anuncie

Problemas defensivos, vestiário e Ten Hag questionado: entenda a crise do Manchester United

.

Por Virtual Rondônia em 16/12/2023 às 08:00:34
Os Red Devils foram eliminados com a pior defesa (15 gols) de um time da Premier League na primeira fase da Liga dos Campeões A derrota para o Bayern de Munique, por 1 a 0, em pleno Old Trafford, eliminou o Manchester United na Liga dos Campeões. Foram apenas quatro pontos na fase de grupos, com uma vitória, um empate e quatro derrotas.

É a pior campanha da equipe na competição. Em 2005/06, o United venceu um jogo, empatou três e perdeu dois (seis pontos no total). Melhor do que a atual.

Erik ten Hag atravessa péssimo momento no comando do Manchester United

Reuters

A eliminação amplia a crise vivida na temporada e coloca o trabalho de Erik tem Hag em xeque.

O United está 10 pontos atrás dos líderes do Premier League, o Liverpool, e no fim de semana passado sofreu uma das derrotas mais humilhantes em casa dos últimos anos nas mãos do Bournemouth: 3 a 0, fora o baile.

Recomendado por Ralf Rangnick, que foi treinador e consultor do clube, Erik ten Hag é visto pela família Glazer, dona do clube, como o treinador ideal para um projeto de reconstrução. A maior prova de força foi a vitória dele no caso Cristiano Ronaldo, no ano passado. Na temporada passada, a equipe jogou tão bem a ponto de perdoarem o vexatório 7 a 0 para o Liverpool e dar os reforços que o treinador pediu.

Na visão dos torcedores, o time estaria voando já no meio da temporada e lutaria pelo título do Campeonato Inglês. A realidade é uma equipe tão mal organizada sem a bola que faz juz ao apelido de "queijo suíço".

O gol do Bayern que tirou a equipe da Champions é um exemplo: três jogadores do Bayern povoam o setor "entrelinhas", e o posicionamento do United é um exemplo do que não fazer: Amrabat, o primeiro volante, está fora da jogada, o que sobrecarrega McTominay e faz Bruno Fernandes sair da pressão lá na frente.

Gol do Bayern nasce de falha de defesa de área do United

Reprodução

O mesmo acontece em um dos gols do Bournemouth. Novamente com Amrabat fora de sua posição de proteção na zaga e um lateral fora da linha defensiva. A defesa é tão problemática que os 15 gols levados na Champions configuram a pior defesa de um time inglês na história do torneio.

Bounemouth aplicou 3 a 0 em pleno Old Trafford

Reprodução

+ Leia mais sobre futebol internacional

Há muito o que se questionar sobre as decisões de tem Hag. Foi ele que liberou Fred, um dos pilares do time. Foi ele que tirou Casemiro da equipe, que provavelmente deve sair na próxima janela, e comprou para si a improvisação de Amrabat como lateral, depois como meia.

A falta de unidade de um time titular é motivo de insatisfação no vestiário. Houve questionamentos sobre afastar Raphael Varane, zagueiro campeão de Copa do Mundo e Liga dos Campeões. Não pegou bem o exílio de Jadon Sancho, que custou £ 73 milhões Cobranças púbicas, como tirar Casemiro para o time "jogar mais futebol", também não pegaram bem.

A falta de carisma e pulso não chega a criar um estado de insatisfação plena, como foi com Mourinho. Alguns jogadores, como Scott McTominay, ainda confiam no treinador, e o elenco compra suas ideias de jogo, ainda que discorde do afastamento repetino de jogadores e do jeito em que ele lidou com Sancho e Antony em suas crises fora de campo.

A diretoria do clube entende que o momento não é bom, mas que uma demissão, hoje, significaria abandonar tudo o que o clube comprou como ideia após a consultoria de Rangnick. O grande exemplo são os três anos iniciais de Sir Alex Ferguson, sem títulos e com mau futebol, para justificar a permanência do holandês.

Manchester United é eliminado da Liga dos Campeões

Reuters

O diagnóstico é que o United é um time inconstante. Capaz de vencer três jogos seguidos sem levar gol contra o Fulham, Luton Town e Everton e de levar 3 gols do Bournemouth, em casa, logo em seguida. É um time que faz o City mal chutar a gol como foi em janeiro, mas que pode levar 7 gols do Liverpool um mês depois.

Os sinais de alerta colocam tem Hag num estado em que precisa encontrar soluções rápidas para o United voltar a disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada. Uma demissão, hoje, parece fora de questão. Mesmo que Zinedine Zidane e Antonio Conte estejam no mercado...

Mas, no futebol, a verdade de hoje é a mentira de amanhã. Sinal de alerta para um trabalho que já foi tido como o mais promissor da Inglaterra.

Morre Bobby Charlton, ídolo do Manchester United e da Inglaterra

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui