Jogador assumiu a condição de capitão nesta temporada, com a chegada do novo técnico Lucas Silva está na terceira passagem pelo Cruzeiro. Foi bicampeão brasileiro como cria da Toca, retornou após passagem pela Europa e ganhou duas vezes a Copa do Brasil. Agora, participa da reconstrução do clube usando a braçadeira de capitão. Decisão tomada por Nicolás Larcamón e que surpreendeu até o próprio jogador.
Notícias do Cruzeiro
Cruzeiro recebe capitão do sub-20 e fecha busca por zagueiros com Villalba
Arrancada de João Pedro pelo Cruzeiro em clássico supera 33 km/h; veja lance
Lucas retornou ao Cruzeiro no meio do ano passado, após perder espaço no Grêmio. Quando chegou à Toca, Rafael Cabral era o capitão. Esperava-se que a função fosse mantida para 2024, mas o volante disse que houve uma conversa com Larcamón logo no início da pré-temporada sobre o assunto. A declaração foi em entrevista ao Boleiragem, do SporTV.
- No ano passado, quando cheguei no momento de reconstrução, com essa responsabilidade de em alguns momentos exercer liderança. Contra o Botafogo eu fui capitão.
"Nesta temporada, quando o Nico chegou, ele disse que eu, Romero e Cabral seríamos os capitães da temporada."
São os três jogadores mais identificados com o clube. Lucas acumula mais de 216 partidas com a camisa do Cruzeiro; Romero está na segunda passagem, após conquistar a Copa do Brasil de 2017 e 2018; e Rafael Cabral – assim como Filipe Machado – está na Toca desde o início da gestão SAF, há dois anos.
Apesar da identificação com o Cruzeiro e da experiência na carreira, com passagens por Real Madrid, Olympique de Marselha e Grêmio, Lucas Silva revela que sentiu um frio na barriga ao assumir a condição de capitão da equipe em 2024.
- No primeiro jogo, quando cheguei vi o armário com a flâmula e a braçadeira. Confesso que me deu frio na barriga, mas me sinto preparado para essa responsabilidade. Vou carregar essa braçadeira e esse escudo com muita honra e muito orgulho, colocando em prática no clássico, onde tentei exercer essa liderança. Me sinto preparado para a responsabilidade ao longo da temporada.
Lucas Silva e Rafael Cabral após Atlético-MG x Cruzeiro
Staff Images/Cruzeiro
O Cruzeiro ainda não perdeu no ano. Soma duas vitórias e um empate nas rodadas iniciais do Mineiro. Lucas Silva considera que 2024 será diferente, após o time lutar contra o rebaixamento em 2023. Na atual temporada, ainda terá Copa do Brasil e Sul-Americana pela frente.
"Tivemos uma temporada bastante difícil pela reconstrução, mas este ano vai ser diferente. Expectativa melhor, pelo time ter uma espinha, também jogadores identificados com o clube e com a torcida, e também coma chegada de reforços, que aumentaram o nosso nível."
- O técnico Nico chegou com uma pegada diferente, uma formação nova. Fizemos uma excelente pré-temporada.
Outras respostas de Lucas Silva
Vitória no clássico
- Foi um jogo muito especial. Clássico que eu encaro com uma particularidade, por ser cria da Toca e estar em um momento diferente no Cruzeiro, agora como capitão e tentando exercer a liderança. Antes e depois dos jogos. Fizemos uma grande partida, saímos felizes com a vitória, que foi muito importante.
Missão para 2024
- Desde o primeiro dia de treino, onde tivemos reunião com a diretoria e o staff, dissemos que seria um ano completamente diferente. Como eu disse, a gente quer trazer esse otimismo, essa vontade do torcedor ir ao Mineirão. Não com peso, mas motivado para ver o Cruzeiro competitivo, que tem padrão, que tem toque de bola, como sempre foi. Desde o primeiro jogo, estamos buscando isso. O treinador chegou extraindo o potencial de todos, com uma formação diferente, com três zagueiros e preenchendo mais o meio. Até o clássico, conseguimos comprovar que estamos no caminho certo, com um bom sistema.
Impressão sobre Larcamón
- É um excelente treinador, que chegou preocupado com gestão de ambiente e demonstrou uma inteligência tática grande, comprovada no clássico. Começamos com uma formação, depois me chamou para mudar em cima do que estava jogando o adversário. Obtivemos vantagem e criamos as jogadas que treinamos na pré-temporada.