Eliminado pelo Chile na Copa América de 2016, treinador recorreu aos conselhos do argentino Anunciado pelo Athletico na noite da última quarta-feira, Juan Carlos Osorio chega ao Furacão para comandar a equipe no ano do centenário. Nas últimas temporadas, o colombiano acumulou conquistas importantes e é reconhecido pelo conteúdo e autenticidade do trabalho. Há oito anos, porém, um baque o fez repensar a carreira.
O treinador sofreu uma das piores derrotas nas quartas de final da Copa América Centenário, em 2016. O México fui superado pelo Chile por 7 a 0 e se despediu da competição.
Osorio, então, recorreu aos conselhos de uma referência. Ele ligou para o argentino Marcelo Bielsa e pediu para encontrá-lo. Queria refletir sobre a carreira e o que levou à derrota impiedosa no torneio.
+ Mais notícias do Athletico
Osorio comandou o México por quatro temporadas
Marko Djurica/Reuters
Bielsa aceitou e pediu para que o encontrasse em Porto Alegre, onde descansava com a família. Osorio embarcou para o Brasil e passou cinco dias na companhia do argentino.
— Fazíamos duas caminhadas por dia, falando sobre futebol. Eram conversas diárias de duas, três, até seis horas. Foi enriquecedor e apaixonante. Foi muito importante ter falado com ele, porque é um homem muito ocupado, mas um homem extraordinário e de ótimas ideias sobre futebol — contou Osorio em entrevista à Televisa.
Ele questionou o que Bielsa havia feito para recuperar a seleção chilena. O argentino comandou La Roja entre 2007 e 2011.
— Ele, por ser um homem humilde, me disse que não havia feito nada extraordinário. Foi durante e por meio do treinamento e por meio de outros fatores. A maior reflexão que ele me deixou é que, com frequência, os seres humanos pensam que a grama mais verde e mais bonita é a da casa da frente, e às vezes você a tem na sua própria casa — contou.
Apesar do baque, a Federação optou por manter Osorio no comando da equipe. Com ele, os mexicanos foram às oitavas de final da Copa do Mundo na Rússia e acabaram eliminados pelo Brasil. Na fase de grupos, o México venceu a Alemanha na primeira rodada e contribuiu para a queda precoce do time comandado por Joachim Löw.
Marcelo Bielsa é Pep Guardiola 2012
AFP
Bielsa é admirado por profissionais no mundo inteiro. Em 2017, o atual técnico do Manchester City, Pep Guardiola, colocou o argentino como o principal treinador do mundo.
— Ele é provavelmente a pessoa que mais admiro no mundo inteiro. Como pessoa e como treinador. Ele é o técnico mais autêntico em termos de como treina e conduz seus times. Ele é único e especialmente seu comportamento fora do futebol, com a imprensa, com as pessoas. A importância de um treinador não está nos títulos, mas no conhecimento do jogo e do treino, algo que ainda me considero longe dele — disse Guardiola em entrevista em 2017.
Osorio chega ao Athletico com contrato até o final de 2024. Ele deve desembarcar em Curitiba na sexta-feira e se reapresentar junto ao elenco no sábado, no CT do Caju.
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr