Sequência é a pior do clube desde a adoção do sistema de pontos corridos, há 20 anos O empate com o Cuiabá, em casa, no último domingo, fez com que o São Paulo complete três Brasileiros consecutivos sem alcançar pelo menos metade dos pontos possíveis.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Com 47 pontos, na 10ª posição, a equipe pode chegar a no máximo 56 – se vencer todos os três jogos que restam –, um aproveitamento de 49%.
Desde que o torneio passou a ser disputado em pontos corridos, em 2003, essa será a oitava vez que o São Paulo tem aproveitamento inferior a 50%, e a primeira em que isso acontece por três temporadas seguidas – o clube foi tricampeão entre 2006 e 2008.
Podcast GE São Paulo faz simulação das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro
Nesses últimos anos, o time precisou lidar com riscos de rebaixamento, especialmente em 2021.
Numa temporada atípica, impactada pela pandemia de Covid-19, o São Paulo priorizou a disputa do Campeonato Paulista, que começou três dias depois do fim do Brasileiro de 2020 – que liderou até perto do fim, mas perdeu.
Mais do São Paulo:
+ Empate mantém São Paulo sob risco; simule a reta final
+ Jejum de gols deixa clara necessidade de novo atacante
A diretoria comandada por Julio Casares, recém-empossada, queria o título estadual para encerrar o jejum de mais de oito anos sem novas taças no Morumbi, o que aconteceu. A decisão, porém, impactou no restante do ano. Os atletas não tiveram férias, lesões se acumularam, e a equipe sofreu.
O São Paulo só se livrou da degola na penúltima rodada do Brasileiro de 2021, com 48 pontos, na pior campanha do clube no torneio de pontos corridos.
Dorival Júnior em São Paulo x Cuiabá
Marcos Ribolli
No ano seguinte, o São Paulo deu preferência às disputas da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Na primeira, caiu nas semifinais, enquanto na segunda foi derrotado na decisão pelo Independiente Del Valle.
Em 2022, com Rogério Ceni, o fantasma do rebaixamento rondou o Morumbi, mas não foi tão assustador. A equipe até se aproximou de conquistar uma vaga na Libertadores, mas os 54 pontos e a nona posição foram insuficientes.
Escolhas semelhantes impactaram também na atual edição do Brasileiro – dessa vez, porém, elas deram resultado, e o São Paulo foi campeão da Copa do Brasil pela primeira vez.
Enquanto conseguiu lidar com os três torneios ao mesmo tempo – teve também a Sul-Americana, com eliminação nas quartas de final –, o time esteve na parte alta da tabela do Brasileiro, chegando ao G-4 após a 15ª rodada.
Com a opção de poupar titulares para as copas, entretanto, a equipe caiu de produção – esteve na 13ª colocação na 22ª rodada. Até agora, não ganhou um único jogo como visitante.
Nas últimas dez partidas no Brasileiro, e com vaga assegurada na Libertadores de 2024, o São Paulo tem três vitórias. A seis pontos da zona de rebaixamento, há risco, mas ele é pequeno.
O time ainda enfrenta Bahia (fora), Atlético-MG (fora) e Flamengo (em casa).
"São Paulo completa três jogos sem fazer gol", lamenta Caio | Voz da Torcida
???? Ouça o podcast ge São Paulo????
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv