Crias da base, jovens vêm sendo utilizados em diferentes funções por Vítor Pereira; gol que deu liderança do Brasileiro ao Timão teve participação dos dois Gol da vitória do Corinthians contra o Atlético-GO teve assistência de Piton e cabeçada de Mantuan
O futebol "transformer" do técnico Vítor Pereira no Corinthians tem valorizado os jogadores mais adaptáveis do elenco. Lucas Piton e Gustavo Mantuan são exemplos disso. Polivalentes, os dois vêm evoluindo desde a chegada do treinador ao Timão.
Até aqui, são 23 jogos do Corinthians sob o comando de Vítor Pereira. Dentre esses, apenas cinco não contaram com pelo menos um dos dois como titular.
A expectativa é de que os dois sejam novamente utilizados contra o Cuiabá, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, pela décima rodada do Brasileirão.
Leia também:
+ Corinthians chega a Cuiabá com recepção da torcida
+ Escalação: Corinthians terá seis defalques contra o Cuiabá
Gustavo Mantuan e Lucas Piton em treino do Coritnhains
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
A capacidade de exercer diferentes funções em campo tem possibilitado mais chances para os jovens corintianos. Piton, por exemplo, já atuou como lateral-esquerdo e direito e ala-esquerda. Mantuan, do outro lado, faz todo o corredor direito do campo se for preciso, apesar de ser atacante de origem.
A presença constante da dupla vem se refletindo, também, em números. Lucas Piton igualou sua marca das duas últimas temporadas ao dar o passe para o gol de Mantuan na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, sábado passado, que deu ao Corinthians a liderança do Campeonato Brasileiro. Agora, o lateral-esquerdo tem três assistências.
Mantuan fala sobre experiência na lateral do Corinthians: "Ainda estou aprendendo"
A efeito de comparação, Piton ultrapassou Guilherme Arana, outro revelado nas categorias de base, nas assistências com a camisa do Corinthians. Piton agora tem 11 em 78 jogos, e Arana deixou o clube com 10 em 87 partidas.
+ Leia mais notícias do Corinthians
Tendo em vista o atual elenco, Piton se mostra como o lateral mais ofensivo que Vítor Pereira pode ter na esquerda. Fábio Santos e Bruno Melo, seus companheiros, têm características mais defensivas. Com isso, é ele quem mais atua. Fábio e Bruno têm 14 e sete jogos, respectivamente.
Na atual temporada, Piton tem 22 jogos disputados, somando 1.725 minutos em campo.
Lucas Piton em ação pelo Corinthians, como ala na esquerda, contra a Portuguesa-RJ
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Do outro lado, Gustavo Mantuan aparece em mais partidas, porém com uma minutagem menor. Ele está entre os dez jogadores com mais jogos no ano.
São 24 jogos e 1.404 minutos em campo. Na atual temporada, marcou três gols e deu uma assistência. Com Vítor Pereira, não esteve presente em apenas quatro partidas.
+ Leia mais notícias do Corinthians
Meia-esquerda de origem na base, Mantuan consegue cumprir muitas funções. Depois de subir ao profissional, já jogou como centroavante, ponta e ala nos dois lados e como lateral-direito. Com Vítor Pereira, principalmente, atua por todo o corredor direito do campo.
Mantuan em Atlético-GO x Corinthians
Rodrigo Coca/Ag Corinthians
+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!
+ Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!
Banner Corinthians
Reprodução
Clique aqui, baixe o app e tenha o Timão na palma da sua mão!
????Ouça o podcast GE Corinthians????
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge