Craque recebe críticas em post nas redes sociais. Parceria chama atenção na França por envolver país que há pouco tempo não tinha relações diplomáticas com Catar, dono do PSG De folga no Paris Saint-Germain, Messi viajou na segunda-feira para a Arábia Saudita e anunciou sua parceria com o governo local para ser embaixador do turismo no país. O craque postou uma foto no Mar Vermelho, em uma publicação paga, e gerou controvérsia. O novo acordo comercial do argentino recebeu críticas.
Monarquia absolutista islâmica, a Arábia Saudita tem um regime de constantes violações aos direitos humanos. A foto publicada por Messi foi curtida por mais de 5 milhões de pessoas, mas recebeu algumas críticas nos comentários.
Messi tem mais bolas na trave do que gols pelo PSG
Messi é recebido em Jedá, na Arábia Saudita, ao lado de Paredes: atacante do PSG agora é embaixador do turismo no país
Divulgação/VisitSaudi
O perfil oficial da Anistia Internacional da Noruega foi contundente ao condenar a nova parceria do craque do PSG:
Viajar à Arábia Saudita é uma coisa, mas ser pago para glorificar o país é outra coisa. Alguns fatos sobre a Arábia Saudita:
Eles executam ao menos 106 pessoas por ano
Criticar as autoridades é correr risco de morte
Direitos das mulheres quase não existem
Gay? Bom, pena de morte é o seu destino.
Você realmente quer apoiar isso, Messi?
Perfil da Anistia Internacional da Noruega critica parceria de Messi com governo da Arábia Saudita
Reprodução/Instagram
Outros usuários também foram na mesma linha e criticaram a decisão do argentino, de 34 anos. Na imprensa francesa, o acordo chamou atenção por envolver um país que há pouco tempo não tinha relações diplomáticas com o Catar, dono do PSG.
Em junho de 2017, os sauditas, ao lado dos Emirados Árabes, Bahrein, Egito, Líbia, Maldivas e Iêmen acusaram o Catar de apoiar grupos terroristas, como a Irmandade Muçulmana.
Incomodava – ainda incomoda – também a estreita relação com o Irã xiita, principal inimigo dos sauditas, e a atuação da emissora “Al Jazeera”, poderosa rede de televisão do governo do Catar e, com folga, a mais influente na região. A crise teve fim com um acordo em janeiro de 2021.
Técnico do Newcastle enfrenta saia justa por viagem à Arábia Saudita: "É para o benefício dos atletas"
Segundo o jornal Le Parisien, Messi informou ao PSG, no início da temporada, que o projeto de ser embaixador do turismo na Arábia Saudita poderia ser concretizado. O craque foi ao país ao lado do colega de clube, Paredes.
A parceria com Messi é mais um exemplo do uso do esporte pela Arábia Saudita como uma propaganda para mudar a imagem do país, que é dono do Newcastle, na Premier League.
É o que especialistas chamam de “sportswashing”. O termo em inglês criado por organizações de direitos humanos junta duas palavras: sport (esporte) e wash (lavagem). Ou seja, é o uso do esporte como forma de apagar – ou esconder – ações que governos não querem que sejam conhecidas pelo resto do mundo.
Messi tem mais dois jogos pelo PSG na temporada: contra o Montpellier, no dia 14, e Metz, no dia 21. O craque argentino tem nove gols e 13 assistências em 32 jogos pelo Paris no seu primeiro ano no clube.