anuncie

"Exigir o máximo que cada um pode dar": a história por trás dos mantras de Abel no Palmeiras

.

Por Virtual Rondônia em 12/01/2024 às 04:13:34
Frases são pensadas por Abel Ferreira e sua comissão técnica, e validadas pela diretoria do Palmeiras, antes de serem espalhadas pelas paredes do CT e no material interno do clube "Vamos exigir o máximo que cada um de nós pode dar." A frase está marcada na entrada do Centro de Excelência do Palmeiras, na Academia do Futebol, desde o início de 2024, com o desenho de um velocímetro, e foi escolhida a dedo pelo técnico Abel Ferreira para guiar o elenco ao longo desta temporada. Mas o que há por trás dela?

+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp

Mantra do Palmeiras para 2024: "Vamos exigir o máximo que cada um de nós pode dar"

Reprodução / TV Palmeiras

Mais notícias do Palmeiras:

+ Palmeiras vai garantir quase R$ 120 milhões com vendas

+ Dirigente do River Plate fala sobre Flaco López

Essas frases motivacionais, mantras ou metáforas têm sido utilizadas pelo Palmeiras ao longo dos últimos anos para guiar a mentalidade da equipe. Vinham sendo aplicadas pelo diretor de futebol Cícero Souza nos regulamentos internos do clube, e intensificaram com a chegada de Abel Ferreira.

As frases, aliás, são atualmente pensadas por Abel e sua comissão técnica, e validadas pela diretoria do Palmeiras. Faz parte da filosofia de trabalho do treinador.

Em 2022: "É impossível vencer aquele que não desiste jamais."

Em 2023: "E agora? Vamos fazer o mesmo, mas melhor."

Em 2024: "Vamos exigir o máximo que cada um de nós pode dar."

Frases no regulamento interno do Palmeiras em 2017

Reprodução

+ À la Jordan: como Endrick negou propostas para virar estrela

Em 2024, o principal mantra está marcado na entrada do Centro de Excelência: "Vamos exigir o máximo que cada um de nós pode dar". Mas outras frases também são incluídas nas paredes da estrutura interna, como na academia, vestiários e corredores do local, sendo atualizadas a cada temporada de acordo com o "lema" do ano.

– "A tua mente atualmente atua ou mente? A vida não te dá limites, te dá obstáculos. Os limites quem dá é você mesmo" – diz um trecho do regulamento interno para 2024.

+ Fomos à casa de Endrick após o título brasileiro

Mantras do Palmeiras no regulamento interno para 2024

Reprodução / TV Palmeiras

+ Entenda por que o Palmeiras renovou contratos com antecedência

Os mantras costumam estar conectados com os planos do Palmeiras para cada temporada, além de estarem alinhados com a filosofia da comissão técnica.

A frase de 2024, por exemplo, segue a tônica de um dos mandamentos utilizados por Abel com os atletas: o "ser a nossa melhor versão". Ele foi revelado pelo treinador há dois anos, quando participou do evento Thinking Football Summit, em Portugal, por videoconferência, e listou os 11 mandamentos usados no dia a dia com os atletas.

– É o que mais peço aos jogadores. Não lhes peço que ganhem jogos. Somos obrigados a ser a nossa melhor versão de forma consistente. É o que exijo aos jogadores – disse Abel, durante a palestra, na época.

Os mandamentos de Abel Ferreira

Respeito, união e competitividade

Ataque é criatividade, defesa é organização

Fazer o certo nunca é errado

A alma da equipe é o altruísmo

A estrela é a equipe

Ser a nossa melhor versão

Acreditar sem ver

Gosto pela competição e amor pelo treino

Todos somos um

A vitória é uma espada

Renúncias e sacrifícios

Quadro tático com mensagens para os jogadores do Palmeiras

Thiago Ferri

Abel Ferreira visita biblioteca comunitária em Santo André, São Paulo

Em 2022, a frase na entrada do Centro de Excelência era: "É impossível vencer aquele que não desiste jamais". Em 2023, em referência à tríplice com os títulos do Paulista, da Recopa e do Brasileiro, o clube escolheu: "E agora? Vamos fazer o mesmo, mas melhor."

Tratava-se de uma espécie de slogan de campanha, com participação também do setor de patrimônio e gerenciamento do CT para marcá-la na parede do clube, junto com o desenho das taças conquistadas no ano anterior, mirando um desempenho ainda melhor.

– A ideia é submergir nossos atletas em uma identificação visual por todos os corredores, setores. Isso que começa plantado na parede vira o nosso discurso e nossa ação. A ideia é que isso nos traga cada vez mais foco na preparação – disse o diretor Cícero Souza no ano passado, em um vídeo divulgado pelo clube.

+ Moreno explica em qual posição prefere jogar

+ Gabriel Menino, do Palmeiras, faz trabalho no campo após cirurgia

Frases motivacionais no regulamento interno do Palmeiras para 2018

Reprodução

E o elenco alviverde mostrou acolher os mantras. No início de 2023, por exemplo, Raphael Veiga fez referência à frase para projetar sua busca por constância depois de enfrentar uma temporada com duas lesões.

– Igual o Abel colocou: é fazer o mesmo, mas melhor. Então é manter o que eu vinha fazendo antes, de um jeito mais consistente – afirmou, em janeiro do ano passado.

Durante a atual pré-temporada, o camisa 23 publicou uma foto repetindo a frase.

Impulsionado pelos mantras, o Palmeiras terminou a temporada de 2023 com os títulos do Paulista, Supercopa do Brasil e o Brasileirão. Em 2024, começa a nova caminhada com a preparação ao longo de duas semanas e faz o primeiro jogo no dia 21 de janeiro, contra o Grêmio Novorizontino, em Novo Horizonte, pela primeira rodada do Paulista.

+ Veja outras notícias do Palmeiras

Frases no regulamento interno do Palmeiras para 2019

Reprodução

Frases no regulamento interno do Palmeiras para 2020

Reprodução

"São escolhas e não oportunidades, que definem seu destino": diz o regulamento interno do Palmeiras de 2023

Reprodução

Parede da Academia de Futebol do Palmeiras

Thiago Ferri

Mais Lidas

???? Ouça o podcast ge Palmeiras????

+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui