Tricolor teve média de mais de 37 mil pagantes quando atuou como mandante no estádio em 2023 e vendeu mais de 1,2 milhão de ingressos No ano da maior conquista, nada mais justo que o Fluminense também tivesse a maior quantidade de tricolores presente. Em 2023, o Flu levou ao estádio uma média de 37.762 torcedores por jogo nas partidas em que foi mandante. Esse é o maior número desde que começou a série histórica levantada por Leandro Silva e Guilherme Maniaudet, do Espião Estatístico, em 2014.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
O que achou da lista do Mundial? ge Fluminense comenta escolhas de Fernando Diniz
+ Delegação, tempo de voo e "AeroFlu": veja detalhes da viagem do Fluminense para a Arábia Saudita
Ao todo, foram 32 jogos no estádio, com um público pagante somado de 1,2 milhão (1.208.384 mais especificamente). O último deles não foi como os tricolores gostariam, já que a equipe perdeu por 3 a 2 para o Grêmio. Porém, foi justamente no Maracanã que o Fluminense conquistou a Conmebol Libertadores pela primeira vez na história ao vencer o Boca Juniors em partida única, quando não era mandante.
Além dos jogos no Maracanã, Fernando Diniz e seus comandados também estiveram em campo como mandante três vezes no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Os números das partidas por lá puxam a média de pagantes tricolores como mandante na temporada um pouco para baixo. Somando todos os jogos no ano, há uma redução para 35.079 pagantes.
Número é o maior dos últimos 10 anos
+ Contratações do Fluminense para 2024: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Público pagante do Fluminense como mandante
+ Fluminense não inscreve joias "famosas" na Copinha e indica utilização no início do Carioca; veja listas
Campeonato Brasileiro é o que tem menor média de pagantes
Quando se faz o recorte por competições, o Fluminense naturalmente levou mais torcedores aos seis jogos da Conmebol Libertadores que teve como mandante. A Copa do Brasil aparece na sequência, enquanto Campeonato Carioca fecha o pódio, deixando o Brasileirão com a menor média de público pagante tricolor na temporada.
+ Licitação do Maracanã recebe propostas de Flamengo e Fluminense, Vasco e grupo Arena 360
+ Análise: Fluminense comete erros não perdoados por Suárez e liga alerta para Mundial, que terá Benzema e Haaland
Elogios de Diniz e aproveitamento alto em casa
Por muitas vezes na temporada, o técnico Fernando Diniz elogiou os tricolores que foram ao Maracanã. Depois da derrota para o Grêmio, na despedida do Maracanã em 2023, falou sobre a disputa do Mundial de Clubes e repetiu o coro da diferença que os torcedores fizeram na temporada.
- A gente tem que acreditar sempre. Vamos enfrentar os melhores times do mundo. Vamos procurar o melhor para fazer uma grande competição. Estamos vivendo com muita intensidade a possibilidade do Mundial. A gente tem que agradecer muito o que a torcida fez pela gente. A torcida fez muito a diferença. A gente agradece de todo o coração.
+ Felipe Melo e Suárez discutem em Fluminense x Grêmio após gol de Galdino
Torcida do Fluminense no Maracanã, pela final da Libertadores
Lucas Merçon/Fluminense
+ Al-Ittihad perde o último jogo antes de estreia no Mundial de Clubes
Foi justamente contra o Grêmio que o Fluminense sentiu o gosto da derrota para um time de fora do Rio de Janeiro jogando como mandante desde outubro do ano passado, quando havia perdido para o América-MG no Brasileirão de 2022. Desde então havia perdido só para o Botafogo (Carioca e Brasileiro de 2023).
A campanha tricolor como mandante na competição nacional era a que tinha melhor aproveitamento até a última rodada. Porém, com a derrota para o time de Luís Suárez, o Flu terminou o Brasileirão com o terceiro melhor aproveitamento jogando em casa.
+ Premiação do Brasileirão: veja quanto o Fluminense vai embolsar com o 7º lugar
ge Fluminense debate John Kennedy titular: "Limitar a jogar 45 minutos é muito pouco"
+ Leia mais notícias do Fluminense
Sem ter mais Maracanã em 2023, o Fluminense ainda atua mais duas vezes na temporada, mas na Arábia Saudita. Na disputa do Mundial de Clubes, a equipe tricolor vai enfrentar o vencedor de Al-Ahly (Egito) x Al-Ittihad (Arábia Saudita) ou Auckland City (Nova Zelândia), dia 18. A final e disputa do terceiro lugar serão no dia 22, contra Manchester City (Inglaterra), León (México) ou Urawa Reds (Japão).
???? Ouça o podcast ge Fluminense ????
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv