De la Cruz, do Flamengo, é a única nota 10 até o momento. Confira ranking de notas dos principais reforços dos times brasileiros neste mercado de início de ano Quando o mercado de transferências se movimenta chega a época de avaliar algumas das principais contratações dos grandes clubes brasileiros aqui no blog. Nesta primeira semana, preparei análises de 20 jogadores diferentes.
Versatilidade no meio: Uruguaio De La Cruz chega ao Flamengo
As notas são pautadas em alguns critérios: qualidade do jogador, encaixe na proposta do clube ou do treinador em exercício, valor pago em relação ao valor de mercado do atleta, idade, histórico recente e comportamento extracampo.
Leia mais análises e opiniões no blog do Rodrigo Coutinho
Vai e vem do mercado: quem sai e quem chega nos principais clubes
Daqui a duas semanas trarei novas avaliações de acordo com as transferências que forem acontecendo, e formaremos um ranking de contratações de acordo com as notas dadas. Confira!
Notas das contratações dos times brasileiros:
De la Cruz (Flamengo) - 10
Gustavo Scarpa (Atlético-MG) - 8
Renato Augusto (Fluminense) - 8
Rodrigo Garro (Corinthians) - 8
Everton Ribeiro (Bahia) - 8
Lucas Halter (Botafogo) - 7
Jeffinho (Botafogo) - 7
João Victor (Vasco) - 7
Anibal Moreno (Palmeiras) - 7
Damián Bobadilla (São Paulo) - 7
Jean Lucas (Bahia) - 7
Soteldo (Grêmio) - 7
Lucas Alario (Internacional) - 7
Gabriel Veron (Cruzeiro) - 7
Romeo Benitez (Athletico-PR) - 7
Ferreira (São Paulo) - 6
Raniele (Corinthians) - 6
Caio Paulista (Palmeiras) - 6
Gil (Santos) - 6
Cazares (Santos) - 4
Gustavo Scarpa, novo reforço do Atlético-MG
Atlético-MG
De la Cruz (Flamengo) – 10
Um dos melhores meio-campistas deste momento no futebol latino americano. Basta dizer que Arrascaeta é reserva dele na seleção uruguaia. O novo meia do Flamengo possui características diferentes de seu compatriota, e eles podem se complementar muito bem caso Tite os escale no centro do campo.
O novo meia rubro-negro consegue atuar como meia-central, ''segundo volante'' ou ''falso ponta'', saindo de um dos lados e circulando a intermediária quando a equipe tem a bola. Entrega dinâmica de movimentação, ocupa muitos espaços no campo de jogo, qualidade no passe e na finalização, poder de infiltração e auxílio na marcação.
Não é tão cerebral ou habilidoso quanto Arrascaeta, mas vale os 77 milhões de reais pagos pelo Flamengo. Possui apenas 26 anos, se lesiona pouco e pode dar muito retorno esportivo ao clube carioca. Se conseguir uma boa adaptação ao Brasil, não deve demorar a fazer a diferença. Algo contrário a isso seria muito surpreendente.
Veja como foi o primeiro dia de De La Cruz no Flamengo
Gustavo Scarpa (Atlético-MG) – 8
Mesmo sem conseguir se desenvolver no futebol europeu e retornando ao país um ano depois de sua saída, não dá para duvidar da capacidade de Gustavo Scarpa desequilibrar. Pelo menos esta foi a sua última amostragem em solo nacional. Terminou o Brasileirão 2022 como o craque do campeonato em mais um título do Palmeiras. E o Atlético resolveu apostar nisso.
Os 27 milhões de reais por um meia de 30 anos, pagos pelo Galo ao Notthingam Forest, poderiam representar algo acima do mercado em condições normais, mas a relação entre Scarpa e o que ele pode oferecer por aqui, transforma o negócio do clube em algo positivo. Sobretudo pelo ex-meia do Fluminense já ter trabalho com Luiz Felipe Scolari.
O papo com o comandante, inclusive, foi determinante para a escolha do Atlético como destino. O Flamengo tentou a contratação. A contribuição imensa nas bolas paradas casa com aquilo que Felipão propõe, sem contar a capacidade de finalização e assistências com a bola rolando. Scarpa pode formar um quarteto ofensivo maravilhoso com Hulk, Paulinho e Zaracho.
Scarpa, Hulk e Paulinho: Seleção analisa possíveis formações do Atlético-MG em 2024
Renato Augusto (Fluminense) - 8
Mesmo com uma queda de produção na última temporada em relação ao que jogou em 2022, Renato Augusto é uma ótima sacada do Fluminense. Primeiro por sua inteligência na interpretação do jogo, o potencial de passe e articulação, as finalizações de média distância. É mais um nome experiente a se somar em um elenco com muita rodagem.
ANÁLISE: A 'tara do 11 titular' não faz mais sentido no futebol brasileiro
Isso poderia ser um fator negativo num futebol cada vez mais intenso, mas se há um treinador que provou poder subverter essa lógica recentemente, este é Fernando Diniz. Foi campeão da Libertadores e não abriu mão de suas convicções táticas com uma equipe de média de idade alta, e teve os nomes mais velhos do elenco com papel fundamental em jogos decisivos.
Renato, que chegou sem pagamento de multa rescisória, é mais um a somar nesse contexto, e poderá, por exemplo, revezar com Ganso em períodos mais conturbados do calendário. Aos 35 anos, assinou por duas temporadas, o que soa um pouco exagerado. Talvez o mais prudente fosse avaliar uma renovação após o primeiro ano de contrato.
Principal reforço do Flu, Renato Augusto já treina no clube
Rodrigo Garro (Corinthians) – 8
Considerado um dos melhores meias do último Campeonato Argentino, Rodrigo Garro chega com a missão de ser a principal fonte criativa do meio-campo do remodelado Corinthians. O canhoto de 26 anos custou cerca de 29 milhões de reais ao Timão, uma quantia dentro da realidade do que o jogador pode dar de retorno esportivo.
E este retorno pode vir em forma de gols ou assistências. Atuando por trás do centroavante, balançou as redes 12 vezes e deu 17 assistências em 81 jogos pelo Talleres. Possui ótimo passe final e chutes precisos de média e curta distância. Acrescenta bastante nas bolas paradas, principalmente em escanteios e faltas diretas.
Garro não é exatamente o ''enganche argentino'', o perfil mais cerebral, mais clássico. É móvel! Consegue se mexer mais em campo do que este tipo de jogador, tanto que chegou a ser utilizado como um ''falso ponta'' algumas vezes. É agudo e funciona melhor nos últimos metros do gramado.
Rodrigo Garro chega a São Paulo para assinar com o Corinthians
Everton Ribeiro (Bahia) – 8
Contratação impactante do Bahia e até certo ponto surpreendente. Demonstra o salto de qualidade e a mudança de patamar que o clube do Grupo City busca dar no futebol brasileiro. Entre tantas sondagens e propostas de outras equipes, seduziu Everton Ribeiro com um contrato de dois anos e salário milionário, um dos maiores entre os jogadores do país.
O novo camisa 10 do Esquadrão teve um 2023 ruim no desorganizado Flamengo. Conseguiu poucas atuações perto do seu nível e, aos 35 anos, não tem um desempenho físico tão competitivo. Tecnicamente, porém, consegue entregar lances de muita criatividade e habilidade. Precisa ter menos obrigações defensivas que em momentos recentes.
Além do ganho técnico, o Bahia recebe um jogador muito habituado a ser líder em projetos vencedores, e que tem bastante afinidade com o técnico Rogério Ceni. O impacto pode ser extremamente positivo no vestiário. A ver como será o encaixe com Cauly, um dos melhores meias do último Brasileirão.
Como Ceni encaixará Cauly, Jean Lucas e Everton Ribeiro? ge analisa
Lucas Halter (Botafogo) - 7
Mais uma vez o departamento de scout do Botafogo mostrou estar atento quando um jogador eleva o seu nível. É o caso do zagueiro Lucas Halter. Talvez não tenha crescido a ponto de ser um titular absoluto da equipe, o substituto de Adryelson, mas o que jogou em 2023 justifica os quase 10 milhões de reais investidos pelo clube em 80% de seus direitos econômicos.
LEIA MAIS: O que Barboza oferece a mais do que Cuesta ao Botafogo
Apesar do rebaixamento do Goiás e de nem sempre contar com um sistema defensivo que o protegesse, o zagueiro foi bem. Mais firme e menos precipitado do que em outras temporadas. Melhorou o posicionamento na última linha. Manteve a característica de arriscar bons passes e conduções nas saídas de bola.
Aos 23 anos, ele pertencia ao Athletico Paranaense e ainda pode evoluir mais, dar retorno esportivo ou até mesmo financeiro ao Botafogo a depender do interesse de mercados mais alternativos. Possui tal perfil.
Botafogo anuncia chegada de Lucas Halter: conheça o perfil do novo reforço de 23 anos
Jeffinho (Botafogo) - 7
Outra aposta interessante do Glorioso para 2024 é o retorno do atacante Jeffinho, que não conseguiu se destacar tanto no Lyon – entrou em campo em 21 ocasiões na França. Transferência feita entre clubes de um mesmo dono e com vínculo de empréstimo assinado até o fim desta temporada. Fortalece um setor do campo muito explorado por Tiago Nunes.
Aos 24 anos, Jeffinho ocupará a lacuna deixada por Luis Henrique em relação ao plantel do ano passado. Provavelmente disputará posição com Victor Sá pela esquerda, setor em que mais se destacou na curta amostragem profissional que tem. Poderá pela primeira vez fazer uma pré-temporada com o grupo principal alvinegro e isso pode causar um efeito positivo.
Não tem potência física e precisa evoluir na contribuição defensiva, mas dribla com muita facilidade na direção da área. É corajoso e inventivo, arrisca jogadas e tabelas que podem desmontar um sistema de marcação. É querido pelos torcedores, e isso é importante num momento de insatisfação com o que ocorreu na reta final do Brasileirão de 2023.
Botafogo anuncia contratação de Jeffinho
João Victor (Vasco) – 7
Boa aposta do Vasco para reforçar a defesa. Não conseguiu o desenvolvimento esperado no Benfica, mas tem nível para ser titular do cruzmaltino. Basta lembrar o que entregou no Atlético Goianiense e no Corinthians entre 2020 e 2022. Defensor rápido, ágil nas mudanças de direção e para proteger as costas da defesa. Bom jogo aéreo e capacidade de antecipação.
João Victor só não leva uma nota maior na avaliação pelo valor da operação. É um defensor de 25 anos, que retorna de passagem frustrante pela Europa, não tem passagem por seleção principal e a quantia investida foi de 32 milhões de reais. Se alcançar algumas metas previstas em seu contrato de cinco anos, pode custar mais de 40 milhões ao todo. Acima do mercado!
Um ponto de melhora no jogo do zagueiro é o aprimoramento da leitura de ''bote'' ao adversário. Por vezes se precipita em situações de mano a mano, mas compensa com frequência pela capacidade de recuperação. Já atuou improvisado na lateral-direita em situações emergenciais.
Podcast ge Vasco analisa chegada de João Victor: "Expectativa para outros reforços"
Anibal Moreno (Palmeiras) – 7
Um ano depois de perder Danilo, o Palmeiras trouxe um jogador especialista na função de ''camisa 5'' para o seu elenco. O argentino Anibal Moreno, de 24 anos, custou 34 milhões de reais ao clube, que pode ter de pagar mais cinco milhões ao Racing em caso de metas alcançadas pelo volante. Valor relativamente alto de acordo com o mercado.
A boa distribuição de passes é a principal característica do atleta pelo Newells Old Boys. Moreno faz a bola andar com facilidade em poucos toques nela. Não é um jogador de imposição física no setor de meio-campo. Bem diferente de Zé Rafael. Marca bem, tem leitura de antecipação das jogadas, mas não é um ''carrapato'' cumprindo encaixes de marcação.
Outra boa característica de seu jogo é a capacidade de atacar bolas aéreas na área rival. Não que seja um jogador de infiltrações, atua numa faixa mais restrita do campo, mas em escanteios e faltas laterais acrescenta bom tempo de bola e técnica de cabeceio, fatores que costumam ser bem aproveitados neste Palmeiras de Abel Ferreira.
Vai dar certo? Seleção sportv analisa a contratação de Anibal Moreno pelo Palmeiras
Damián Bobadilla (São Paulo) – 7
O São Paulo mostrou-se atento a um valor interessante surgido no futebol paraguaio. O volante de 22 anos se destacou no Cerro Porteño e gerou o investimento de quase 10 milhões de reais do Tricolor em 60% de seus direitos econômicos. Por aquilo que o jogador entrega e poder dar de retorno, por idade e potencial de revenda ou ganho esportivo, uma boa compra.
Bobadilla chega para disputar posição com Alisson se pensarmos na estrutura do time que terminou 2023 sob o comando de Dorival Junior. Não se sabe como o novo treinador vai montar a equipe, mas ele faz bem o papel de ''área a área'', quase sempre pela meia-direita. Ocupa um setor extenso do gramado com imposição para ganhar duelos e ser vertical.
Chega na área com qualidade para finalizar, possui boa leitura de infiltração e chutes precisos de média distância. Fez 11 gols em 48 jogos na última temporada, ótima média para um jogador de meio-campo. É a primeira vez que sai para um clube fora do Paraguai e isso deve demandar um tempo de adaptação.
Damián Bobadilla, ex-Cerro Porteño, é o novo reforço do São Paulo
Jean Lucas (Bahia) – 7
Simplesmente a contratação mais cara da história do futebol nordestino. O Bahia desembolsou 32 milhões de reais na aquisição do volante de 25 anos. Valor até abaixo da cotação de mercado dele em meados do ano passado. Pesou contra um episódio de indisciplina no final do ano e a queda de produção nos dias que culminaram com o rebaixamento santista.
Jean Lucas é um ''segundo volante'' de formação, grande capacidade de infiltração nos metros finais do campo, boa técnica e intensidade. Pode jogar também como ''falso ponta'', quase sempre a partir do lado direito, e numa dupla de meias. Mostra entrega defensiva, mas pode corrigir o posicionamento à frente da defesa quando atua como volante.
Oferece algumas possibilidades a Rogério Ceni, e se soma a um setor que já conta com jogadores de imposição e intensidade, como Rezende e Thaciano. Assinou contrato de cinco anos com o Tricolor.
Veja gols e lances de Jean Lucas pelo Santos em 2023
Soteldo (Grêmio) – 7
Desejo antigo da diretoria gremista, Soteldo foi adquirido por empréstimo pelo Imortal após a queda do Santos para a Série B. O atacante venezuelano de 26 anos tinha um dos maiores salários do elenco santista e o Tricolor vai bancar parte desta quantia, além dos direitos de imagem. Jogador que chega para ser um titular absoluto de Renato no ataque.
Soteldo pode jogar como ponta pela esquerda, buscando a direção da área com a bola dominada e dribles ou como segundo atacante por dentro. Nesta segunda função, inclusive, fez boa parte dos jogos do Brasileirão 2023 pelo Santos, e mesmo abaixo do que pode, conseguiu desequilibrar em alguns momentos.
Os episódios de indisciplina na carreira podem ser um problema, mas Renato tem ótimo histórico para controlar jogadores como Soteldo. Se o Grêmio quiser ficar em definitivo com o jogador ao término do contrato de empréstimo de um ano, terá que desembolsar cerca de 25 milhões de reais por 50% de seus direitos econômicos.
Grêmio anuncia contratação de Soteldo, ex-Grêmio
Lucas Alario (Internacional) – 7
O Colorado segue tendo ações interessantes a cada janela de transferências, e dá pra dizer que, na parte técnica, o centroavante argentino Lucas Alario é mais uma delas. A avaliação completa da contratação torna-se prejudicada por que o clube ainda não anunciou o valor, algo importante de saber na aquisição de um jogador que completará 32 anos em 2024.
Mesmo vindo de uma lesão no joelho que o afastou dos gramados há nove meses, o jogador pode ser muito útil ao Colorado. Primeiro por não haver a necessidade de uma entrada urgente na equipe. Alan Patrick e Valência formam a dupla de ataque, e Alario pode reencontrar a forma com calma para o principal objetivo do clube na temporada: o Brasileirão.
