Em carta, 12 clubes da Série A se comprometem com voto a favor de presidente da Federação Paulista de Futebol. Flavio Zveiter deve ser o outro candidato confirmado para o pleito que ainda não tem data Em clima eleitoral na CBF, oito federações estaduais e 30 clubes assinaram manifesto divulgado nesta tarde de sexta-feira a favor da candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos. O presidente da Federação Paulista de Futebol é um dos pré-candidatos em eleição ainda sem data definida.
O outro é Flavio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e ex-vice presidente da CBF.
Para confirmarem candidatura, o postulante deve ter ao menos oito federações e cinco clubes - entre Séries A e B - na chapa. Reinaldo apresentou 30 clubes e oito federações. No manifesto, acrescenta que ainda está em negociações para outros apoios.
Na soma de todos os votos - considerando que federações têm peso 3, clubes da Série A, peso 2, e da B, peso 1 -, a candidatura de Reinaldo contaria com 66 pontos na eleição da CBF.
Leia o comunicado:
"Há pelo menos uma década, o Futebol Brasileiro tem sangrado. Afastados ou banidos, nenhum dos cinco últimos presidentes da CBF terminou seu mandato. O futebol sofre, como nunca antes, ingerências externas que tumultuam o já complexo ambiente do esporte, a pretexto de interesses individuais duvidosos.
Incomodados com este cenário, que gera estagnação e atraso no esporte mais popular do país, as Oito Federações Estaduais e os 30 Clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro aqui signatários se uniram e iniciam um movimento único e inédito. Estamos convictos de que o Futebol Brasileiro necessita de uma mudança efetiva, com um projeto moderno e ambicioso, e manifestamos, por meio desta carta, apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF para o próximo ciclo.
Nos colocamos à disposição da FIFA e CONMEBOL, que, atentas, vêm ao Brasil no próximo mês para acompanhar o processo eleitoral que será realizado. Estaremos unidos para apoiar a lisura e transparência deste processo, para que o Futebol Brasileiro saia de uma vez por todas desta situação lamentável em que se encontra."
Além da listagem abaixo, o comunicado também afirma que há "sinalizações de apoio de outros clubes e federações que preferem não tornar seus votos públicos neste momento" e acrescenta que "as entidades aqui signatárias deste primeiro manifesto seguem em tratativas que visam ampliar este movimento".
Assinam o manifesto as seguintes federações e clubes:
Federações:
Federação de Futebol do Acre
Federação Amapaense de Futebol
Federação Matogrossense de Futebol
Federação Paranaense de Futebol
Federação Paulista de Futebol
Federação Pernambucana de Futebol
Federação de Futebol do Estado de Rondônia
Federação Tocantinense de Futebol
Clubes:
Amazonas Futebol Clube (AM)
América Futebol Clube SAF (MG)
Associação Atlética Ponte Preta (SP)
Associação Chapecoense de Futebol (SC)
Atlético Clube Goianiense (GO)
Avaí Futebol Clube (SC)
Botafogo Futebol SA (SP)
Ceará Sporting Club (CE)
Club Athletico Paranaense (PR)
Clube Atlético Mineiro (MG)
Coritiba Sociedade Anônima do Futebol (PR)
Criciúma Esporte Clube (SC)
Cruzeiro Esporte Clube SAF (MG)
Cuiabá Esporte Clube SAF (MT)
Esporte Clube Juventude (RS)
Fortaleza Esporte Clube (CE)
Fluminense Football Club (RJ)
Goiás Esporte Clube (GO)
Grêmio Novorizontino (SP)
Guarani Futebol Clube (SP)
Ituano Futebol Clube (SP)
Mirassol Futebol Clube (SP)
Operário Ferroviário Esporte Clube (PR)
Santos Futebol Clube (SP)
São Paulo Futebol Clube (SP)
Sociedade Esportiva Palmeiras (SP)
Sport Club Corinthians Paulista (SP)
Sport Club do Recife (PE)
Sport Club Internacional (RS)
Vila Nova Futebol Clube (GO)