Al-Hilal, Al-Nassr, Manchester City lideram lista de pesquisas de brasileiros na internet no ano. Campeões da Libertadores e da Série B são os únicos times do país no top-10 O futebol saudita chamou a atenção do mundo todo nesta temporada. Com contratações de peso, os holofotes foram para um país sem tradição no mundo da bola. A contratação de Neymar pelo Al-Hilal é prova disso. Este foi o clube que apresentou o maior crescimento no volume de pesquisas dos brasileiros no Google em 2023. Antes pouco conhecido, o time de Neymar passou a ser buscado como nunca na internet.
Infoesporte
Neymar é a grande estrela da equipe comandada pelo português Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo. O elenco ainda conta com nomes como o zagueiro Koulibaly, os volantes Milinkovic-Savic e Rúben Neves e os atacantes Malcom, Michael e Mitrovic.
Neymar comemora gol com a camisa do Al-Hilal
Atta Kenare/AFP
O segundo time que mais bombou no ano foi o também saudita Al-Nassr, do craque Cristiano Ronaldo. Anunciado no fim do ano passado, o atacante foi um dos pioneiros da leva de jogadores que foram atuar no futebol saudita na temporada. O efeito CR7 popularizou o clube e despertou o interesse dos brasileiros para saber mais sobre o Al-Nassr.
O clube ainda protagonizou um momento-chave no meio do ano quando tirou o técnico do então líder do Campeonato Brasileiro. O português Luís Castro deixou o Botafogo e acertou com o Al-Nassr em julho. Com isso, a atenção dos brasileiros aumentou ainda mais nesse período.
Luís Castro e Cristiano Ronaldo, com taça da Copa dos Campeões Árabes conquistada pelo Al-Nassr em cima do Al-Hilal
Divulgação/Al-Nassr
Atual campeão da Champions League e da Premier League, o Manchester City segue atraindo a atenção dos internautas. Comandado por Pep Guardiola, o time encanta o mundo com o volume de jogo, os gols e os craques do elenco. O artilheiro Erling Haaland é a estrela da companhia.
Eleito melhor jogador do mundo na temporada, Lionel Messi superou o artilheiro Haaland e ficou com a bola de ouro pela oitava vez. O argentino deixou o PSG e acertou com o modesto Inter Miami no meio da temporada. O alvoroço pela mudança de ares fez o clube americano ser o clube com maior crescimento no número de buscas em todo o planeta em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, o Inter Miami foi o quarto clube que mais bombou em 2023.
Messi exibe a Bola de Ouro para os torcedores do Inter Miami
Reuters
O primeiro clube brasileiro a aparecer na lista é o Vitória, da Bahia. Campeão da Série B com duas rodadas de antecedência, o Rubro-Negro conquistou pela primeira vez o torneio e retornou para a Série A após cinco anos. Líder absoluto da Série B, o time comandado por Léo Condé somou 72 pontos na competição.
Outro clube a figurar na lista de altas nas buscas do Google em 2023 foi o Fluminense. Campeão pela primeira vez da Libertadores, o Tricolor Carioca superou o Boca Juniors na final e ficou com a taça continental. O clube teve o nono maior crescimento nas pesquisas na internet neste ano.
Fluminense é campeão da Libertadores 2023
André Durão / ge
Veja a lista de clubes com maior crescimento nas pesquisas no Brasil no Google em 2023:
Al-Hilal
Al-Nassr
Manchester City
Inter Miami
LDU
Vitória
Nottingham Forest
West Ham
Fluminense
Al-Ittihad
Infoesporte
Veja a lista de clubes com maior crescimento nas pesquisas no mundo no Google em 2023:
Inter Miami
Los Angeles Lakers
Al-Nassr
Manchester City
Miami Heat
Texas Rangers
Al-Hilal
Borussia Dortmund
India national cricket team
Boston Bruins