O argentino não alcançou o nível imaginado inicialmente. Chegou a ser uma esperança na seleção de seu país, mas para o contexto sul-americano pode ser considerado um atacante de alta importância. Exímio finalizador, faz ótimos movimentos entre os zagueiros, vai bem em duelos físicos dentro da área. Ótima composição de elenco e opção.
Lucas Alário chega em Porto Alegre nesta quinta-feira para assinar contrato com o Inter
Gabriel Veron (Cruzeiro) - 7
Se há uma contratação nesta janela que preenche os requisitos semânticos da palavra ''aposta'' é a de Gabriel Veron. Sem dinheiro para grandes investimentos em jogadores de primeiro nível no futebol brasileiro, o Cruzeiro busca a recuperação de um grande talento surgido no Palmeiras, mas que por lesões e problemas extracampo ainda não vingou.
Veron deixou o Palmeiras em 2022 e desde então só fez 26 partidas pelo time principal do Porto, que o comprou por 58 milhões de reais. Se quiser adquirir o atleta ao término do contrato de empréstimo, a Raposa terá que pagar um valor parecido. É uma grande oportunidade para o rápido ponta recuperar prestígio.
Além da velocidade e da qualidade nos dribles, ele sempre chamou a atenção pela capacidade de atacar as costas da defesa adversária e as boas tomadas de decisão perto da área. Manter o foco na carreira tem sido uma dificuldade. Chegou a se lesionar em uma ''pelada'' durante suas férias e irritou a diretoria do Porto.
Cruzeiro anuncia a contratação de Gabriel Verón, do Porto, por empréstimo
Romeo Benitez (Athletico-PR) – 7
Ótima visão do Athletico-PR no mercado. Pega um jogador talentoso de apenas 21 anos por pouco mais de 14 milhões de reais. Tem potencial de dar retorno técnico e de ser revendido se conseguir um bom desenvolvimento no futebol brasileiro. Bernardo Romeo Benitez se destacou nas últimas duas temporadas com a camisa do Guarani do Paraguai.
Com a camisa aurinegra fez dez gols e deu oito assistências em 61 jogos, 45 como titular. Teve algumas convocações para a seleção paraguaia sub-23, mas não disputará o Pré-Olímpico. É um jogador que chega com a necessidade de adaptação em sua primeira experiência fora do país de origem e de desenvolvimento físico para suportar um futebol de nível mais alto.
Até por essas questões não deve brigar por vaga de titular inicialmente. Benitez é um jogador que joga quase sempre aberto pela esquerda. Destro, consegue trabalhar também ao circular para a faixa central. Bom passe e ótima finalização. É ágil e tem capacidade de drible. Pouco intenso e muito frágil fisicamente.
Reforços do Athletico, Gamarra e Benítez desembarcam para assinar contrato
Ferreira (São Paulo) - 6
A boa reta final de 2023 de Ferreira no Grêmio parece ter sido decisiva para o São Paulo investir 8 milhões de reais em 35% dos direitos econômicos do atacante. O atacante de 26 anos assinou contrato por quatro temporadas e vai tentar lutar contra a irregularidade que pautou o início de sua carreira. Talvez por isso o valor pago soe um pouco acima do mercado.
A melhor temporada do ponta no Grêmio foi certamente 2021, quando fez 14 gols e deu 13 assistências em 52 jogos. Depois disso sofreu com lesões e não conseguiu encaixar uma sequência como titular durante meses. Habilidoso, rápido, e letal em contragolpes, certamente seria uma opção no banco de reservas com Dorival no início de 2024.
A saída do treinador para a seleção brasileira abre uma frente de disputa por espaço em diversos setores do campo e os trunfos do atleta são bem claros. Precisa melhorar a participação defensiva e tomar melhores decisões em lances longe da área.
Atacante Ferreira, ex-Grêmio, chega ao São Paulo para realizar sonho de infância
Raniele (Corinthians) – 6
Depois de dois bons campeonatos por Avaí e Cuiabá, Raniele chega ao Corinthians com boas chances de iniciar a temporada como o volante de contenção titular de Mano Menezes. Sem Moscardo, o treinador ganhou uma reposição rápida e de bom nível, habituada ao ritmo do futebol brasileiro e com características interessantes.
A contratação só não recebe uma nota melhor pela forma como foi fechada. O Timão pagou 13 milhões de reais por 60% dos direitos de um volante defensivo de 27 anos. Se Raniele disputar 60% dos jogos do time na temporada, há a obrigação do pagamento de cerca de mais 3 milhões de reais para adquirir mais 10% do jogador. Acima do valor usual de mercado.
Dentro de campo, Raniele é um ''5'' com capacidade de proteção da frente da área e de ser utilizado como terceiro zagueiro em momentos de pressão do adversário. Tem agilidade para se soltar ao ataque quando necessário. Vai bem nas bolas aéreas ofensivas e defensivas e tem bom chute de média distância. Capacidade de criação e passe razoáveis.
Veja gols e lances de Raniele, novo volante do Corinthians
Caio Paulista (Palmeiras) – 6
Certamente foi uma das negociações mais polêmicas desta janela até o momento. Basicamente certo no São Paulo após o termino do período de empréstimo junto ao Fluminense, o jogador teve seu futuro alterado pela rápida investida do Palmeiras, que pagou 20 milhões pelo lateral-esquerdo e firmou contrato até o final de 2028 com ele.
O valor soa alto para um atleta que se destacou de verdade em apenas uma temporada das seis que tem como profissional, mas é verdade que a mudança de posição alterou bastante o patamar de Caio dentro do futebol brasileiro. Aos 25 anos, ele se encontrou como lateral e mostra mais potencial do que quando escalado como atacante.
O Verdão já tem Piquerez e Vanderlan para a posição em seu elenco. Ambos muito bem avaliados. Abel tem o costume de utilizar um lateral como zagueiro em diversos momentos. Terminou o Brasileirão com Marcos Rocha fazendo esta função. Piquerez pode ser o próximo, o que abriria espaço para Caio Paulista, mas tudo ainda no campo da suposição.
Caio Paulista "pula o muro" e repete histórias de Muller e Cafu
Gil (Santos) – 6
Preterido em uma ação um tanto quanto precipitada do Corinthians, o zagueiro Gil foi contratado sem custos de multa rescisória pelo Santos. Fez boa temporada pelo Timão, mesmo quando a equipe não apresentava tanta organização defensiva e acrescenta muito em liderança e potencial de jogo aéreo. Deve ser importante na temporada do Peixe.
Logicamente não tem um salário baixo, mas o custo-benefício recente foi positivo, mesmo prestes a completar 37 anos. Ótimo protetor de área. Posicionamento eficaz e firmeza nos combates, interceptações e rebatidas. Fabio Carille o conhece bem e sabe que não pode expor o zagueiro a linhas defensivas muito adiantadas e deixar metros às suas costas.
Contribuição tímida nas saídas de bola, algo que foi um problema nos zagueiros do Santos nos últimos anos e promete ser ainda mais importante em 2024. Certamente grande parte das equipes que vão encarar o alvinegro praiano se postará na defesa. Então o primeiro passe será fundamental na construção dos ataques.
Gil arranca risadas de Fábio Santos em dia de despedida do Corinthians
Cazares (Santos) – 4
Uma entre as apostas questionáveis feitas pelo Santos para 2024. Chega sem pagamento de multa rescisória, mas certamente com custos salariais acima daquilo que tem apresentado dentro de campo nas últimas temporadas. Um movimento arriscado para um clube que precisa se recuperar financeiramente e terá pouca receita no ano.
É óbvio que o equatoriano tem qualidade. Já mostrou isso no futebol brasileiro entre 2016 e 2019 no Atlético Mineiro, mas o problema sempre foi oferecer regularidade e um comportamento profissional sem episódios negativos. Foram alguns ao longo da carreira, e Fabio Carille terá sua capacidade de gestão junto a ele posta à prova.
Isso certamente influenciou nos frágeis desempenhos com as camisas de Independiente(ARG) e América Mineiro. Não conseguiu se aproximar do jogador criativo que já foi. Se voltar a se condicionar bem, acrescenta dribles, ótimos passes e finalizações, capacidade criativa. Ajuda muito pouco defensivamente, e por isso funciona melhor como meia-central, próximo ao atacante.
Veja lances de Cazares pelo América-MG e pelo Fluminense