notícias do Corinthians
Fagner e Maycon, também formados na base e consagrados no clube, entram para a estatística. O lateral esteve em campo durante 893 minutos, 10 jogos, enquanto o meio-campista jogou 911 minutos, espalhados em 10 partidas.
Gols e assistências
Yuri Alberto terminou o Paulistão com cinco gols
Marcos Ribolli
Depois de encarar vaias na primeira parte do Paulistão, Yuri Alberto terminou em alta nas estatísticas ofensivas do Corinthians no Paulistão Com cinco gols, o camisa 9 liderou o quesito de participação em gols da equipe. Foram 14 bolas nas redes rivais em 2024.
O paraguaio Ángel Romero terminou na segunda colocação ao colaborar com três gols e uma assistência durante o Paulistão. O meio-campista Maycon, com dois gols e dois passes, completa o top-3.
Artilharia:
Yuri Alberto: 5
Romero: 3
Maycon: 2
Wesley, Rodrigo Garro, Pedro Raul e Arthur Sousa: 1
Assistências:
Fagner: 3
Maycon: 2
Raul Gustavo, Romero, Matías Rojas, Gustavo Mosquito e Hugo: 1
Disciplina
António Oliveira recebe cartão amarelo no jogo diante da Ponte Preta
Marcos Ribolli
O Corinthians terminou o Paulistão entre as equipes mais indisciplinadas. Entre os 12 clubes da competição, o time recebeu três cartões vermelhos. O Timão, inclusive, teve Ryan expulso na despedida da competição.
Entre cartões amarelos foram 33 advertências. Até o técnico António Oliveira acabou suspenso pelo excesso de punições dentro do Paulistão. Destaque para Félix Torres, que atuou em 11 jogos e não recebeu qualquer cartão.
Vermelhos
Caetano (São Paulo)
Cássio (Palmeiras)
Ryan (Água Santa)
Amarelos
Romero e Fagner: 4
Raul Gustavo, Gustavo Henrique e António Oliveira: 3
Caetano, Maycon e Pedro Raul: 2
Raniele, Ryan, Léo Maná, Cássio, Matías Rojas, Yuri Alberto, Wesley, Pedro Henrique e Breno Bidon e Diego Favarin (preparador de goleiros): 1
???? Ouça o podcast ge Corinthians????
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e