Comentarista Henrique Fernandes explica como números podem ser consequência de um modelo específico de jogo adotado por Vagner Mancini Henrique Fernandes avalia números do América-MG neste Campeonato Brasileiro
Após a derrota para o Ceará pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico do América-MG, Vagner Mancini, ficou na bronca com o time pela quantidade de erros de passe na partida. Mas, o índice não se restringe apenas aquele jogo. Na competição, o Coelho é o líder de passes errados, além de ser o que mais comete faltas.
Notícias do América
América-MG solicita à CBF áudio da cabine do VAR do jogo contra Ceará
Sinal de que o América-MG não está bem? Não necessariamente. O comentarista Henrique Fernandes explica como estes números podem ser consequência de um modelo específico de jogo.
De acordo com o Footstats, o América-MG é o time que mais erra passes neste Brasileirão. São 438 passes errados nos últimos 10 jogos, média de 43,8% no campeonato. Para Henrique Fernandes, este é um reflexo do estilo de jogo adotado pelo técnico Vagner Mancini, que é baseado no contra-ataque.
- O América-MG é um time que contra-ataca mais do que produz em ações sustentadas de posse de bola, em ataques posicionais. E se você contra-ataca mais, você força mais o jogo direto, aumenta a chance de você errar o passe - afirma o comentarista.
Everaldo; América-MG
Mourão Panda/América-MG
"Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!"
Isso, não entanto, não significa que o Coelho não deva melhorar a precisão do passe, pelo contrário. Para Henrique Fernandes, é importante que o time melhore o desempenho na hora de conectar a defesa e o ataque.
A partida contra o Ceará é um claro exemplo disso. Lucas Kal, Juninho e Alê tiveram dificuldade em acelerar o jogo, e o América-MG não chegou a oferecer perigo ao goleiro do Vozão.
- Claro que tem que ser mais preciso para poder conectar bem as ações e criar chances de finalização. Mas é algo também que eu vejo como efeito colateral de um efeito de jogo que tem sido bem praticado - pondera Henrique.
Faltas cometidas
Ainda segundo o FootStats, o Coelho também é o líder de faltas cometidas neste Brasileiro. Até agora, já foram 175 marcações, média de 17,5 por partida. Para o comentarista Henrique Fernandes, os dados são um reflexo de uma marcação mais agressiva - e que tem sido importante para o time.
- O Mancini passou a marcar de forma diferente desde o clássico contra o Atlético-MG. O América-MG passou a pressionar seus adversários muito mais avançado. Passou a ser mais agressivo na tentativa de roubada de bola, ou na pressão pra forçar um erro adversário. Ainda não é um time que rouba muitas bola, mas é um time que força mais o erro, que dificulta mais a saída de bola dos adversários.
Os gols de Atlético-MG 1 x 2 América-MG, pela 5ª rodada do Brasileirão 2022
Para o comentarista, um exemplo disso foi no clássico contra o Atlético-MG, na quinta rodada, em que o Coelho venceu por 2 a 1. O primeiro gol do América-MG veio de pênalti sofrido por Juninho em uma roubada ofensiva sobre o Allan.
- O número de faltas é um efeito colateral à isso. Você é mais agressivo na tentativa de roubada, então eventualmente você vai cometer mais faltas. Então é algo bem aceitável - finaliza o comentarista.
>> Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!
Assista: tudo sobre o América-MG no ge, na Globo e no Sportv
O podcast ge América está disponível nas seguintes plataformas:
???? Spotify - clique aqui para ouvir!
???? Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
???? Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
?? Dá o play!
Seja sócio Onda Verde - América-MG
Divulgação
Acesse https://www.americamineiro.com.br/