anuncie

Bastidores do Cruzeiro: acerto com Nicolás Larcamón veio de interesse antigo e scout de treinadores

.

Por Virtual Rondônia em 21/12/2023 às 03:37:34
Novo treinador entrou no radar da diretoria do Cruzeiro antes de ser demitido pelo León, do México O Cruzeiro anunciou Nicolás Larcamón quase duas semanas após o fim do Campeonato Brasileiro. Mas, a busca do clube por um comandante e até mesmo as conversas com o treinador escolhido são ainda mais antigas.

+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!

Nicolás Larcamón promete muita dedicação no Cruzeiro

O ge conta os bastidores da busca, que teve Gabriel Milito e Thiago Carpini pelo caminho, passou pelo quase acerto com Fernando Gago, até chegar ao anúncio do ex-técnico do León.

Torcedor do Cruzeiro, você aprova a contratação de mais um técnico estrangeiro pelo clube?

Mais notícias do Cruzeiro

Contratações do Cruzeiro para 2024: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

Presidente do América-MG sobre interesse do Cruzeiro em Martínez: "Conversa inicial pífia"

Eram os primeiros dias de dezembro, o León ainda nem havia deixado o México para a disputa do Mundial de Clube, quando aconteceu o primeiro contato entre Cruzeiro e Larcamón. Duas semanas depois, entre idas e vindas no mercado, ele seria anunciado como novo treinador do clube.

O argentino vinha sendo monitorado pela gestão do Cruzeiro há mais tempo. Chamou atenção pelo trabalho feito no time do Puebla , do México, antes mesmo de assumir o León. O profissional estava em uma extensa lista com jovens treinadores que o clube enxerga potencial para dirigir o Cruzeiro em algum momento.

Esse monitoramento constante leva em consideração o encaixe dos profissionais em relação às diretrizes do clube e ao estilo de jogo pretendido na Toca da Raposa. Por isso, em outros momentos houve declarações da gestão cruzeirense de que o clube estava preparado para trocar o comando quando necessário fosse.

Nicolás Larcamón em León x Urawa Reds, pelo Mundial de Clubes

Marcio Machado/Getty Images

Idealizado por Paulo André, braço direito de Ronaldo na administração do Cruzeiro e do Valladolid, o levantamento de 'scout de treinadores' conta com uma base de dados extensa, adquirida ao longo dos últimos anos, muito antes de o Fenômeno chegar ao Cruzeiro.

E foi através desse scout que o Cruzeiro chegou a dois nomes que estiveram perto de assumir o clube no atual momento: Fernando Gago e Thiago Carpini.

O argentino estava entre as prioridades do Cruzeiro após o fim do Brasileiro. Após muitas conversas e entrevistas, largou em vantagem na disputa com Gabriel Milito, ex-treinador do Argentino Juniors. Vantagem que começou a ser construída pela vontade demonstrada, desde o primeiro contato, em assumir o trabalho.

O argentino agrada pessoalmente a Ronaldo, com quem inclusive havia conversado em meados de 2023, seguindo o processo do Cruzeiro de monitoramento de nomes no mercado. Gago passou por todas as etapas do 'processo seletivo', com inúmeros contatos com os responsáveis pelo futebol a até mesmo uma conversa sobre liderança com outros setores do clube.

Comissão técnica de Fernando Gago virou entrave na negociação com o Cruzeiro

Divulgação/ Racing

O número de profissionais que viriam com Gago na comissão técnica pesou na negociação. No modelo de futebol implementado pela SAF , a comissão fixa tem um papel fundamental no dia a dia e planejamento do clube. O receio era que a chegada de Gago com vários outros preparadores e auxiliares tirasse a autonomia de quem já estava ali.

O entendimento era de que essa diferença poderia ser superada pelas partes, diante do desejo mútuo pelo acerto. No entanto, as negociações foram paralisadas em meio à proposta do Chivas Guadalajara pelo treinador.

Diante dessa situação, o Cruzeiro se voltou ainda mais ao mercado, na semana passada. E o alvo inicial, naquele momento, foi Thiago Carpini, do Juventude, profissional que agrada muito a Paulo André.

Carpini, entrevistado como uma possibilidade para o comando do Cruzeiro na semana passada, teve o primeiro contato com Paulo André ainda em 2020, quando ele comandava o Guarani, e o gestor estava no Athletico-PR.

Cruzeiro já tem treinador para temporada 2024

O mesmo aconteceu com Paulo Pezzolano. O uruguaio foi um dos primeiros nomes a serem prospectados por Paulo André, muito antes de chegar ao Cruzeiro. Assim como Carpini, ele foi cogitado para assumir o Furacão, anos atrás.

No entanto, em meio ao insucesso do León no Mundial, o Cruzeiro enxergou Larcamón como opção importante no mercado, diante do que havia sido prospectado sobre o profissional nos últimos meses. Mas o acerto, apesar de rápido, não foi tão simples.

As conversas caminharam de forma positiva desde o início, mas houve um entrave parecido com Gago. O treinador chega a Belo Horizonte com uma comissão técnica formada por quatro integrantes. Mas, em determinado momento das negociações, o argentino deixou claro que pensava em contar com mais um preparador físico da sua confiança. O pedido foi negado pelo Cruzeiro.

Larcamón vai assumir o posto como um desconhecido para muitos, mas com uma confiança grande do comando do Cruzeiro. Algo baseado nos estudos e nas entrevistas, em um processo de escolha que rendeu as contratações de Pezzolano e Pepa.

Nicolás Larcamón vai trazer quatro integrantes para formar a nova comissão técnica do Cruzeiro

Divulgação/ León

O português, apesar de ter sido demitido pelo clube no meio do Brasileiro, não foi considerado um erro de escolha, tendo agradado pelos resultados apresentados em boa parte do trabalho.

O uruguaio, aliás, foi fundamental para Paulo André ganhar ainda mais respaldo nos bastidores da SAF. Além dos treinadores, há o entendimento de que o departamento de scout também teve importantes acertos na busca por jogadores como o lateral Marlon e o goleiro Rafael Cabral, que se tornaram lideranças no clube.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui